ESTUDO DE ESTRATÉGIAS DE ATRACÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE DECORAÇÃO DE EVENTOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4244Palavras-chave:
Marketing, Relacionamento-Cliente, Atração do Cliente.Resumo
O presente artigo tem como tema Estudo de Estratégias de Atracção e Retenção de Clientes em Empresa de Decoração de Eventos. Levantou-se a questão: Como é que a empresa de decoração Eventos atrai e retêm os seus clientes? Para responder à questão, levantou-se objectivo geral de analisar as estratégias de atracção e retenção de clientes na empresa de decoração de eventos Festinha Feliz. Houve necessidade de identificar as estratégias de atracção e retenção, analisar o que os clientes procuram quando contratam serviço e por último conhecer a percepção dos clientes em relação às estratégias de atracção e retenção aplicada pela empresa. Para atrair e reter um cliente, a empresa deve sempre inovar, propondo ideias com qualidade. A abordagem teórica foi focada na base de Estratégias de Marketing, Relacionamento com o cliente e Empreendedorismo. A metodologia usada foi método qualitativo com abordagem de análise de conteúdo, usou-se a entrevista semi-estruturada e entrevistou-se alguns clientes e a proprietária da empresa. Como resultado da pesquisa, constatou-se que a empresa prefere investir mais na retenção dos seus clientes e a maioria dos entrevistados afirmaram que tiveram conhecimento da empresa através de um amigo, familiar ou colega. Os pontos fortes pela escolha dos serviços da empresa de decoração, são pela beleza do trabalho, sugestão de um familiar e preço acessível. Os serviços são divulgados pelas redes sociais e na publicidade "boca a boca". Contudo, é necessário melhorar as estratégias de retenção a atracção de clientes, para o crescimento da empresa.
Downloads
Referências
Andrés, A., Caetano, J. & Rasquilha, L. (2005). Gestão de experience marketing. Portugal, Lisboa: Quimera.
Bardinl, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70.
Brachado, A.O., Caetano, J., Cobra, J., Fonseca, J.M., Portugal, M.N., Varela, Miguel., … Miranda, S. (2013). Marketing e comunicação, desafios da globalização. Lisboa, Portugal: Escolar Editora.
Canastra, F., Haanstra, F.& Vilanculos, M. (2015). Manual de investigação científica da Universidade Católica de Moçambique (2ª.ed.). Beira, Moçambique: Instituto Integrado de Apoio a Investigação Cientifica.
Carvalho, J.C & Filipe, J.C. (2014). Manual de estratégia, conceitos, práticas e roteiro.
Casas, A. L., (2008). Administração de marketing, conceitos, planejamento e aplicações á realidade brasileira. São Paulo, Brasil: Atlas.
Chiavenato, I. & Sapiro, A. (2016). Planeamento estratégico, fundamentos e aplicações, da intenção aos resultados. (3ª.ed.).Rio de Janeiro, Brasil: Campus. (4ª.ed.). Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, Lda.
Ferrell, O.C., Hartline, M.D., JR, G.H.L. &Luck, D.(2000). Estratégia de marketing. São Paulo, Brasil: Editora Atlas S.A.
Flick, U. (2013). Introdução á metodologia de pesquisa: Um guia para iniciantes. Porto Alegre, Brasil: Penso.
Grönroos, C. (2007). Marketing gerenciamento e serviços. (3ª.ed.). Rio de Janeiro, Brasil: Campus.
Kotler, P. & Armstrong, G., (2007). Princípios de Marketing. (12ª.ed.). São Paulo, Brasil:Pearson.
Kotler, P. &Keller, K. L. (2013). Marketing essencial, conceitos, estratégias e casos. (5ª.ed.). São Paulo, Brasil: Pearson.
Kotler, P. (1998). Administração de marketing, análise, planejamento e controle. (5ª.e.d.). São Paulo, Brasil: Editora Atlas.
Lovelock, C. &Wirtz, J.(2006). Marketing de serviços, pessoas, tecnologia e resultados. (5ª.ed.). São Paulo, Brasil: Pearson.
Magalhães, M.F., (2006). Explicando marketing simplesmente. Rio de Janeiro, Brasil: Qualitymark.
Negretto, R.J. (2007). Fidelização de clientes bancários: marketing de relacionamento com base na estratégia de lealdade. Recuperado em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/14178.
Santos, A.J.R., (2008). Gestão estratégica, conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa, Portugal: Escolar Editora.
Strauss, A., & Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa, técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada (2ª.ed.). São Paulo, Brasil: Artmed Editora S.A.
Vilelas, J. (2009). Investigação, o processo de construção do conhecimento. Lisboa, Portugal: Sílabo.
Yanaze,M.H., (2007). Gestão de marketing e comunicação, avanços e aplicações. São Paulo, Brasil: Editora Saraiva.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.