ENSINO REMOTO: PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO INTEGRADO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4987

Palavras-chave:

Ensino remoto, Formação, Tecnologias digitais

Resumo

É importante organizar e promover um ambiente virtual em que as pessoas possam compartilhar as mesmas metas, objetivos e ideias, de forma a proporcionar a colaboração e a troca de informações entre eles. Nessa perspectiva, esse artigo buscou analisar o uso integrado pelos professores nas tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem. Essas pesquisas reforçam a ideia de que a formação de professores, em termos de um re-design de práticas pedagógicas. Foi constatado que o modo integrado nas tecnologias digitais é fundamental para dar suporte às mudanças ocorridas no contexto educativo, em decorrência da introdução das novas tecnologias. Além disso, também se evidencia a importância de avaliação contínua, além da preocupação em garantir a integração de Tecnologias da informação e comunicação em todas as áreas e níveis de ensino, de forma o promover uma transformação sustentável, em direção à aprendizagem contínua. Conclui-se que o emprego da tecnologia necessita contemplar a adaptação de seus processos de ensino e a preparação de toda a comunidade escolar, envolvendo todos os seus atores na elaboração das políticas de integração de tecnologias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Cristina de Paiva Silva

Funiber - Fundação Universitária Iberoamericana.

Claudineia Pinheiro

Funiber - Fundação Universitária Iberoamericana.

Marizilda Araújo da Silva

Funiber - Fundação Universitária Iberoamericana.

Marta Piraja Ribeiro

Funiber - Fundação Universitária Iberoamericana.

Elizabeth Costa da Silva Botelho

Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Referências

BATISTA, E. F. Capacitação para professores em tecnologias da informação e comunicação (tics) fomentando a utilização da lousa digital. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre, Alegre, 2023. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3926

BECK, C. Malcolm Knowles: o pai da Andragogia. Andragogia Brasil, v. 5, 2015. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/malcolm-knowles/.

DE OLIVEIRA, Sávio Assis. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas; Autores Associados, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1210/3330

FILATRO, A. Como preparar conteúdos para EAD. São Paulo: Cortez, 2018.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. [S. l.]: Plageder, 2009. Disponível em https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=dRuzRyEIzmkC&oi=fnd&pg=PA9&dq=Gerhardt,+T.+E.,+%26+Silveira,+D.+T.+(2009).+M%C3%A9todos+de+pesquisa.+Plageder.&ots=94Oe_ZpwKG&sig=mPNuQzJN8sWSRw27w32uCFHv8cg#v=onepage&q&f=false.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. O Censo da Educação Superior. Brasilia: Inep, 2018. Disponível em https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=KHCwDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA15&dq=FILATRO,+Ad.+(2018).+Como+preparar+conte%C3%BAdos+para+EAD.+S%C3%A3o+Paulo:+Cortez.&ots=S1MZ-LIYgS&sig=UpQnj6bLhweoTGt2ZwV046YtgCg#v=onepage&q&f=false.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo; Atlas, 2012. p. 277-277. Disponível em https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/eps-5199

MERCADO, L. P. Pesquisa qualitativa online utilizando a etnografia virtual. Revista Teias, v. 13, n. 30, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24276

MORENO, C. C. D. O. Educação midiática no fazer pedagógico: projeto de capacitação docente em plataformas digitais. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade estadual Paulista, Bauru, 2023. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/1ed56292-52b5-46a0-af3b-6df8a7081b5d

OLIVEIRA, N. S. R. D. O Impacto social da UNESCO na Educação em Portugal. 2022 Dissertação (Mestrado) – Universidade Nova, Portugal, 2022. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/139188

SANTOS, F. M. A positive theory of social entrepreneurship. Journal of Business Ethics, v. 111, p. 335–351, 2012. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10551-012-1413-4?id=27378 DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-012-1413-4

SANTOS, J. A.; PARRA FILHO, D. Metodologia científica. [S. l.: s. n.], 2012. Disponível em http://ava.institutoalfa.com.br/tcc/apostila-de-metodologia-cient%C3%ADfica.pdf

SILVEIRA, S. R.; VIT, A. R. D. D.; BERTOLINI, C.; PARREIRA, F. J.; CUNHA, G. B. D.; BIGOLIN, N. M.; RIBEIRO, V. G. Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19. Educação Contemporânea, Belo Horizonte, v. 31, p. 89-98, 2021. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/233784 DOI: https://doi.org/10.36229/978-65-5866-104-7.CAP.13

Downloads

Publicado

26/02/2024

Como Citar

de Paiva Silva, K. C., Pinheiro , C., Araújo da Silva , M., Piraja Ribeiro , M., & Costa da Silva Botelho , E. (2024). ENSINO REMOTO: PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO INTEGRADO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(2), e524987. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4987