A CRIANÇA COM AUTISMO E AS NOVAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS POR UMA INCLUSÃO VERDADEIRA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Josely Marques Luz
  • Maria Quintina Bezerra Ribeiro
  • Maria Andréia Gonçalves
  • Rosiane da Conceição Abreu
  • Andrea da Conceição Lima dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4330

Palavras-chave:

Gamificação. Pedagogia. Educação. Escola.

Resumo

A Educação Inclusiva se faz de suma importância e nota-se, com isso, que junto a sua relevância encontra-se uma outra temática, que permeia o Autismo e a contribuição da nova tecnologia assistiva para estes alunos, a qual se mostra ainda estudada de maneira pouco intensa pelos profissionais do campo educacional. Pensando nisso, este estudo tem como desígnio apresentar um abreviado decurso histórico acerca do Autismo, salientando as suas acepções, características e determinados caminhos que se mostram indispensáveis para que haja a inclusão do aluno autista em escolas da rede regular de ensino, discorrendo em relação às leis que afiançam a Educação a todos, como também, em relação à lei que, de forma específica, busca proteger os autistas, salientando a importância da nova tecnologia assistiva para estes alunos.  Neste estudo, a criança autista será evidenciada como um ser de caráter singular, que agencia cuidados que envolvem estímulos para que alcance o aprender, tendo em vista as suas particularidades que enredam esse aprender. Para a edificação deste estudo, foi concretizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, ajustada aos temas centrais de estudiosos famosos que dissertam acerca do autismo, da Educação e da inclusão. Por meio desse estudo, busca-se, identificar a importante existência de práticas pedagógicas que contribuem com a inclusão de alunos autistas, agenciando o planejamento de adaptações curriculares coesas com as indigências particulares de cada aluno, trilhando caminhos imprescindíveis para que todos cheguem à sua aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Josely Marques Luz

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação

Maria Quintina Bezerra Ribeiro

Graduada em Teologia e Ciências da Religião. Pós-graduada em Novas Tecnologias, Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Educação - Especialização em as TICs na Educação pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha.

Maria Andréia Gonçalves

Graduada em Pedagogia e Educação Especial. Pós-graduada em Educação Especial, Auditiva, Física, Mental e Visual, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno Global do Desenvolvimento, Neuropsicopedagoga, Psicomotricidade, Psicopedagoga Clínica Institucional, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar e Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Mestranda em Educação.

Rosiane da Conceição Abreu

Graduada em Pedagogia e Artes. Pós-graduada Lato Sensu em Educação Infantil e Anos Iniciais, AEE e Sala de Recursos Multifuncionais, Ensino Religiosos e Artes, Metodologia do Ensino da História e Geografia. Mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Universidad Europeia del Atlántico – UNEATLÁNTICO.

Andrea da Conceição Lima dos Santos

Graduada em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia. Mestre em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

 

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Publicado

04/12/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Marques Luz, J., Quintina Bezerra Ribeiro, M., Andréia Gonçalves, M., da Conceição Abreu, R., & da Conceição Lima dos Santos, A. (2023). A CRIANÇA COM AUTISMO E AS NOVAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS POR UMA INCLUSÃO VERDADEIRA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124330. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4330