A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE MARKETING NO VAREJO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4366Palavras-chave:
Marketing Digital, Criadores de conteúdo, Instagram, Varejo.Resumo
Ao longo dos anos, o marketing sofreu diversas alterações marcadas pelo crescimento e disseminação da tecnologia. Através dessa ferramenta, a humanidade conquistou níveis nunca anteriormente previstos que acarretaram transformações na sociedade, no mercado e no consumidor. Dessa forma, o modo de fazer marketing precisou se ajustar a um cenário marcado pela criação da internet e atualmente nota –se o uso das redes sociais como estratégia desse departamento. O presente artigo busca observar a viabilidade do uso de plataformas digitais como ferramenta de marketing para crescimento e efetivação de vendas, com enfoque na rede social Instagram. Por meio da abordagem qualitativa, com a utilização do método exploratório e descritivo, além da utilização da abordagem quantitativa com a realização de uma pesquisa a fim de aprofundar os conhecimentos acerca da utilização da ferramenta Instagram no varejo. Por meio de entrevista com moradores da cidade e regiões próximas, foi possível mensurar a produtividade da utilização das mídias digitais como estratégia para divulgação e alcance de pessoas. Constatou-se a viabilidade da utilização das redes sociais, em especial, a plataforma Instagram, visto que possibilita a aproximação de clientes e a efetivação de vendas no comércio varejista. Conclui-se que a sociedade da região é conectada na internet e criteriosa para efetuar uma compra e para uma empresa do ramo varejista é essencial estar presente nas redes sociais, já que 69,2% dos entrevistados efetuam a compra após ver a divulgação do produto na plataforma Instagram.
Downloads
Referências
ABREU, Francisco Ricardo Freitas. A crescente importância do marketing digital e a sua implementação nas estratégias de comunicação integrada das empresas. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/18102. Acesso em: 4 out. 2023.
AGUIAR, Adriana. Instagram: saiba sobre tudo essa rede social. ROCKCONTENT, 17 ago. 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/instagram/#:~:text=O%20Instagram%20foi%20lan%C3%A7ado%20em,de%201%20milh%C3%A3o%20de%20usu%C3%A1rios. Acesso em: 4 out. 2023.
BARASUOL, Fabiana Fagundes. Planejando o marketing digital da empresa Somática Educar utilizando o método 8 Ps. Marketing Digital e Comercio Eletrônico-Unisul Virtual, 2019. Disponível: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12246. Acesso em: 4 out. 2023.
BECKER, S.; KUNZE, C.; VANCEA, M. Community energy and social entrepreneurship: Addressing purpose, organisation and embeddedness of renewable energy projects. Journal of Cleaner Production, v. 147, p. 25–36, 2017.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é -o eu não é. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p.107.
CARNEIRO, Laiza Moraes; DOS ANJOS OTTATI, Ana Maria Aquino. Análise da percepção dos consumidores sobre os componentes do mix de marketing utilizado na comercialização de hortaliças no varejo de São Luís–MA. [S. l.: s. n.], 2019. Disponível em: http://www.eme.ufma.br/wp-content/uploads/2019/09/eme_marketing_hortalicas.pdf. Acesso em: 4 out. 2023.
CHURCHILL, Gilbert A. et al. Marketing. São Paulo: Saraiva Educação, 2017.
CINTRA, Flávia Cristina. Marketing Digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, v. 10, n. 1, 2010. DOI: https://doi.org/10.26843/investigacao.v10i1.147. Acesso em: 4 out. 2023.
DE FARIA, Denilda Caetano; DE BRITO, Juscelino Carvaho; DE SOUZA LIMA, Mônica. O mix de marketing no agronegócio. Revista Foco, v. 16, n. 5, p. e1981-e1981, 2023. DOI: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n5-101. Acesso em: 4 out. 2023.
DE MORAIS, Adailton Roberto; DE CAMARGO JUNIOR, João Batista. Importância do mix de marketing nos negócios educacionais. Revista IPecege, v. 5, n. 1, p. 34-41, 2019. Disponível: https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2019.5.34. Acesso em: 4 out. 2023.
DE PAIVA, Natália Moraes Nolêto; COSTA, J. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça. Psicologia, v. 1, p. 1-13, 2015. Disponível: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf. Acesso em: 4 out. 2023.
FERREIRA, L.C. Sustentabilidade: uma abordagem histórica da sustentabilidade. In: BRASIL. Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras (es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/31_cons%20teor%20bacha.pdf. Acesso em: 14 nov. 2020.
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec Editora, 2010. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Cp2YDQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=GABRIEL,+Martha.%E2%80%AFMarketing+na+era+digital:+conceitos,+plataformas+e+estrat%C3%A9gias.+Novatec+Editora,+2010.&ots=ehrqc60atE&sig=S-lMSsZ6IMNgiWk5faPk6xfW-PI#v=onepage&q=GABRIEL%2C%20Martha.%E2%80%AFMarketing%20na%20era%20digital%3A%20conceitos%2C%20plataformas%20e%20estrat%C3%A9gias.%20Novatec%20Editora%2C%202010.&f=false Acesso em: 4 out. 2023.
GASPAROTTO, Ana Paula Gilio; DE ALMENDRA FREITAS, Cinthia Obladen; EFING, Antônio Carlos. Responsabilidade civil dos influenciadores digitais. Revista Jurídica Cesumar-Mestrado, v. 19, n. 1, p. 65-87, 2019. Disponível: https://doi.org/10.17765/2176-9184.2019v19n1p65-87. Acesso em: 4 out. 2023.
GONÇALVES, José Ernesto Lima. Os impactos das novas tecnologias nas empresas prestadoras de serviços. Revista de Administração de Empresas, v. 34, p. 63-81, 1994. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/QnPcBpMbkGm68SYZMpL89rF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 4 out. 2023.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022. Minas Gerais: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 4 out. 2023.
IPIRANGA, Ana Silva Rocha; GODOY, Arilda Schmidt. Relatório Brundtland. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online), São Paulo, v. 12, n. 3, jun. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712011000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 nov. 2020.
LIMA, Dayane Damasceno Lima et al. Mix de marketing e a decisão de compra: Estudo descritivo do perfil do consumidor. In: XIV SEGET, 2017. Disponível: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos17/20525357.pdf. Acesso: 4 out. 2023.
LOPES FILHO, Luciano Saboia. Marketing de vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva Educação, 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=MDRrDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=LOPES+FILHO,+Luciano+Saboia.%E2%80%AFMarketing+de+vantagem+competitiva.+Saraiva+Educa%C3%A7%C3%A3o+SA,+2017.&ots=y1IapwqMGn&sig=UAIz8bjDrfIEWWoizgBrRB4rxY#v=onepage&q=LOPES%20FILHO%2C%20Luciano%20Saboia.%E2%80%AFMarketing%20de%20vantagem%20competitiva.%20Saraiva%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20SA%2C%202017.&f=false. Acesso em: 4 out. 2023.
LUCCA, Daniela de; GALEAZZI, Tais Luiza. O instagram como estratégia de marketing digital na empresa nutriativa. 2019. TCC (Graduação) – Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1289. Acesso em: 4 out. 2023.
MELLO, André de Morais et al. A origem do marketing digital: a era digital. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Ensino Médio com habilitação profissional de Técnico em Marketing) - Etec de Poá, Poá, 2021. Disponível em: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8635. Acesso em: 4 out. 2023.
MORAIS, Natallya Silva Dantas; DE ARAÚJO BRITO, Max Leandro. Marketing digital através da ferramenta Instagram. E-Acadêmica, v. 1, n. 1, p. e5-e5, 2020. Disponível em: https://www.eacademica.org/eacademica/article/view/5/4. Acesso em: 4 out. 2023.
NUNES, Ginete Cavalcante; NASCIMENTO, Maria Cristina Delmondes; DE ALENCAR, Maria Aparecida Carvalho. Pesquisa científica: conceitos básicos. Revista de psicologia, v. 10, n. 29, p. 144-151, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i1.390 Acesso em: 4 out. 2023.
ORTIZ, Felipe Chibás. Ciclo do Marketing Digital: tática e estratégia Blended. Revista Eniac Pesquisa, v. 2, n. 1, p. 64-76, 2013. DOI: https://doi.org/10.22567/rep.v2i1.111. Acesso em: 4 out. 2023.
PIZA, Mariana Vassallo. O fenômeno Instagram: considerações sob a perspectiva tecnológica. 2012. Monografia (bacharel) – Universidade de Brasilia, Brasilia, 2012. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/3243/1/2012_MarianaVassalloPiza.pdf. Acesso em: 4 out. 2023.
REGHELIN, Pamela Brum; DA SILVA MANGANELI, Naíse; DA SILVA, Vanessa Almeida. Vantagens do marketing digital para empresas: um estudo em Santa Maria-RS. Disciplinarum Scientia, v. 11, n. 1, p. 69-85, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1855/1763. Acesso em: 4 out. 2023.
RICHERS, Raimar. O que é marketing. [S. l.]: Brasiliense, 2017. Disponível: https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=XGkvDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT3&dq=RICHERS,+Raimar.%E2%80%AFO+que+%C3%A9+marketing.+Brasiliense,+2017.+&ots=YQs9J3UNRt&sig=PXV4vAnkWDauGh4T2Faea6cqA04#v=onepage&q=RICHERS%2C%20Raimar.%E2%80%AFO%20que%20%C3%A9%20marketing.%20Brasiliense%2C%202017.&f=false. Acesso em: 4 out. 2023.
ROCHA, Thelma; GOLDSCHMIDT, ANDREA (Coords). Gestão dos Stakeholders: como gerenciar o relacionamento e a comunicação entre as empresas e seus públicos de interesse. São Paulo: Saraiva, 2010. p.1.
RODRIGUES, Tatiane Daby de Fatima Faria; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; DOS SANTOS, Josely Alves. As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 154-174, 2021. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/49. Acesso em: 4 out. 2023.
SANTOS, F. M. A positive theory of social entrepreneurship. Journal of Business Ethics, v. 111, p. 335–351,2012
SARAIVA, Piedley Macedo. Marketing Digital: A Utilização das mídias sociais como um canal de comunicação no varejo de moda de barbalha-ce/digital marketing: the use of social media as a communication tool in the fashion retail market in Barbalha, Ceará. Revista de psicologia, v. 13, n. 44, p. 486-507, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1638. Acesso em: 4 out. 2023.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa cientítica. métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 33-44, 2009. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213838/000728731.pdf. Acesso em: 4 out. 2023.
TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=uDN7DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=TORRES,+Claudio.%E2%80%AFA+b%C3%ADblia+do+marketing+digital:+tudo+o+que+voc%C3%AA+queria+saber+sobre+marketing+e+publicidade+na+internet+e+n%C3%A3o+tinha+a+quem+perguntar.+Novatec+Editora,+2018&ots=79X8b9ILL9&sig=oy_mHPYkGKpsYcNYS0pXGKGpABI#v=onepage&q=TORRES%2C%20Claudio.%E2%80%AFA%20b%C3%ADblia%20do%20marketing%20digital%3A%20tudo%20o%20que%20voc%C3%AA%20queria%20saber%20sobre%20marketing%20e%20publicidade%20na%20internet%20e%20n%C3%A3o%20tinha%20a%20quem%20perguntar.%20Novatec%20Editora%2C%202018&f=false. Acesso em: 4 out. 2023.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.