ABORDAGENS EDUCACIONAIS BASEADAS NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO GEOGEBRA (LABGG) COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DO 2º GRAU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4131

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Matemática, Matemática Dinâmica

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar o LABGG (Laboratório GeoGebra) para o ensino e aprendizagem de matemática, usando a ideia e o método desenvolvido na dissertação de Nascimento (2012), na qual o autor define como uma ferramenta psicopedagógica, com destaque                                os recursos que facilitam a integração e uso do programa com os conteúdos curriculares, professores e alunos. A metodologia presente será de cunho quantitativa, objetivando analisar o desempenho e a desenvoltura dos estudantes em um ambiente informatizado e verificar eventuais dificuldades relacionadas ao uso do programa e dificuldades relacionadas ao aprendizado de função, apontando possíveis soluções. Por último, a aplicação laboratorial na qual consta o estudo de funções do 2º grau e de um relato da pesquisa de campo na qual foram coletados argumentos de um questionário aplicado a 10 alunos do Ensino Fundamental matriculados em uma escola da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) sobre análise do impacto na aplicação do Software livre GeoGebra no contexto de ensino da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Jorge Lima Barbosa

Doutor e Mestre em Ciências da Educação, Professor da Rede Estadual de Ensino de Fortaleza -CE e Coordenador Escolar no CEJA José Walter.

Débora Araújo Leal

Pós-doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA; Reitora da Educaler University – USA.

Referências

BAIRRAL, Marcelo Almeida. Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Edur, 2007.

DE CARVALHO BORBA, Marcelo; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. Autêntica Editora, 2019.

DO NASCIMENTO, Eimard G. A. do. Avaliação do software GeoGebra como instrumento psicopedagógico de ensino em geometria. 234f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2012.

________. Proposta de uma nova aplicação como instrumento psicopedagogica na escola: o LABGG (Laboratório GeoGebra). In: Actas de la Conferencia Latinoamericana de GeoGebra, Montevideo, Uruguai. 2012. p. 448-454.

________. Coletânea LABGG Para Escolas e Universidades: NF2.901 - Possibilidades de Estudo para a Função Quadrática. In: Conferencia Latinoamericana de GeoGebra (Uruguay), 2012, Montevideo - Uruguay. Actas de la Conferencia Latinoamericana de GeoGebra, 2012. v. Único. p. 141-148. ISSN 2301-0185, 2012.

FIORIENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. rev. São Paulo: Autores associados, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias também servem para fazer educação. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação, p. 43-62, 2007.

KING, James; SCHATTSCHNEIDER, Doris. Geometry Turned on: dynamic software in learning, teaching, and research. Cambridge University Press, 1997.

Downloads

Publicado

30/09/2023

Como Citar

Jorge Lima Barbosa, A., & Araújo Leal, D. (2023). ABORDAGENS EDUCACIONAIS BASEADAS NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO GEOGEBRA (LABGG) COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DO 2º GRAU. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104131. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4131