FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRINCIPAIS PROGRAMAS, IMPACTOS E SEUS DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4140Palavras-chave:
Financiamento. Educação Básica. Fundos. Programas. Impactos.Resumo
A educação é um direito de todos e dever do Estado, família, sociedade e um corpo de instituições existentes no escopo organizacional, sendo a garantia assegurada na Constituição Federal de 1988, especialmente em seu art. 205. Contemplando o bojo de necessidades institucionais, suas funções administrativas e finalísticas, a fim de manter o seu funcionamento, a sustentabilidade e a manutenção de suas atividades precípuas, os fundos e programas de investimentos foram constituídos como formas de equiparar essa realidade, distribuindo recursos e incentivando a democratização do ensino e autonomia financeira das escolas. Logo, o objetivo do presente estudo foi de discutir o papel do financiamento da Educação Básica no Brasil, apresentando os principais programas e fundos, seus impactos preliminares e os seus desafios no sistema socioeducativo. Metodologicamente, esta pesquisa foi realizada com ênfase em pesquisa bibliográfica, de revisão de literatura, com a análise qualitativa, além de exploratória e explicativa. Foram levantados estudos nas principais plataformas de pesquisa online, considerando o período de publicação entre 2018 e 2023, contudo sem prescindir de bibliografias mais tradicionais na área em discussão. Concluiu-se, da leitura dos achados científicos, que os fundos e programas de financiamento da Educação Básica, a exemplo do Fundeb e FNDE, dentre outros, constituíram-se em ferramentas transformadoras da realidade educacional brasileira, contudo não foram suficientes para explicar as desigualdades, problemáticas e carências institucionais engendradas nesse escopo, oriundos de outros aspectos intrínsecos ou extrínsecos ao sistema como um todo.
Downloads
Referências
ALVES, Thiago; SILVEIRA, Adriana; SCHNEIDER, Gabriela. Financiamento da Educação Básica: o grande desafio para os municípios. Retratos da Escola, v. 13, n. 26, p. 391-413, 2019.
ALVES, Thiago, et al. Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica. Revista de Administração Pública, v. 54, p. 979-993, 2020.
COSTA, Michel; TAVARES, Elisabeth dos Santos Tavares; COUTO, Maria Emília Couto. Financiamento da Educação Básica no Brasil: desconstrução e reconstrução político-histórica. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 3, p. 172-187, 2021.
GIL, Antonio Carlos; VERGARA, Sylvia Constant. Tipo de pesquisa. Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Pelotas, 2015.
LAJA, Vanessa Oliveira; TAVARES, Elisabeth Santos; COSTA, Michel. Políticas Públicas implementadas na Educação no Brasil: um olhar sobre o FUNDEB. In: A educação no âmbito do político e de suas tramas / Organizadores Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Éverton Nery Carneiro. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020
LIMA, Amilka; FRANÇA, Magna. O financiamento da educação básica em Portugal e Brasil. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 10, 2020.
LIMA, Walter, et al. Financiamento da educação em questão: uma análise comparativa em quatro municípios de Alagoas/AL. Revista Eletrônica Extensão em Debate, v. 12, n. 13, 2023.
MARCONI, Marina Almeida; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MORAIS, Ana. A Dinâmica Federal e Políticas de Fundos para o Financiamento da Educação Básica Brasileira. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 12, 2022.
PINTO, José. A política de fundos no Brasil para o financiamento da educação e os desafios da equidade e qualidade. Propuesta educativa, n. 52, p. 24-40, 2019.
ROGGERO, Rosemary; SILVA, Adriana. A descentralização de recursos no financiamento da Educação Básica. Dialogia, n. 36, p. 568-580, 2020.
SILVA, Francimar Batista, et al. Gestão e financiamento da educação básica no Brasil: o papel do FUNDEF e FUNDEB. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 254-267, 2020.
SILVA, Adriana. O financiamento da educação básica no Brasil contemporâneo: avanços e contradições revelados nos gastos da educação de Santo André. 2021. 259 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2021.
SOUZA, Fábio. O Financiamento da Educação das Prefeituras da Região da Baixada Litorânea Fluminense na Pandemia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 38, 2022.
STOCKMANN, Daniel. Políticas de Financiamento da Educação no Brasil: impasses para a valorização docente. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 11, 2021.
VERHINE, Robert. O financiamento da educação básica na década de 90: tendências longitudinais no Estado da Bahia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 16, n. 2, jul./dez. 2000.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.