USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS PARA O ENSINO DA QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4217Palavras-chave:
Ensino inclusivo. Educação Química. Tabela periódica.Resumo
A inclusão no ensino contribui para promoção de uma sociedade mais igualitária e proporciona oportunidades educacionais para todos os indivíduos. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma proposta pedagógica inclusiva para o ensino de Química. O projeto de intervenção foi aplicado durante o Programa de Residência Pedagógica, núcleo Química, em uma escola integral na cidade de Manaus-Amazonas. A metodologia consistiu no desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem inclusivo – Jogo Didático - com abordagem da Tabela Periódica. Inicialmente houve a exposição de um documentário sobre a percepção de pessoas com deficiência visual sobre o mundo. Logo após as discussões, houve a construção da tabela periódica inclusiva. Os discentes tiveram a oportunidade de confeccionar a sua própria tabela utilizando os materiais usuais da rotina escolar e tiveram um momento de sociabilização. Verificou-se uma maior aproximação dos alunos com deficiência visual aos demais, proporcionando a interação de todos de forma indiscriminada. Concluiu-se que uma atenção maior é necessária para que questões que envolvam a inclusão sejam abordadas de forma a viabilizar o aprendizado de todos.
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