O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO PELO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO PACIENTE PEDIÁTRICO: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4403Palavras-chave:
Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Saúde da Criança. Enfermagem.Resumo
O brincar representa um dos aspectos mais importantes na vida da criança e deve ser priorizado no cuidado da recuperação da sua saúde. A atual pesquisa é justificada pelo conhecimento das consequências que a hospitalização traz na vida da criança (ansiedade, medo, quebra de rotina), etapa difícil para o paciente pediátrico, portanto, foi levantada a questão norteadora da pesquisa "Qual é a importância do brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem à criança internada em uma enfermaria pediátrica?", com objetivos de demonstrar através das evidências científicas a importância da assistência de enfermagem diferenciada no setor de enfermaria pediátrica utilizando o brinquedo terapêutico. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, feita nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados da Enfermagem (BDENF), e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). O resultado da amostra conta com 14 artigos incluídos. O brinquedo terapêutico auxiliou desde a entrada da hospitalização dos pacientes infantis, até na explicação de procedimentos que seriam realizados, citou-se o uso de bonecas, fantoches, luvas de procedimento e outros. Contudo, ainda existem barreiras na implementação desse recurso benéfico na rotina dos profissionais de enfermagem.
Downloads
Referências
ARANHA, B. F. et al. Using the instructional therapeutic play during admission of children to hospital: the perception of the family. Revista Gaúcha Enfermagem, v. 41, n. 1, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/19831447.2020.20180413. Acesso em: 20 ago. 2023.
CANÊZ, J. B. et al. Conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca do uso do brinquedo terapêutico na hospitalização infantil. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 6, p. 108-114, 2020. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3481/1062. Acesso em: 20 ago. 2023.
CHIAVON, S. et al. Utilização do brinquedo terapêutico para a criança que vivencia o processo de hospitalização: uma revisão narrativa. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 1, p. 382-398, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-031. Acesso em: 15 mar. 2023.
CINTRA, S. M. P.; SILVA, S. V.; RIBEIRO, C. A. O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo. Rev. Bras. Enferm., v. 59, n. 4, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000400005. Acesso em: 14 mar. 2023.
CIUFFO, L. L. et al. The use of toys by nursing as a therapeutic resource in the care of hospitalized children. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 76, n. 2, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0433. Acesso em: 19 ago. 2023.
CLAUS, M. I. S. et al. A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial. Escola Anna Nery, v. 25, n. 3, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0383. Acesso em: 21 ago. 2023.
COELHO, H. P. et al. Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa. Escola Anna Nery, v. 25, n. 3, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0353. Acesso em: 21 ago. 2023.
DEPIANTI. J.R.B.; MELO, L.L.; RIBEIRO, C.A. Brincar para continuar sendo criança e libertar-se do confinamento da internação por precaução. Escola Anna Nery, v. 22, n. 2, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0313. Acesso em: 20 ago. 2023.
ESTEVES, A. V. F. et al. O brincar no hospital: uma self de enfermeiros que atuam em unidade pediátrica. Revista Enfermagem Atenção Saúde, v. 4, n. 1, p. 95-106, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18554/reas.v10i1.3938. Acesso em: 21 ago. 2023.
MAIA, E. B. S. et al. The power of play in pediatric nursing: the perspectives of nurses participating in focal groups. Texto & Contexto Enfermagem, v. 31, n. 1, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0170. Acesso em: 18 ago. 2023.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, v. 17, n. 4, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S010407072008000400018. Acesso em: 10 mar. 2023.
MIRANDA, C. B.; MAIA, E. B. S.; ALMEIDA, F. A. Modelo de implementação sistemática do brinquedo terapêutico em unidades pediátricas hospitalares. Escola Anna Nery, v. 26, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2022-0136pt. Acesso em: 21 ago. 2023.
OLIVEIRA, R. S., et al. Atuação do enfermeiro nas escolas: desafios e perspectivas. Revista Gestão e Saúde, v. 18, n. 2, p. 10-22, 2018. Disponível em: https://www.herrero.com.br/files/revista/fileb861209a53556557cd850a74126688a8.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.
PAULA, G. K. et al. Estratégias lúdicas no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada. Revista de enfermagem UFPE on line, v. 13, n. 1, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1046218. Acesso em: 19 ago. 2023.
RIBEIRO, A. M. N. et al. A percepção do enfermeiro sobre o brincar e o impacto dessa prática na assistência pediátrica. Rev. pesquisa: Cuidado é fundamental, v. 12, p. 1017-1021, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1117080. Acesso em: 24 ago. 2023.
SÁ, I. C. T. F. et al. Estratégias lúdicas no cuidado com a criança hospitalizada: perspectivas simbólicas de discentes de enfermagem. Revista baiana de enfermagem, v. 35, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v35.45416. Acesso em: 23 ago. 2023.
SANTOS, V. L. A. et al. Compreendendo a sessão de brinquedo terapêutico dramático: contribuição para a enfermagem pediátrica. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0812. Acesso em: 10 mar. 2023.
SILVA, A. et al. A percepção da equipe de enfermagem em relação ao brinquedo terapêutico como alívio da dor e diminuição dos fármacos na enfermaria pediátrica. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. 462, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.21340. Acesso em: 16 mar. 2023.
SILVA, C. et al. O enfermeiro e a criança: a prática do brincar e do brinquedo terapêutico durante a hospitalização. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 41, n. 1, p. 95-106, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1224593. Acesso em: 26 ago. 2023.
SILVA, J. A. et al. O lúdico como recurso terapêutico no tratamento de crianças hospitalizadas: percepção dos enfermeiros. Enfermagem em Foco, v. 12, n. 2, p. 365-371, 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1291784. Acesso em 20 ago. 2023.
SOSSELA, G. S.; CROCETTI, S. Jogos como Facilitadores do Ensino de Biologia. In: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Cadernos PDE, v. 1, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_bio_artigo_glauciane_da_silva_sossela.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.