INTEGRANDO O MÉTODO DO LETRAMENTO DURANTE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Alenizia Gonçalves do Amaral
  • Angela Maria de Jesus Oliveira
  • Simone Aparecida França
  • Grazielle Aparecida da Silva Cunha
  • Ana Amélia Mendes de Morais Mozar

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4362

Palavras-chave:

Letramento. Alfabetização. Ensino. Escola.

Resumo

Este trabalho tem como propósito principal destacar a importância da Educação Infantil de maneira que o letramento seja evidenciado nesse período como um mecanismo pedagógico inclinado para a ludicidade na alfabetização. Assim sendo, com o intuito de fundamentar a pesquisa realizada e promover informações pertinentes acerca da temática apresentada, foi necessário produzir uma abordagem teórico-reflexiva de caráter bibliográfico, com base conceitual advinda de autores especialistas nessa literatura. Por outro lado, vale lembrar que a Educação Infantil é uma etapa muito importante para a vida intelectual da criança, pois é nesse período que ela passa pelo processo de evolução, o qual exige da escola a efetivação de práticas educativas que proporcionem às crianças experiências com significado. Desse modo, acredita-se que a inserção de atividades inclinadas para a ludicidade, além de proporcionar momentos de prazer e diversão, também desenvolve as habilidades e competências dos alunos. A Educação Infantil não apresenta como desígnio a alfabetização pura e simplesmente, contudo, caminha para que os mecanismos pedagógicos se manifestem de maneira que o ambiente escolar seja transformado em um lugar de reflexão, levando o aluno a pensar acerca do mundo a sua volta e colocar em prática diariamente o letramento mediante o processo de leitura.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Alenizia Gonçalves do Amaral

Graduada em História e Pedagogia. Pós graduada em Fundamentos para o Ensino de História/Geografia e Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional. Mestranda em Educação.

Angela Maria de Jesus Oliveira

Graduada em Ciências Contábeis. Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil. Mestranda em Educação.

Simone Aparecida França

Graduada em Pedagogia e Educação Especial. Pós-graduada em Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Mestranda em Educação.

Grazielle Aparecida da Silva Cunha

Graduada em Pedagogia, História, Artes Visuais e Educação Especial. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Docência em Ensino Superior e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Mestranda em Educação.

Ana Amélia Mendes de Morais Mozar

Graduada em História. Pós graduada em Docência ao Ensino Superior. Mestranda em Educação.

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Publicado

04/12/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Gonçalves do Amaral, A., Maria de Jesus Oliveira, A., Aparecida França, S., Aparecida da Silva Cunha, G., & Mendes de Morais Mozar, A. A. (2023). INTEGRANDO O MÉTODO DO LETRAMENTO DURANTE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124362. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4362