GESTÃO ESCOLAR: NOVAS ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Antônia Margarida da Silva
  • Erk Sônia Alves dos Santos
  • Edileusa Lucíades Martins Brito
  • Ana Maria de Medeiros Vilar
  • Rodinei Ribeiro Chaves

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4359

Palavras-chave:

Gestão escolar, Ensino, Estratégias

Resumo

A concretização deste estudo edifica-se por meio do objetivo de se constatar o quão importante se faz o papel de um gestor no meio educacional, procurando ainda compreender o trabalho desenvolvido pelo gestor escolar, sua função dentro de uma unidade escolar e sua relevância perante a comunidade escolar. Com isso, este estudo exibe como meta averiguar tanto os desafios quanto as possibilidades que enredam o trabalho do gestor educacional nas unidades escolares em pleno século XXI. Para poder discutir tal temática, foi constituída uma pesquisa de caráter bibliográfico, tendo em vista a leitura de obras teóricas que exibiram estudos de famosos estudiosos a respeito da temática que aqui será versada, contribuindo com suas análises e facilitando reflexões críticas no decorrer desse estudo. Dentre os autores pesquisados, cita-se Dourado (2008), Libâneo (2004), Ferreira (2009). Por meio de tal pesquisa, se compreendeu que é preciso enfatizar a apresentação do papel dos gestores nas unidades escolares, os quais devem se mostrar capacitados para praticar obras voltadas para esse campo educacional, desta forma, o gestor necessita compreender o seu próprio papel perante a instituição escolar, repensando tanto os seus desafios quanto as probabilidades de sucesso ou fracasso que enredam o seu trabalho.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Antônia Margarida da Silva

    Graduada em Letras e Pedagogia. Pós graduada em Língua Portuguesa e Educação Integral. Mestranda em Educação.

  • Erk Sônia Alves dos Santos

    Licenciada em Letras. Pós-graduada em Programa de Ensino de Língua Portuguesa. Mestranda em Educação.

  • Edileusa Lucíades Martins Brito

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Metodologia do Ensino da Geografia, Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Orientação do Ensino Fundamental e Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação.

  • Ana Maria de Medeiros Vilar

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Língua Portuguesa e Educação Inclusiva. Mestranda em Educação.

  • Rodinei Ribeiro Chaves

    Graduado em Educação Física e Pedagogia. Bacharel em Educação Física. Mestrando em Educação.

Referências

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Publicado

24/12/2023

Como Citar

GESTÃO ESCOLAR: NOVAS ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124359. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4359