PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A NEUROCIÊNCIA APLICADA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4671Palavras-chave:
Neurociência, Aprendizagem, Cérebro.Resumo
Este artigo tem a finalidade de apresentar um estudo sobre a relação da neurociência e a sua contribuição para o desenvolvimento do procedimento de ensino e aprendizagem no quesito escolar. O desafio de reconhecer as dificuldades de aprendizagem tem sido cada vez mais frequente no âmbito escolar, sendo identificadas desde a pré-escola. Caso não sejam identificadas, irá refletir em sérios problemas futuros em etapas seguintes da educação básica. A Neurociência institui-se como um campo novo do conhecimento voltado para agir e pensar sobre as dificuldades de aprendizagem. Toda aprendizagem é realizada através do cérebro, compreendendo a neurociência, a ciência e a neuro aprendizagem. É necessário ter conhecimento do cérebro e do Sistema Nervoso para aprender o processo de aprendizagem. O uso dos estudos da Neurociência na escola é uma base de sustentação; no campo interventivo, a imagem do psicopedagogo agrega a psicopedagogia, visando compreender a relação estabelecida entre a aprendizagem e o cérebro. A Neurociência intervém por meio da compreensão de estruturas cerebrais envolvidas no processo de aprendizagem, notando a maneira que o cérebro gerencia a construção do conhecimento humano. Esse conteúdo é considerável nos ambientes escolares, visando que na atualidade são infinitos os casos de crianças que manifestam obstáculos no aprendizado escolar, deliberado por motivos variados consecutivos do estilo de vida que confrontam desde a gestação até o ensino superior.
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