BNCC E CURRÍCULO EDUCACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Alenizia Gonçalves do Amaral
  • Angela Maria de Jesus Oliveira
  • Simone Aparecida França
  • Grazielle Aparecida da Silva Cunha
  • Carla Cristina Machado

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4728

Palavras-chave:

BNCC. Currículo. Escola. Educação.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discorrer a respeito da BNCC, que é caracterizada como uma proposta curricular responsável pelo encaminhamento tanto dos Estados quanto dos Municípios, com interesse no processo de reestruturação e renovação dos currículos educacionais. Dentro dessa perspectiva, o interesse recai sobre a formação inicial e permanente dos docentes que atuam na Educação Básica, visto que a LDB (9.394/96) exibe a BNCC como esfera de adaptação do currículo. Assim sendo, o estudo que aqui se apresenta busca desenvolver uma averiguação mais atenta e minuciosa acerca dos referenciais oferecidos na BNCC, com interesse na concretização dos novos currículos em relação ao processo de formação docente. Desse modo, o principal objetivo deste trabalho está em compreender a maneira como está se desenvolvendo a conversa entre o currículo e formação docente na proposta da BNCC. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico com apontamento de autores da literatura em questão, para melhor fundamentar toda a abordagem que neste estudo será desenvolvida. Por outro lado, esse caminhar reflexivo busca se tornar um complemento capaz de auxiliar no entendimento da formação docente na Educação Básica, sendo que eles serão os atores principais na eficácia do currículo no ambiente educacional.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS.

  • Alenizia Gonçalves do Amaral

    Graduada em História e Pedagogia. Pós graduada em Fundamentos para o Ensino de História/Geografia e Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional. Mestranda em Educação.

  • Angela Maria de Jesus Oliveira

    Graduada em Ciências Contábeis. Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil. Mestranda em Educação.

  • Simone Aparecida França

    Graduada em Pedagogia e Educação Especial. Pós-graduada em Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Mestranda em Educação.

     

  • Grazielle Aparecida da Silva Cunha

    Graduada em Pedagogia, História, Artes Visuais e Educação Especial. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Docência em Ensino Superior e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Mestranda em Educação.

  • Carla Cristina Machado

    Graduada em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapeco Santa Catarina. Mestranda em Educação.

Referências

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Publicado

19/12/2023

Como Citar

BNCC E CURRÍCULO EDUCACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124728. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4728