AUDITORIA INTERNA NA PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE FRAUDES FINANCEIRAS NAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS

Autores

  • Francisco Domingos Sayengue Amaro Universidade Agostinho Neto

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4733

Palavras-chave:

Auditoria Interna. Detecção. Fraude Financeira.

Resumo

Os resultados do estudo sobre fraude em Angola realizado pela consultora Deloitte (2020), demostram que a fraude financeira é ainda um problema a ser enfrentado pela banca angolana e que as suas repercussões afectam significativamente a reputação, as finanças e a continuidade das instituições. Neste contexto, questionou-se de que forma a Auditoria Interna poderia prevenir e detectar fraudes financeiras nas instituições bancárias. O presente trabalho demonstrou a relevância da auditoria interna na prevenção e detecção de fraudes financeiras nas instituições bancárias. Tendo em conta este propósito, adoptou-se uma abordagem qualitativa do tipo descritivo. O levantamento de dados foi feito através da técnica bibliográfica cujos resultados demonstraram que, partindo dos seus objectivos, a auditoria interna e suas respectivas técnicas visam detectar fraude, e que, pela sua natureza, torna-se previsível tendo em conta as suas determinantes que dependem do ambiente de cada empresa. Esta previsibilidade da fraude faz com que as técnicas de auditoria sejam aplicáveis à sua prevenção, para além da sua detecção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Domingos Sayengue Amaro, Universidade Agostinho Neto

Universidade Agostinho Neto -  UAN.

Referências

ALMEIDA, M. C. Auditoria: Um Curso Moderno e Completo. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CASTRO, R. P. A. Sistema de Controle Interno: Uma perspectiva do Modelo de

Gestão Pública Gerencial. 3. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

DELOITTE. Fraud Survey Angola 2020. Angola: Deloitte & Touche – Auditores, 2020.

MARÇAL, N.; MARQUES, F. L. Manual de Auditoria e Controlo Interno no sector

público. Lisboa: Edições Sílabo, 2011.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

MORAIS, G.; MARTINS, I. Auditoria Interna: Função e Processo. 3. ed. São Paulo: Áreas Editora, 2007.

SANTOS, L. S. O Controle Interno e a Gestão Empresarial: Um estudo de Caso realizado em uma Organização no ramo de mistura de fertilizantes na cidade de Candeias – Baia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel) - Ciências Contábeis. Faculdade de Ciências Contábeis, Universidade Católica do Salvador, 2016.

SARAIVA, E. C. S. M. A Auditoria Interna em Instituições de Ensino Superior – O Caso do Ensino Público Politécnico. 2010. Dissertação (Mestrado em Finanças Empresariais) - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal, 2010.

SOBRAL, M. O Controlo Interno nas Empresas Angolanas: Sua influência no desempenho financeiro dessas Organizações – O Caso da Empresa EM – Freight Forwarding. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão de Empresas) - Universidade Autónoma de Lisboa, Lisboa, 2015.

Publicado

31/01/2024

Como Citar

Sayengue Amaro, F. D. (2024). AUDITORIA INTERNA NA PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE FRAUDES FINANCEIRAS NAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(2), e514733. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4733