PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5135

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Brincar. Aprendizagem. Educação Infantil. Desenvolvimento Infantil.

Resumo

A psicomotricidade como um recurso pedagógico contribui para o desenvolvimento saudável e integral das crianças, pois ao promover a integração entre o corpo e a mente, ela estimula habilidades motoras, cognitivas e emocionais, promovendo a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, bem como favorecendo o bem-estar. A educação infantil junto a psicomotricidade desempenha um papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem das crianças, assegurando que elas recebam os estímulos psicomotores necessários de acordo com sua faixa etária, respeitando suas individualidades e necessidades, por ser nesta fase que elas começam a construir as bases para as aprendizagens futuras, contribuindo significativamente para o desenvolvimento integral das crianças. A psicomotricidade na educação infantil proporciona, através do movimento, que as crianças explorem e compreendam o mundo e a ela mesma, possibilitando experiências sensoriais e corporais por meio de brincadeiras, jogos e atividades lúdicas, estimulando o aprendizado de forma prazerosa, além de melhorar as capacidades motoras, cognitivas e emocionais. Diante disso, o objetivo geral é ressaltar a relevância da psicomotricidade na educação infantil, de forma que o corpo em movimento seja o protagonista do processo de ensino/aprendizagem, bem como o desenvolvimento das funções psicomotoras que ocorrem de maneira saudável e equilibrada nesta fase. Para isso, ao longo do texto, menciono autores que compreendem e discutem os fundamentos teóricos da psicomotricidade, enfatizando esta relação da mente com a ação corporal na primeira infância, junto a práticas pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento integral das crianças.

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Biografia do Autor

Graciele Aparecida Porn

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná- Campus União da Vitória.

Rejane Steidel

Professora Mestre em Educação. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná-Campus União da Vitória.

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Publicado

24/04/2024

Como Citar

Aparecida Porn, G., & Steidel, R. (2024). PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e515135. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5135

Edição

Seção

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

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