BENCHMARKING DE CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DE MÓVEIS E ARTEFATOS CONFECCIONADOS COM ESPÉCIES DE MADEIRAS AMAZÔNICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4910

Palavras-chave:

Móveis e artefatos, Benchmarking, Madeira amazônica

Resumo

O presente estudo visou realizar a triagem e investigação dos produtos de móveis e artefatos disponíveis no mercado de Manaus, com o propósito de avaliar suas dimensões e indicadores para aplicação em Benchmarking. A produção de móveis e artefatos de madeira, de elevado valor agregado, representa uma das atividades econômicas com grande potencial para o uso sustentável da madeira proveniente do manejo florestal na região. Contudo, essa indústria ainda detém uma participação reduzida no PIB local, enfrentando desafios na industrialização e limitações de acesso aos mercados. Tais desafios têm sido associados, à falta de um design mais atrativo. Com o intuito de contribuir para solucionar essa problemática, este estudo busca identificar e classificar os atributos e características de sucesso presentes nos produtos confeccionados a partir de espécies amazônicas de madeira, comercializados em dez estabelecimentos especializados em Manaus. Pretende-se destacar os requisitos e especificações técnicas e atributos comuns que os tornam atrativos para consumidores, além de priorizar tais características por meio de um diagrama de pareto e para aplicação num de benchmarking de desempenho de produtos. A coleta de dados foi realizada em amostra representativa dos estabelecimentos que comercializam móveis e artefatos na cidade de Manaus, Amazonas, através da aplicação de questionários, visando analisar as especificações dos produtos e associá-los às propriedades das madeiras utilizadas para gerar informações acerca da satisfação dos clientes e classificar os critérios ganhadores de pedidos. Tendo como resultado a durabilidade, cor da madeira e a finalidade, são fatores importantes para a decisão da compra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilza Catarina Rodrigues Neta

Graduação em Engenharia Florestal - Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Fernando Cardoso Lucas Filho

Graduação em Engenharia Florestal - Universidade Federal do Paraná, mestrado em Tecnologia e Utilização de produtos florestais - Universidade Federal do Paraná e doutorado em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

DELAMARO, M.; JINO, M.; MALDONADO, J. Introdução ao teste de software. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2017.

KOHASHP, Karen Lumi Fernandes. Proposta de Um Produto Modular para Exportação. In: XVIII Jornada de Iniciação Científica PIBIC CNPq/FAPEAM/lNPA, 2009.

MÁXIMO, Fábio Henrique Dias et al. Proposta de diretrizes para projeto de móveis em madeira maciça comercializados na cidade de Manaus. [S. l.: s. n.], 2013.

MENDES, A. S.; ALVES, M. V. S. A degradação da madeira e sua preservação. Brasilia: Instituto Brasileiro do Desenvolvimento Florestal/Laboratório de Produtos Florestais, 1988.

OIKO, Olívia Toshie. Desenvolvimento de um sistema de informação para benchmarking e sua aplicação em arranjos produtivos locais. 2007. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

RAZERA, A. N.; MUÑIZ, G. I. B. Design moveleiro e a madeira tropical brasileira. In: 7o Congresso de Pesquisa & Desenvolvimento em Design. Anais [...] Paraná: 2006.

SALES-CAMPOS, Ceei; ABREU, Raimunda Liége Souza de; VIANEZ, Bazílio Frasco. Industrias madeireias de Manaus, Amazonas, Brasil. Acta Amazonica, v. 30, p. 319-331, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-43922000302331

SIM, S. E.; EASTERBROOK, S., & HOLT, R. C. Using benchmarking to advance research: A challenge to software engineering. Software Engineering. Proceedings [...] 25th International Conference on. 2003. p. 74-83. DOI: https://doi.org/10.1109/ICSE.2003.1201189

Downloads

Publicado

09/03/2024

Como Citar

Rodrigues Neta, N. C., & Cardoso Lucas Filho, F. (2024). BENCHMARKING DE CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DE MÓVEIS E ARTEFATOS CONFECCIONADOS COM ESPÉCIES DE MADEIRAS AMAZÔNICAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e534910. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4910