ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DO GRASSHOPPER COM CRIANÇAS DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIA DOLORES, A FIM DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4583

Palavras-chave:

Inclusão digital. Lógica de programação. Raciocínio Logico

Resumo

O raciocínio lógico como ferramenta é utilizado em diversas áreas do conhecimento, como a filosofia, matemática, ciência da computação e afins, a habilidade de programar computadores está no topo das demandas de empresas e instituições do mundo todo. Dentre os avanços das Tecnologias de Informação, a informática na educação tem trazido o conceito de programação de computadores por crianças. Para resolver problemas, as crianças precisam tomar decisões que podem levá-las ao êxito ou não, podendo aprender fazendo e evoluindo a partir de erros e acertos já conhecidos. Diante disso, este projeto teve como objetivo ensinar lógica de programação para crianças de series iniciais em baixa condição socioeconômica, participantes da obra social “Biblioteca Comunitária Maria Dolores” na periferia do município de Itacoatiara. Utilizando como ferramenta o aplicativo gratuito Grasshopper desenvolvido pela empresa “Google”, assim como as aplicações Conding School, Code Hour e AlgoRun. Foram aplicadas oficinas de programação utilizando tablets do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, onde foi instalado o aplicativo Grasshopper. A avaliação de aprendizagem das crianças ocorreu por meio de testes avaliativos e do seu progresso nas fases do jogo. Foi avaliado como resultado o desenvolvimento de novas habilidades nos participantes; como o despertar do pensamento computacional; e o desenvolvimento do raciocínio lógico com o ensino/aprendizagem das estruturas da lógica de programação como: Repetições; Ordem de execução; Instruções condicionais e etc. E por fim, os resultados foram verificados por meio dos avanços de fases nas aplicações e também nos testes de lógica por meio de computação desplugada.

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Biografia do Autor

Suzyane Brito de Oliveira

Acadêmica do Curso Bacharel em Ciência da Computação no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Kayro Figueira Pires

Graduação em Licenciatura Plena em Informática e especialização em Ensino da Matemática na Educação Básica e Superior pela Universidade do Estado do Amazonas. Professor do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT - UEA).

Paulo Ricardo Ramires Barroso

Mestrando em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

08/12/2023

Como Citar

Brito de Oliveira, S., Figueira Pires, K., & Ricardo Ramires Barroso, P. (2023). ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DO GRASSHOPPER COM CRIANÇAS DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIA DOLORES, A FIM DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124583. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4583