EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4143

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Inclusiva. Deficiências. Ensino e Aprendizagem escolar. Políticas inclusivas

Resumo

A educação especial, no viés da educação inclusiva, perpassa diversos aspectos de análise e meandros de reflexão histórica e contextual, muitos dos quais destacam-se frente à construção de políticas e práticas educativas que busquem integrar, agregar e valorizar os espaços, individualidades, personalidades e outras características que constituam o indivíduo com limitação de suas capacidades físicas, cognitivas ou até mesmo mentais. No Brasil, é significativa a parcela de alunos especiais que, à guisa de suas necessidades, nem sempre são estimulados, orientados e assistidos como versam os direitos e garantias atribuídos a eles nos ambientes escolares. Ademais, o objetivo do presente estudo foi de discutir a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, analisando o cenário de desafios e potencialidades. Em termos metodológicos, procedeu-se à pesquisa bibliográfica nos principais sítios de busca, a partir do uso de descritores temáticos, considerando os estudos publicados entre os anos de 2018 e 2023. Esta pesquisa foi, ainda, dirigida por meio de base qualitativa, exploratória e explicativa. Concluiu-se que existem, efetivamente, proposições que tornam a educação especial e inclusiva construtiva do ponto de vista dos avanços e desenvolvimento dos estudantes pertencentes a esta classe. Por outro lado, existem desafios que se colocam como verdadeiros impeditivos para fomentar ações que fortaleçam esse cenário, a exemplo de baixa infraestrutura de atendimento especial, docentes sem capacitação e preparação adequadas, alta evasão escolar e índices de reprovação dos alunos, carência de material didático e baixa acessibilidade dos alunos a recursos tecnológicos de qualidade e especializados às suas limitações.

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Biografia do Autor

Alvaro Carvalho Dias da Silva

FACSU Faculdade Sucesso.

Jorge Luiz Pereira Correia

Doutor em Ciências da Educação pela World University Ecumenical, WUE. Faculdade Sucesso FACSU.

Celia Maria da Silva

Mestra em Ciências da Educação pela World University Ecumenical, WUE. Faculdade Sucesso FACSU.

Agamenon José Silva Gois

Mestre em Ciências da Educação pela Emil Brunner World University, EBWU. Professor efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE.

Francisco Roberto Diniz Araújo

Doutor em Ciências da Educação. Pós-doutor em Psicologia com Orientação em Metodologia da Investigação e Revisão (UFLO). Professor/orientador/revisor na Universidad de Flores (UFLO), Buenos Aires, Argentina. Professor concursado lotado na Secretaria Municipal de São Bento PB. Professor formador do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

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Publicado

28/09/2023

Como Citar

Carvalho Dias da Silva, A., Pereira Correia, J. L., da Silva, C. M., Silva Gois, A. J., & Diniz Araújo, F. R. (2023). EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494143. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4143