A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4511Palavras-chave:
Ludicidade. Matemática. Ensino FundamentalResumo
O grande desafio dos educadores é fazer com que os estudantes gostem de Matemática e a Ludicidade vem como ferramenta para minimizar esse desafio com jogos e brincadeiras, proporcionando diversão na aprendizagem. Com o objetivo de analisar a ludicidade nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental fazendo com que o estudante aprenda a gostar dela com a influência positiva na aprendizagem dessa disciplina que se apresenta como uma problemática constante no cotidiano do professor. Considerando que estudos mostram que estudantes não aprendem a Matemática por considerarem uma disciplina complexa, causando grande defasagem na aprendizagem, trazendo uma repercussão negativa dessa problemática para o estudante e para escola, muitas vezes por falta de estímulo. A metodologia aborda uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos acadêmicos entre outros a fim de fazer uma busca de informações com embasamentos teóricos analisando a realidade das escolas. Com uma base de dados com informações retiradas das obras de sites ou bibliotecas virtuais inserindo as palavras-chave destacadas com critérios de separação dos artigos atuais dos antigos de acervos diversos. Os resultados obtidos comprovam que a ludicidade ajuda no ensino-aprendizagem, permitindo mais interesse e participação, sendo imprescindível incluir a Ludicidade nas aulas de Matemática.
Downloads
Referências
ANTUNES, C. Inteligências múltiplas e seus jogos. Petrópolis: Vozes, 2006. Disponível em: https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/0711280051.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1996. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: (utfpr.edu.br). Acesso em: 07 dez. 2023.
D’AMBROSIO, B. S. Como Ensinar Matemática Hoje? SBEM, Brasília, ano 2, n. 2, p.15-19, 1989. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.
FREIRE, Melquesedeque S.; SILVA JUNIOR, Geraldo A.; SILVA, Marcia G. L. Panorama sobre o tema resolução de problemas e suas aplicações no ensino de química. Acta Scientiae, v. 13, n.1, p.106-120, 2011. Disponível em: (utfpr.edu.br) Acesso em: 07 dez. 2023.
FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
GRAÇA, Margarida; MOREIRA, Marco A. Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem: um estudo com professores do ensino secundário. RBPEC, v. 4, n. 3, p. 41-73, 2004.Disponível em: (utfpr.edu.br). Acesso em: 07 dez. 2023.
GRASSI, T. M. Oficinas psicopedagógicas. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2008.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2006.
KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21160/1/ludicidadeensinomatematica.pdf Acesso em: 18 ago. 2023.
KISHIMOTO, T.M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 6. ed. São Paulo: Cortez,1994. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.
LIMA, CRISTIANE S. S. As dificuldades encontradas por professores no ensino de conceitos matemáticos nas séries iniciais. 2006. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) - Diretoria de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2006. Disponível em: (utfpr.edu.br). Acesso em: 07 dez. 2023.
MONTESSORI, M. Mente absorvente. Rio de Janeiro: Portugália Editora (Brasil), 1965. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21160/1/ludicidadeensinomatematica.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.
OLIVEIRA, Samuel R. Desafios e possibilidades de uso de conteúdos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática: o caso da coleção M3. Ciência em foco, v. 1, n. 4, p. 1-10, 2011. Disponível em: (utfpr.edu.br). Acesso em: 07 dez. 2023.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Tradução Álvaro Cabral. 2. ed. Rio de Janeiro: Jahar Editores, 1975. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em 07 dez.2023.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança, imitação, jogos e sonhos imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.
RIZZI, L.; HAYDT, R. C. C. Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo: Editora Mîtica, 2001.
SADOVSKY, P. Falta Fundamentação Didática no Ensino da Matemática. Nova Escola, São Paulo, jan./fev. 2007. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.
SANTOS, Jorge Batista. As dificuldades no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio do colégio estadual Dr. Jessé Fontes. 2006. Disponível em: (utfpr.edu.br). Acesso em: 07 dez. 2023.
SILVEIRA, Daniel S.; NOVELLO, Tanise P.; LAURINO, Débora P. O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização. Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, v. 2, n. 2, p. 19-22, 2011.
SMOLE, K. S. Jogos de matemática do 6° ao 9° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. (Cadernos do Mathema).
TEIXEIRA. Sirlândia Reis de Oliveira. Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Wak, 2010. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br). Acesso em: 07 dez. 2023.
VITTI, C. M. Matemática com prazer, a partir da história e da geometria. 2. ed. Piracicaba, SP: Editora UNIMEP, 1999. 103 p. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.
VYGOTSKY, L. S. A formação Social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, Martins Fontes, 2007. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21160/1/ludicidadeensinomatematica.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br). Acesso em: 07 dez. 2023.
VYGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21160/1/ludicidadeensinomatematica.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.