DESENVOLVIMENTO E VERIFICAÇÃO DA ACURÁCIA DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA DOSAGEM DE CONCRETO CONVENCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4571

Palavras-chave:

Aplicativo, Dosagem, Concreto, Materiais, Ensaio

Resumo

Esta pesquisa tem como tema o desenvolvimento e a verificação de um aplicativo móvel para dosagem de concreto convencional. O seu objetivo é verificar a acurácia dos resultados gerados por um aplicativo de dosagem de concreto convencional para dispositivos móveis através da realização de ensaios em laboratório. O método consiste em uma pesquisa quantitativa, descritiva e experimental. A amostra é composta por diferentes massas e volumes dos materiais constituintes para os ensaios de caracterização, o volume de tronco de cone normatizado para ensaio de consistência e nove corpos de prova para cada traço testado nos ensaios de resistência à compressão, sendo 3 amostras para cada uma das idades de 7, 14 e 28 dias. Os dados foram coletados através de ensaios em laboratório para verificar as principais características dos materiais constituintes e do concreto, nos estados fresco e endurecido, e verificados baseando-se em critérios estabelecidos em normas técnicas, comparando os valores observados em laboratório com os previstos pelo programa. Os principais resultados encontrados foram variações, entre valores observados e previstos, de -100% a -70%, nos ensaios de consistência, para os diferentes traços gerados; nos ensaios de compressão, variações de -18,58% a -50,27%, para amostras individuais, e de -36,34% a -39,47%, para as médias entre os grupos de amostras. Concluiu-se que, através da pesquisa, verificou-se uma elevada inexatidão do App em prever o consumo de água adequado para a consistência desejada, o que influenciou os resultados de resistência à compressão, devido à baixa trabalhabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Silva Aguiar

Centro Universitário Santo Agostinho.

Edigar Alves da Silva

Estudante de Engenharia Civil.

Referências

ABCP. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND. Guia básico de utilização do cimento Portland. São Paulo: ABCP, 2002.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12655: Concreto de cimento Portland – Preparo, controle e recebimento – Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2022. 22p.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16915: Agregados - Amostragem. Rio de Janeiro: ABNT, 2021a.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16917: Agregado graúdo - Determinação da densidade e da absorção de água. Rio de Janeiro: ABNT, 2021c.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16972: Agregados - Determinação da massa unitária e do índice de vazios. Rio de Janeiro: ABNT, 2021b.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16886: Concreto - Amostragem de concreto fresco. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738: Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739: Concreto - Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211: Agregados para concreto - Especificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7216: Amostragem de agregados. Rio de Janeiro: ABNT, 2001.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8953: Concreto para fins estruturais - Classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9776: Agregados - Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco de Chapman. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ALVES, H. R. de S. R.; OLIVEIRA; M.P. de. Simulação de procedimentos de cura para avaliação da resistência à compressão de concreto de cimento Portland. 2021. Artigo (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2021.

AMBROZEWICZ, P.H.L. Materiais de Construção. São Paulo: Pini, 2012.

ANDOLFATO, R.P. Controle tecnológico básico do concreto. Ilha Solteira: [s. n.], 2002.

BAUER, L. A. F. Materiais de Construção. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

BAUER, L. A. F.; NORONHA, M.A.A. Estudo de dosagem. In: BAUER, L. A. F. (Org.). Materiais de Construção. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015. p. 186-239.

BAULÉ, D. de S.; WANGENHEIM, C. G. von; WANGENHEIM, A. Von; HAUCK, J. C. R. Recent Progress in Automated Code Generation from GUI Images using Machine Learning Techniques. Journal of Universal Computer Science, Graz, v. 26, n. 9, p. 1095-1127, 2020.

BOGGIO, A.J. Estudo comparativo de métodos de dosagem de concretos de cimento Portland. 2000. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

BROOKSHEAR, J. G. Ciência da Computação: Uma Visão Abrangente. Porto Alegre: Bookman Editora, 2013.

BRUNETTI, F. Mecânica dos fluidos. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2008.

CARRIJO, P. M. Análise da influência da massa específica de agregados graúdos provenientes de resíduos de construção e demolição no desempenho mecânico do concreto. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CARVALHO, R. C.; FIGUEIREDO FILHO, J. R. de. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado: segundo a NBR 6118:2014. 4. ed. São Carlos: Edufscar, 2016.

CASAGRANDA, H.R. Concreto: Evolução das suas aplicações, da sua origem até a atualidade. 2019. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) – Coordenação do Curso de Engenharia Civil, Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

CLAISSE, P. A. Materiais de Construção Civil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.

CUNHA, J. S.; MALUF, M. N. Desenvolvimento de aplicativo Android para leitura digital autônomo. 2022. Artigo de Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) – UNINTER, Santana, 2022.

EUZÉBIO, L. E.; PEREIRA, W. F. Traço Fácil: um sistema web para dosagem de concreto convencional utilizando a metodologia da ABCP. 2021. Monografia (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Campus Balsas, Universidade Federal do Maranhão, Balsas, 2021.

FARDIN, H. E. Avaliação do desempenho mecânico de concreto compactado com rolo, dosado com agregado reciclado de concreto, para base de pavimentos. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2020.

FRANCELIN, T. B.; MARCO, G. de; FLORIAN, F. Análise de dosagem de concreto para a construção de fundações. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar, Jundiai, v. 3, n. 1, p. 1-11, 2022.

FREITAS, I. L. B. Desenvolvimento de um ferramenta para dispositivos móveis para dosagem de concreto. 2018. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.

HELENE, P.; ANDRADE, T. Concreto de Cimento Portland. In: ISAIA, G.C. (Org.). Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais. São Paulo: IBRACON, 2010. p. 905-944.

HELENE, P.; TERZIAN, P. Manual de Dosagem e Controle do Concreto. Brasília: Pini, 1992.

HERNÁNDEZ, R. C.; MEDINA, P. M. C. Transformaciones en los hábitos de comunicación y sociabilidad através del incremento del uso de redes sociodigitales en tiempos de pandemia. Ámbitos: Revista Internacional de Comunicación, n. 52, p. 37-51, 2021.

HIBBELER, R.C. Resistência dos materiais. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2019.

KAEFER, L. F. A Evolução do Concreto Armado. São Paulo: Pearson, 1998.

KLEIN, V. A. Física do Solo. Passo Fundo: UPF, 2008.

LIMEIRA, R. D. Concreto - Qualidade, Classificação e Propriedades. Campinas: Ceset/Unicamp, 2000.

MAZUCATO, T. (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: estrutura, propriedades e materiais. São Paulo: PINI, 1994.

MENEZES, A. H. N. et al. Metodologia Científica Teoria e Aplicação na Educação a Distância. Petrolina: Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2019.

MERCOSUL. NM 248: Agregados - Determinação da composição granulométrica. Montevidéu: [s. n.], 2001.

MERCOSUL. NM 27: Agregados - Redução da amostra de campo para ensaios. Montevidéu: [s. n.], 2000.

MERCOSUL. NM 67: Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Montevidéu: [s. n.], 1996.

MESQUITA, F. J. M. Desenvolvimento de um aplicativo móvel para promover o reaproveitamento de resíduos na dosagem de concreto. 2019. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal Rural do Pará, Tucuruí. 2019.

NASCIMENTO, M. W. F. do; GUEDES JUNIOR, R. R. Análise comparativa entre os métodos ABCP e EPUSP/IPT de dosagem de concreto de cimento Portland. 2017. Monografia (Curso de Engenharia Civil) – Coordenação do Curso de Engenharia Civil, UniEvangélica, Anápolis. 2017.

OBERLEITNER, A.; MASIERO, A. A. Programação orientada a objetos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2021.

PEREIRA, A. S. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: UFSM, 2018.

PINHEIRO, A. P.; PINHEIRO, F. O uso do celular em tempos de pandemia - Uma análise da nomofobia entre os jovens. Revista Tecnologias Educacionais em Rede, Santa Maria, v. 2, n. 3, p. 1-15, 2021.

PONTES, A. L.; HIRATA, L. C.; NEVES, D. L. F. O Home Office na pandemia de Covid-19: Uma perspectiva da eficiência dos profissionais da tecnologia da informação. Revista Fatec Zona Sul, Santa Maria, v. 7, n. 5, p. 1-16, 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, C. C.; PINTO, J. D. da S.; STARLING, T. Materiais de Construção Civil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

RICCI, B. O. L.; PEREIRA, A. M.; AKASAKI, J. L. Estudo de dosagens visando obter concretos para obras de pequeno porte. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2017.

SANTOS, A. C. dos. Desenvolvimento de um aplicativo para dosagem de concreto convencional. 2016. Monografia (Curso de Graduação em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

SANTOS, R. W. dos. Avaliação da Resistência à Compressão de Concreto de Pós Reativos (CPR) Moldado Sob Pressão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONCRETO, 61., 2019, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: IBRACON, 2019. p. 1-14.

SARTORTI, A. L. Influência do agregado miúdo na resistência à compressão do concreto. Revista Mackenzie de Engenharia e Computação, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 83-98, 2019.

SAVARIS, G.; PINTO, R.C.A. Influência do agregado graúdo na resistência ao cisalhamento de vigas de concreto autoadensável. Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, São Paulo, v. 10, p. 30-40, 2017.

SCHLEDER, G. R.; FAZZIO, A. Machine Learning na Física, Química, e Ciência de Materiais: Descoberta e Design de Materiais. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, 2021.

SENA, T. de S. et al. Avaliação da qualidade dos agregados empregados na produção de concreto no município de Araruna, Paraíba. Revista Principia, João Pessoa, v. 60, n. 4, p. 1235-1255, 2022.

SILVA, P.G. Estudo da conformidade dos concretos produzidos em obras de pequeno e médio porte, na cidade de Varginha, conforme parâmetros estabelecidos pela ABNT NBR 12655:2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Coordenação do Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário do Sul de Minas, Varginha, 2017.

SMITH, W. F.; HASHEMI, J. Fundamentos de engenharia e ciência dos materiais. Porto Alegre: Amgh Editora, 2013.

SOUZA, P. A. G. de. Criação de aplicativo para cálculo de traço e volume de concreto em canteiro de obra. 2020. Artigo (Bacharelado em Engenharia Civil) – Coordenação do Curso de Engenharia Civil, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni, São Paulo, 2020.

STATISTA. Mobile operating systems' market share worldwide from 1st quarter 2009 to 4th quarter 2022. [S. l.]: Statista, 2023. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/272698/global- market-share-held-by-mobile-operating-systems-since-2009/. Acesso em: 23 abr. 2023.

THOMSEN, V. Precision and The Terminology of Measurement. In: THOMSEN, V. (Ed.). The Physics Teacher. Maryland: American Association of Physics Teachers, 1997. p. 15-17.

TUTIKIAN, B. F.; HELENE, P. Dosagem dos Concretos de Cimento Portland. In: ISAIA, G.C. (Org.). Concreto: Ciência e Tecnologia. São Paulo: IBRACON, 2011. p. 415-451.

VOTORANTIM CIMENTOS. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Votorantim: Votorantim Cimentos, 2020.

Downloads

Publicado

08/12/2023

Como Citar

Silva Aguiar, S., & Alves da Silva, E. (2023). DESENVOLVIMENTO E VERIFICAÇÃO DA ACURÁCIA DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA DOSAGEM DE CONCRETO CONVENCIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124571. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4571