EDUCAÇÃO EM FOCO: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DA OFERTA NO BRASIL

Autores

  • Revista Científica Recima21
  • Marcio Magera Conceição https://orcid.org/0000-0001-6477-4580
  • Paulo Cesar Chanan Silva
  • Francislene A. Hasmann
  • Hélio Doyle
  • João Osti
  • Meline R. K. Rodrigues
  • Patrícia Bulbovas
  • Ricardo Costa
  • Fabrício B. Dalmas

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4960

Palavras-chave:

EAD, Estudantes, Ensino Superior

Resumo

Este estudo, realizado pela Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades e a Universidade de Guarulhos, investiga a percepção dos estudantes do ensino superior brasileiro sobre a oferta de educação presencial e à distância (EAD). Com a participação de 4.307 indivíduos de todos os estados brasileiros, a pesquisa revela uma preferência pela modalidade presencial, embora a EAD seja considerada por sua flexibilidade e menor custo. A educação superior no Brasil é marcada pela evolução significativa nas últimas décadas, influenciada por mudanças econômicas, demográficas e tecnológicas, especialmente com o aumento da oferta e demanda por EAD. O estudo aponta que, apesar de a EAD ser uma opção atrativa para muitos devido à sua conveniência e acessibilidade, há uma clara preferência dos estudantes pela educação presencial, associada a uma percepção de maior qualidade e valorização no mercado de trabalho. Os participantes da pesquisa, majoritariamente mulheres, com idades entre 31 e 40 anos, provenientes de escolas públicas e com renda familiar mensal de até R$ 2.900, expressaram várias preocupações com a modalidade EAD, incluindo a falta de interação direta com professores e colegas, dificuldades em manter a motivação e a autodisciplina, e preocupações com a qualidade e o reconhecimento dos cursos à distância. A análise dos dados coletados sugere que as instituições de ensino superior devem considerar essas percepções ao desenvolver ou expandir suas ofertas de EAD, enfatizando a qualidade do ensino, o suporte ao aluno, e a inclusão de componentes práticos presenciais em cursos predominantemente à distância.

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Biografia do Autor

Marcio Magera Conceição

Economista pela PUC- Campinas. MBA de Marketing - ESAMC, Sorocaba. Mestrado em Administração pela UNG - Guarulhos. Mestrado em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutorado em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutorado em Administração pela FCU - USA. Pós Doutor Unicamp - Campinas. Pós Doutor FCU - USA. Pós Doutor UC- Portugal. Jornalista e Escritor. Avaliador do MEC/INEP. Pró Reitor da Universidade Guarulhos, SP. Editor-chefe da RECIMA21 – REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR. Ph.D, UNG; CFE - U.C Portugal.

Paulo Cesar Chanan Silva

Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo SER Educacional. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Direito Empresarial pela OAB/PR-INBRAPE e Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia. Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi).

Francislene A. Hasmann

Graduou-se em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena (USP) - antiga FAENQUIL, (1996), conclui em 2000 mestrado em BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL pela mesma instituição e, em 2004 concluiu doutorado em BIOTECNOLOGIA pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP . De 2004 a 2007, conduziu projeto de Pós-doutoramento (com o apoio de bolsa FAPESP) em projeto desenvolvido em cooperação entre a ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA e a FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS-USP. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos Industriais e Operações Unitárias aplicadas à Separação/Purificação, e saneamento ambiental. Possui experiência didática em nível médio e profissionalizante, graduação e pós graduação. . Na FACULDADE DE ROSEIRA exerceu funções administrativas de Coordenador de Graduação e Pós-Graduação, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Diretor Acadêmico, e atua como Procurador Institucional junto ao MEC. Atualmente, atua como docente no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano.

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Publicado

20/03/2024

Como Citar

Recima21, R. C., Magera Conceição, M., Chanan Silva, P. C., A. Hasmann, F., Doyle, H., Osti, J., … B. Dalmas, F. (2024). EDUCAÇÃO EM FOCO: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DA OFERTA NO BRASIL . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514960. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4960

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