UMA GESTÃO PARTICIPATIVA EM AMBIENTES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4371Palavras-chave:
Gestão escolar, Ensino, Ambientes digitaisResumo
O mundo passou por momentos muito difíceis com o surgimento da Pandemia da “COVID-19”, sendo obrigado a aplicar conceitos tecnológicos na educação, onde diversos docentes e gestores não estavam preparados para lidar com esses recursos. Diante desse contexto, a edificação desse trabalho trata, em desígnio principal, de compreender o modo como a escola conseguiu suplantar todos os obstáculos de âmbito educacional, tendo em vista as dificuldades apresentadas com o surgimento do período pandêmico e as tomadas de atitudes advindas da gestão escolar e de seus profissionais, mediante o uso de estratégias capazes de driblar esses impasses, de modo que o processo de ensino-aprendizagem seguisse o seu trajeto sem interrupções e promovesse o desenvolvimento da Educação, mesmo perante o enfrentamento do vírus da COVID-19. Este trabalho utiliza uma abordagem de caráter teórico-bibliográfico na literatura em questão, para melhor compreender a postura da gestão escolar e da escola, como um todo, diante de tantos desafios enfrentados com a chegada dos ambientes digitais na educação contemporânea, bem como foram elaboradas as estratégias e os mecanismos pedagógicos para suprir as necessidades que por tanto tempo se tornaram um empecilho para a Educação e a sociedade.
Downloads
Referências
BELLONI, M. L. O que é Mídia e Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
BRASIL. Lei n. 9394, de 20/12/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, n. 248, 1996.
CAMPOS, Casimiro de Medeiros. Gestão escolar e docência. São Paulo: Paulinas, 2010.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 1998.
LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
PÉREZ GÓMEZ, Angel Inácio. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PRATA, C. L. Gestão escolar e as novas tecnologias. In: ALONSO, M. et al. Formação de gestores escolares: para a utilização de tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: [s. n.], 2002.
SANCHO, Juana M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, nº 14, maio/jun./jul./ago. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.