A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5038Palavras-chave:
Ensino a distância. Docente. Formar Pessoas.Resumo
O Artigo apresenta, inicialmente, alguns contextos em relação à educação a distância, e tem como finalidade peculiar demonstrar que a participação da prática docente é de suma importância no desenvolvimento social, cultural e profissional de qualquer indivíduo que busca se qualificar para o futuro, sendo o ensino na modalidade presencial ou a distância. A prática docente em nosso país é um desafio, a desvalorização do professor no meio social faz com que muitos com vontade de ensinar deixem de ser professor por medo da desvalorização. A prática docente deve se realizar com o intuito de formar pessoas conscientes e capacitadas para o mundo globalizado que está se tornando cada vez mais competitivo e seletivo. O professor está em constante aprendizado para poder ensinar os alunos a valorizarem sua profissão. O ensino a distância está em grande crescimento, hoje as pessoas menos assistidas pelo governo, assim como as pessoas em vulnerabilidade social, podem finalizar os estudos do nível fundamental, médio e superior, a educação a distância tornou-se uma forma barata e de qualidade para o início de um círculo de aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação à distância no Brasil: diretrizes políticas, fundamentos e práticas. [S. l.]: PUC, s. d.
ARANHA, M. L. de A. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna,1996.
BERGIER, Bertrand; XYPAS, Constantin. Por uma sociologia do improvável: percursos atípicos e sucessos inesperados de jovens na escola francesa. Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5133. Acesso em: 06 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5133
BRASIL. Cartilha Família-Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Ilustração: Ziraldo. Brasília/DF: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/cartilhafamilia.pdf
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: [s. n.], 1996.
BRASIL. Referenciais de qualidade para educação superior de qualidade. Brasília: MEC, 2007.
GATTI, Bernadete A. Critérios de Qualidade. In: ALMEIDA, M. E; MORAN, J. M. (Org). Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. (Série Salta para o Futuro, Secretaria de Educação a Distância.)
MEC. Decreto nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf. Acesso em: 06 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.