A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE MARKETING NO VAREJO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4366

Palavras-chave:

Marketing Digital, Criadores de conteúdo, Instagram, Varejo.

Resumo

Ao longo dos anos, o marketing sofreu diversas alterações marcadas pelo crescimento e disseminação da tecnologia. Através dessa ferramenta, a humanidade conquistou níveis nunca anteriormente previstos que acarretaram transformações na sociedade, no mercado e no consumidor. Dessa forma, o modo de fazer marketing precisou se ajustar a um cenário marcado pela criação da internet e atualmente nota –se o uso das redes sociais como estratégia desse departamento. O presente artigo busca observar a viabilidade do uso de plataformas digitais como ferramenta de marketing para crescimento e efetivação de vendas, com enfoque na rede social Instagram. Por meio da abordagem qualitativa, com a utilização do método exploratório e descritivo, além da utilização da abordagem quantitativa com a realização de uma pesquisa a fim de aprofundar os conhecimentos acerca da utilização da ferramenta Instagram no varejo. Por meio de entrevista com moradores da cidade e regiões próximas, foi possível mensurar a produtividade da utilização das mídias digitais como estratégia para divulgação e alcance de pessoas. Constatou-se a viabilidade da utilização das redes sociais, em especial, a plataforma Instagram, visto que possibilita a aproximação de clientes e a efetivação de vendas no comércio varejista. Conclui-se que a sociedade da região é conectada na internet e criteriosa para efetuar uma compra e para uma empresa do ramo varejista é essencial estar presente nas redes sociais, já que 69,2% dos entrevistados efetuam a compra após ver a divulgação do produto na plataforma Instagram.

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Biografia do Autor

Daphine Aparecida dos Santos Teixeira

Discente do curso de Administração na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Frutal.

Francielly Cristina Pires Passos Nascimento

Discente do curso de Administração na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Frutal.

Karla Gonçalves Macedo

Docente do curso de Administração na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Frutal. Bolsista FAPEMIG – PCRH.

Jamile de Campos Coleti

Docente do curso de Administração na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Frutal. 

Júlio Afonso Alves Dutra

Docente do curso de Administração na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Frutal. 

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Publicado

21/11/2023

Como Citar

dos Santos Teixeira, D. A., Pires Passos Nascimento, F. C., Gonçalves Macedo, K., de Campos Coleti , J., & Alves Dutra, J. A. (2023). A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE MARKETING NO VAREJO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114366. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4366