UMA GESTÃO PARTICIPATIVA EM AMBIENTES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Mirna Guimarães Araújo Carvalho
  • Marta Roberta Picanço Pereira
  • Vivian Vieira Granja
  • Eloisa de Jesus Alves
  • Leidiane Aparecida dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4371

Palavras-chave:

Gestão escolar, Ensino, Ambientes digitais

Resumo

O mundo passou por momentos muito difíceis com o surgimento da Pandemia da “COVID-19”, sendo obrigado a aplicar conceitos tecnológicos na educação, onde diversos docentes e gestores não estavam preparados para lidar com esses recursos. Diante desse contexto, a edificação desse trabalho trata, em desígnio principal, de compreender o modo como a escola conseguiu suplantar todos os obstáculos de âmbito educacional, tendo em vista as dificuldades apresentadas com o surgimento do período pandêmico e as tomadas de atitudes advindas da gestão escolar e de seus profissionais, mediante o uso de estratégias capazes de driblar esses impasses, de modo que o processo de ensino-aprendizagem seguisse o seu trajeto sem interrupções e promovesse o desenvolvimento da Educação, mesmo perante o enfrentamento do vírus da COVID-19. Este trabalho utiliza uma abordagem de caráter teórico-bibliográfico na literatura em questão, para melhor compreender a postura da gestão escolar e da escola, como um todo, diante de tantos desafios enfrentados com a chegada dos ambientes digitais na educação contemporânea, bem como foram elaboradas as estratégias e os mecanismos pedagógicos para suprir as necessidades que por tanto tempo se tornaram um empecilho para a Educação e a sociedade.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Mirna Guimarães Araújo Carvalho

    Graduada em Letras, Inglês e Português pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Pós-graduada em Metodologias do Ensino de Língua Inglesa. Mestranda em Educação -Especialização em Formação de Professores.

  • Marta Roberta Picanço Pereira

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Novas Tendências Tecnologias para a Educação e Gestão Escolar. Mestranda em Educação.

     

  • Vivian Vieira Granja

    Graduada em Educação Física e Pedagogia. Pós-graduada em Educação física na Escola, Psicopedagogia Institucional e Psicomotricidade. Mestranda em Educação.

  • Eloisa de Jesus Alves

    Graduada em Ciências Biológicas. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência e Aprendizagem, Metodologia do Ensino de Biologia. Mestranda em Educação especialização formação em professores.

  • Leidiane Aparecida dos Santos

    Graduada em Pedagogia e Educação Física. Pós-graduada em Psicopedagogia e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Referências

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Publicado

09/12/2023

Como Citar

UMA GESTÃO PARTICIPATIVA EM AMBIENTES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124371. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4371