ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DO GRASSHOPPER COM CRIANÇAS DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIA DOLORES, A FIM DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4583Palavras-chave:
Inclusão digital. Lógica de programação. Raciocínio LogicoResumo
O raciocínio lógico como ferramenta é utilizado em diversas áreas do conhecimento, como a filosofia, matemática, ciência da computação e afins, a habilidade de programar computadores está no topo das demandas de empresas e instituições do mundo todo. Dentre os avanços das Tecnologias de Informação, a informática na educação tem trazido o conceito de programação de computadores por crianças. Para resolver problemas, as crianças precisam tomar decisões que podem levá-las ao êxito ou não, podendo aprender fazendo e evoluindo a partir de erros e acertos já conhecidos. Diante disso, este projeto teve como objetivo ensinar lógica de programação para crianças de series iniciais em baixa condição socioeconômica, participantes da obra social “Biblioteca Comunitária Maria Dolores” na periferia do município de Itacoatiara. Utilizando como ferramenta o aplicativo gratuito Grasshopper desenvolvido pela empresa “Google”, assim como as aplicações Conding School, Code Hour e AlgoRun. Foram aplicadas oficinas de programação utilizando tablets do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, onde foi instalado o aplicativo Grasshopper. A avaliação de aprendizagem das crianças ocorreu por meio de testes avaliativos e do seu progresso nas fases do jogo. Foi avaliado como resultado o desenvolvimento de novas habilidades nos participantes; como o despertar do pensamento computacional; e o desenvolvimento do raciocínio lógico com o ensino/aprendizagem das estruturas da lógica de programação como: Repetições; Ordem de execução; Instruções condicionais e etc. E por fim, os resultados foram verificados por meio dos avanços de fases nas aplicações e também nos testes de lógica por meio de computação desplugada.
Downloads
Referências
ARAUJO, S. P. et al. Tecnologia na Educação: Contexto Histórico, Papel e Diversidade. Londrina: [s. n.], 2017.
BALBINO, R. O. et al. Programação Intuitiva: em Busca de Compreensões. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-22, 2021.
BARBOSA, Simone Diniz Junqueira; SILVA, Bruno Santana da. Interação Humano Computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
BERSSANETTE, J. H. Metodologias ativas de aprendizagem e a teoria da carga cognitiva para a construção de caminhos no ensino de programação de computadores. 2021. Tese (Doutorado) - Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, 2021.
FERREIRA, A.; BRESOLIN, S. V. A Importância Da Programação Pela Perspectiva Discente. Passo Fundo, 2017. Disponível em: chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://painel.passofundo.ifsul.edu.br/uploads/arq/20180628182236595143657.pdf Acesso em: 07 nov. 2023.
FLEURY, A. Capitação Tecnológica e Processo de Trabalho. ERA, São Paulo, v. 30, n, 4, p.23-30, out/dez. 1990.
GAJARDO, A, R. Plataformas de Programação Para Crianças: Uma Revisão Sistemática Da Literatura. Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara/RS, FACCAT, v.10, n.1, p.166-179, 2021.
GERALDES, Wendell Bento. Programar É Bom Para As Crianças? Uma Visão Crítica Sobre O Ensino De Programação Nas Escolas. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, p. 105-117, 2014.
JÚNIOR, R. P. M.; BONIATI, B. B. Logic Blocks: Uma Ferramenta para o Ensino de Lógica de Programação. Anais [...] do EATI – Encontro Anual de Tecnologia da Informação e Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação, 2015. v. 15, p. 63-70.
LIBERATO, A. C. T. Compreendendo a Educação para a Inclusão Digital: uma Análise dos Sentidos Atribuídos Pelos Monitores das Escolas de Inclusão Digital e Cidadania da EMATER-RN. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
LIBERATO, Antonio Carlos Teixeira. Compreendendo a Educação para a Inclusão Digital: uma Análise Dos Sentidos Atribuídos Pelos Monitores Das Escolas De Inclusão Digital E Cidadania Da EMATER-RN. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
MATOS, M. A. E. et al. Ensinando Programação Para Crianças: Um Jogo. SBC–Proceedings of SBGames, p. 1210-1213, 2016.
MEIRA, M.; BORGES, M. Aprendizagem de Linguagem de Programação com Metodologia PBL em Competições Científicas com Robocode. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, VI. 2017, Limeira. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola: São Paulo, 2017.
OLIVEIRA, E, C. Contribuição Da Programação Intuitiva Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. 2019. Monografia (Especialista em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
OLIVEIRA, Sábia Belle et al. Programaê! Uma Proposta De Ensino De Lógica De Programação Nas Series Iniciais Do Ensino Fundamental. In: 8ª JICE-Jornada De Iniciação Científica E Extensão. 2017.
POLATE, Viviane Aparecida Tomaz. Inclusão Digital Nas Escolas: Caminhos Possíveis Para Se (Re)Pensar O Digital Em Rede Na Prática Pedagógica. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 2, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/33478. Acessado em: 13 nov. 2023.
PRADO, G. M. Bibliotecas Comunitárias Como Território De Memória Interagindo Práticas Da Aprendizagem E Mudanças. Data Grama Zero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 6, dez. 2009.
SHIMASAKI, R.; Prado, M. E. B. B. O Ensino da Programação e o Desenvolvimento do Pensamento Lógico: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 2, p. 197-205, 2021.
SHIMASAKI, R.; PRADO, Maria, E. B. B. O Ensino da Programação e o Desenvolvimento do Pensamento Lógico: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 2, p. 197-205, 2021.
TOIGO, Renata; KOHLRAUSCH, Regina. A Leitura Literária Como Direito Humano: Experi6encias De Leitura Compartilhada Em Bibliotecas Comunitárias Do Cirandar. Revista Graphos, v. 22, n. 2, 2020.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.