A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4511

Palavras-chave:

Ludicidade. Matemática. Ensino Fundamental

Resumo

O grande desafio dos educadores é fazer com que os estudantes gostem de Matemática e a Ludicidade vem como ferramenta para minimizar esse desafio com jogos e brincadeiras, proporcionando diversão na aprendizagem. Com o objetivo de analisar a ludicidade nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental fazendo com que o estudante aprenda a gostar dela com a influência positiva na aprendizagem dessa disciplina que se apresenta como uma problemática constante no cotidiano do professor. Considerando que estudos mostram que estudantes não aprendem a Matemática por considerarem uma disciplina complexa, causando grande defasagem na aprendizagem, trazendo uma repercussão negativa dessa problemática para o estudante e para escola, muitas vezes por falta de estímulo. A metodologia aborda uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos acadêmicos entre outros a fim de fazer uma busca de informações com embasamentos teóricos analisando a realidade das escolas. Com uma base de dados com informações retiradas das obras de sites ou bibliotecas virtuais inserindo as palavras-chave destacadas com critérios de  separação dos artigos atuais dos antigos de acervos diversos. Os resultados obtidos comprovam que a ludicidade ajuda no ensino-aprendizagem, permitindo mais interesse e participação, sendo imprescindível incluir a Ludicidade nas aulas de Matemática.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Soares da Silva

Universidade Estadual de Alagoas.

Elielson Magalhães Lima

Universidade Estadual de Alagoas. Doutor em Educação. Professor adjunto.

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Publicado

17/12/2023

Como Citar

Soares da Silva, M. A., & Magalhães Lima, E. (2023). A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124511. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4511