DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: FOCO NAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4604

Palavras-chave:

Dificuldades de Aprendizagem. Ensino de Matemática. Relação Professor-aluno.

Resumo

Este texto apresenta aspectos de um trabalho de conclusão de curso, o qual objetivou analisar algumas das causas das dificuldades na aprendizagem matemática que alunos do ensino médio apresentam. Para tanto, este estudo buscou responder à seguinte pergunta de pesquisa: quais as possíveis causas das dificuldades dos alunos do ensino médio na disciplina de matemática? As ações investigativas que nortearam a realização desta pesquisa tratam de compreender sob o ponto de vista do aluno, como este interpreta as dificuldades em matemática, e propõe uma intervenção prática utilizando recursos que possam auxiliar na aprendizagem matemática dos alunos em sala de aula. Na construção dos dados foi elaborado um questionário aplicado a cinquenta alunos do ensino médio de uma Escola Estadual de Tempo Integral, na cidade de Caicó – RN. Nas considerações finais, observando todo o processo da pesquisa, entende-se que é preciso haver um diálogo maior entre o professor e o aluno, uma reflexão por parte dos docentes sobre os métodos de ensino utilizados, e uma busca constante no sentido de melhorar o ensino da matemática e analisar o déficit em assuntos do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Letícia de Azevêdo Medeiros

Graduada em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Curso técnico de agronegócio pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Escola Agrícola de Jundiaí. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP). Professora da rede estadual do Rio Grande do Norte. Especialista em Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabalho pelo Centro de Educação Aberta e a Distância/UFPI, especialista em Ensino da língua portuguesa e matemática em uma perspectiva transdisciplinar, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e está cursando o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRN, campus Natal.

Maria Maroni Lopes

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/ Campus de Rio Claro SP, com período Sanduíche na Universidade de Salamanca USAL/Espanha. Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, Especialização em Psicopedagogia pela mesma instituição e Licenciatura em Matemática pela UERN. Professora do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas DCEA/UFRN/CERES Caicó RN. 

Jarlyson César Silva Pereira

Graduado em licenciatura em matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participou do Programa Residência Pedagógica (PRP), monitor das disciplinas Geometria Plana e Geometria Espacial durante a graduação. Cursando uma especialização em ensino de matemática para ensino médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

de Azevêdo Medeiros, L., Maroni Lopes, M., & César Silva Pereira, J. (2023). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: FOCO NAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514604. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4604