GAMIFYCODE UM ESTUDO SOBRE O APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE APLICATIVOS MÓVEIS GAMIFICADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4992

Palavras-chave:

Programação, gamificação, GamifyCode

Resumo

O ensino de programação tem se tornado cada vez mais relevante no contexto acadêmico, bem como no mercado de trabalho. A capacidade de programar é uma habilidade essencial para profissionais da área de tecnologia e sua demanda só tende a aumentar nos próximos anos. Diante desse cenário, surge a necessidade de criar métodos de ensino eficientes e atrativos para formar programadores qualificados. A partir dessa premissa, foi idealizado o GamifyCode, que através de suas funcionalidades, visa auxiliar no aprendizado de programação, para todos os níveis da educação no Brasil, tanto na educação básica quanto na educação superior. O sistema foi prototipado através do Figma e validado a partir de um experimento com alunos do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O experimento apontou que a junção de elementos de jogos, como recompensas e desafios, alinhado ao processo de ensino, motiva e encoraja o usuário a buscar mais conhecimento, evidenciando o poder lúdico do sistema e, que o estudo de programação Web pode ser algo promissor, interativo e divertido.

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Biografia do Autor

  • Kervin Delan Bezerra Lima

    Bacharelando em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Reudismam Rolim de Sousa

    Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande e doutorado em Computação pela Universidade Federal de Campina Grande.

  • Felipe Pessoa de Carvalho

    Aluno da Graduação em Tecnologia da Informação (Bacharelado) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Técnico em Informática para Internet pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) - UFRN. 

     
  • Dyego Magno Oliveira

    Bacharel em TI pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Pau dos Ferros - RN. Monitor da disciplina de Algoritmos (código PEX1236) na UFERSA.  Professor substituto na UFERSA, campus Pau dos Ferros - RN. 

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Publicado

16/03/2024

Como Citar

GAMIFYCODE UM ESTUDO SOBRE O APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE APLICATIVOS MÓVEIS GAMIFICADOS. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e534992. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4992