PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5135Palavras-chave:
Psicomotricidade. Brincar. Aprendizagem. Educação Infantil. Desenvolvimento Infantil.Resumo
A psicomotricidade como um recurso pedagógico contribui para o desenvolvimento saudável e integral das crianças, pois ao promover a integração entre o corpo e a mente, ela estimula habilidades motoras, cognitivas e emocionais, promovendo a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, bem como favorecendo o bem-estar. A educação infantil junto a psicomotricidade desempenha um papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem das crianças, assegurando que elas recebam os estímulos psicomotores necessários de acordo com sua faixa etária, respeitando suas individualidades e necessidades, por ser nesta fase que elas começam a construir as bases para as aprendizagens futuras, contribuindo significativamente para o desenvolvimento integral das crianças. A psicomotricidade na educação infantil proporciona, através do movimento, que as crianças explorem e compreendam o mundo e a ela mesma, possibilitando experiências sensoriais e corporais por meio de brincadeiras, jogos e atividades lúdicas, estimulando o aprendizado de forma prazerosa, além de melhorar as capacidades motoras, cognitivas e emocionais. Diante disso, o objetivo geral é ressaltar a relevância da psicomotricidade na educação infantil, de forma que o corpo em movimento seja o protagonista do processo de ensino/aprendizagem, bem como o desenvolvimento das funções psicomotoras que ocorrem de maneira saudável e equilibrada nesta fase. Para isso, ao longo do texto, menciono autores que compreendem e discutem os fundamentos teóricos da psicomotricidade, enfatizando esta relação da mente com a ação corporal na primeira infância, junto a práticas pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento integral das crianças.
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