GAMIFYCODE UM ESTUDO SOBRE O APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE APLICATIVOS MÓVEIS GAMIFICADOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4992Palavras-chave:
Programação, gamificação, GamifyCodeResumo
O ensino de programação tem se tornado cada vez mais relevante no contexto acadêmico, bem como no mercado de trabalho. A capacidade de programar é uma habilidade essencial para profissionais da área de tecnologia e sua demanda só tende a aumentar nos próximos anos. Diante desse cenário, surge a necessidade de criar métodos de ensino eficientes e atrativos para formar programadores qualificados. A partir dessa premissa, foi idealizado o GamifyCode, que através de suas funcionalidades, visa auxiliar no aprendizado de programação, para todos os níveis da educação no Brasil, tanto na educação básica quanto na educação superior. O sistema foi prototipado através do Figma e validado a partir de um experimento com alunos do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O experimento apontou que a junção de elementos de jogos, como recompensas e desafios, alinhado ao processo de ensino, motiva e encoraja o usuário a buscar mais conhecimento, evidenciando o poder lúdico do sistema e, que o estudo de programação Web pode ser algo promissor, interativo e divertido.
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