BNCC E CURRÍCULO EDUCACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4728Palavras-chave:
BNCC. Currículo. Escola. Educação.Resumo
O presente estudo tem como objetivo discorrer a respeito da BNCC, que é caracterizada como uma proposta curricular responsável pelo encaminhamento tanto dos Estados quanto dos Municípios, com interesse no processo de reestruturação e renovação dos currículos educacionais. Dentro dessa perspectiva, o interesse recai sobre a formação inicial e permanente dos docentes que atuam na Educação Básica, visto que a LDB (9.394/96) exibe a BNCC como esfera de adaptação do currículo. Assim sendo, o estudo que aqui se apresenta busca desenvolver uma averiguação mais atenta e minuciosa acerca dos referenciais oferecidos na BNCC, com interesse na concretização dos novos currículos em relação ao processo de formação docente. Desse modo, o principal objetivo deste trabalho está em compreender a maneira como está se desenvolvendo a conversa entre o currículo e formação docente na proposta da BNCC. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico com apontamento de autores da literatura em questão, para melhor fundamentar toda a abordagem que neste estudo será desenvolvida. Por outro lado, esse caminhar reflexivo busca se tornar um complemento capaz de auxiliar no entendimento da formação docente na Educação Básica, sendo que eles serão os atores principais na eficácia do currículo no ambiente educacional.
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