O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO PELO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO PACIENTE PEDIÁTRICO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4403

Palavras-chave:

Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Saúde da Criança. Enfermagem.

Resumo

O brincar representa um dos aspectos mais importantes na vida da criança e deve ser priorizado no cuidado da recuperação da sua saúde. A atual pesquisa é justificada pelo conhecimento das consequências que a hospitalização traz na vida da criança (ansiedade, medo, quebra de rotina), etapa difícil para o paciente pediátrico, portanto, foi levantada a questão norteadora da pesquisa "Qual é a importância do brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem à criança internada em uma enfermaria pediátrica?", com objetivos de demonstrar através das evidências científicas a importância da assistência de enfermagem diferenciada no setor de enfermaria pediátrica utilizando o brinquedo terapêutico. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, feita nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados da Enfermagem (BDENF), e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). O resultado da amostra conta com 14 artigos incluídos. O brinquedo terapêutico auxiliou desde a entrada da hospitalização dos pacientes infantis, até na explicação de procedimentos que seriam realizados, citou-se o uso de bonecas, fantoches, luvas de procedimento e outros. Contudo, ainda existem barreiras na implementação desse recurso benéfico na rotina dos profissionais de enfermagem.

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Biografias Autor

Mirna Ribeiro Freitas de Sousa

Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.

Lis Soschinske Vieira

Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.

Dean Douglas Ferreira Olivindo

Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.

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Publicado

18/11/2023

Como Citar

Ribeiro Freitas de Sousa, M., Soschinske Vieira, L., & Ferreira Olivindo, D. D. (2023). O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO PELO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO PACIENTE PEDIÁTRICO: REVISÃO INTEGRATIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114403. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4403