USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS PARA O ENSINO DA QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4217

Palavras-chave:

Ensino inclusivo. Educação Química. Tabela periódica.

Resumo

A inclusão no ensino contribui para promoção de uma sociedade mais igualitária e proporciona oportunidades educacionais para todos os indivíduos. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma proposta pedagógica inclusiva para o ensino de Química. O projeto de intervenção foi aplicado durante o Programa de Residência Pedagógica, núcleo Química, em uma escola integral na cidade de Manaus-Amazonas. A metodologia consistiu no desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem inclusivo – Jogo Didático - com abordagem da Tabela Periódica. Inicialmente houve a exposição de um documentário sobre a percepção de pessoas com deficiência visual sobre o mundo. Logo após as discussões, houve a construção da tabela periódica inclusiva. Os discentes tiveram a oportunidade de confeccionar a sua própria tabela utilizando os materiais usuais da rotina escolar e tiveram um momento de sociabilização. Verificou-se uma maior aproximação dos alunos com deficiência visual aos demais, proporcionando a interação de todos de forma indiscriminada. Concluiu-se que uma atenção maior é necessária para que questões que envolvam a inclusão sejam abordadas de forma a viabilizar o aprendizado de todos.

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Biografia do Autor

Paula Raquel da Rocha Soares

Graduanda em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas.

Erasmo Sergio Ferreira Pessoa Junior

Doutor em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Professor na Universidade do Estado do Amazonas. Tefé-Amazonas.

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi

Doutora em Química. Professora Adjunta na Universidade Federal do Amazonas, Coari-Amazonas.

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Publicado

12/10/2023

Como Citar

Soares, P. R. da R., Pessoa Junior, E. S. F., & Yamaguchi, K. K. de L. (2023). USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS PARA O ENSINO DA QUÍMICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104217. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4217