PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5135

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Brincar. Aprendizagem. Educação Infantil. Desenvolvimento Infantil.

Resumo

A psicomotricidade como um recurso pedagógico contribui para o desenvolvimento saudável e integral das crianças, pois ao promover a integração entre o corpo e a mente, ela estimula habilidades motoras, cognitivas e emocionais, promovendo a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, bem como favorecendo o bem-estar. A educação infantil junto a psicomotricidade desempenha um papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem das crianças, assegurando que elas recebam os estímulos psicomotores necessários de acordo com sua faixa etária, respeitando suas individualidades e necessidades, por ser nesta fase que elas começam a construir as bases para as aprendizagens futuras, contribuindo significativamente para o desenvolvimento integral das crianças. A psicomotricidade na educação infantil proporciona, através do movimento, que as crianças explorem e compreendam o mundo e a ela mesma, possibilitando experiências sensoriais e corporais por meio de brincadeiras, jogos e atividades lúdicas, estimulando o aprendizado de forma prazerosa, além de melhorar as capacidades motoras, cognitivas e emocionais. Diante disso, o objetivo geral é ressaltar a relevância da psicomotricidade na educação infantil, de forma que o corpo em movimento seja o protagonista do processo de ensino/aprendizagem, bem como o desenvolvimento das funções psicomotoras que ocorrem de maneira saudável e equilibrada nesta fase. Para isso, ao longo do texto, menciono autores que compreendem e discutem os fundamentos teóricos da psicomotricidade, enfatizando esta relação da mente com a ação corporal na primeira infância, junto a práticas pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento integral das crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graciele Aparecida Porn

    Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná- Campus União da Vitória.

  • Rejane Steidel

    Professora Mestre em Educação. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná-Campus União da Vitória.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. O que é Psicomotricidade. Rio de janeiro: ABP, 2020. Disponível em: https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-queépsicomotricidade. Acesso em: 10 fev. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: mar. 2024.

CARVALHO, A. M. C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.

CARVALHO, Selma. O que é a psicomotricidade e como pode ser usada como prática pedagógica? [S. l.: s. n.], 2013. Disponível em: https://selmamcarvalho.blogspot.com/2013/06/o-que-e-psicomotricidade-e-como-pode.html. Acesso em: 10 fev. 2024.

FALADOR, Ana Paula K.; MACIEL Régia A.; MELLO, Luciane A.; SOUZA, Rosani, A. A estimulação psicomotora na aprendizagem infantil. Revista Científica Da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, v. 1, n. 1, p. 30-40, 2010.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: uma visão pessoal. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 42-52, 2010.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989.

GALAHHUE, D.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2003.

GESELL, Arnold. A criança dos 0 aos 5 anos. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Cynthia Da Silva Avelino; SOUZA, Ferlucia Sabino de. Corpo e movimento: a importância da psicomotricidade na educação infantil. In: Anais [...] Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade. Natal (RN) Evento on-line - Amplamente Cursos, 2019. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/Amplamentecursos/236004.

GONÇALVES, Fátima. Do andar ao escrever: um caminho psicomotor. São Paulo: Cultural RBL, 2011.

GORETTI, A. C. A Psicomotricidade. [S. l.]: Centro de Estudo, Pesquisas e Atendimento Global da Infância e Adolescência, 2010. Disponível em: Evolução Histórica A PSICOMOTRICIDADE. Amanda Cabral Goretti* - PDF Free Download (docplayer.com.br). Acesso em: 20 mar. 2024

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. Anais [...] I Seminário. I Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em: Brinquedos e brincadeiras_TIZUKO_MORCHIDA (mec.gov.br). Acesso em: 24 mar. 2024

LE BOUCH, J. O Desenvolvimento Psicomotor: do Nascimento aos 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

LUCKESI, C. C. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, C. C. (Org.). Ludopedagogia. Ensaios 1: Educação e Ludicidade, Salvador, v. 1, n. 1, p. 9-41, 2000.

MOI, R. S.; MATTOS, M. S. Um breve histórico, conceitos e fundamentos da psicomotricidade e sua relação com a educação. Anais [...] 2º Encontro Internacional História & Parcerias, 21 a 25 de outubro de 2019. 6º Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História. 5ªJornada do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde.

NALLIN, C.G. F. O papel dos e brincadeiras na educação infantil. 2005. 35f. Monografia (Graduação em pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

NEGRINE, Airton. Educação Psicomotora. São Paulo: Ebrasa, 2003.

NEGRINE, Airton. Educação psicomotora: a lateralidade e a orientação espacial. Porto Alegre: Palloti, 1986.

NEUROSABER. Entenda o conceito de Psicomotricidade. Neurosaber Online, 2019. Disponível em: Entenda o conceito de Psicomotricidade - Instituto NeuroSaber. Acesso em: 09 de fev. 2024.

OLIVEIRA, Gisele de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 4. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.

OLIVEIRA, Gisele de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 15. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.

PACHER, L. A. G. Lateralidade e Educação Física. Revista Unioeste: Caderno da. Educação Física, Blumenau, v. 1, n. 3, p. 01-09, ago./dez. 2003.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SANTOS, C. S. A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. Monografia (Especialização) - Universidade federal Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010.

SOUZA, M. L. Práticas lúdicas na educação infantil. São Paulo: Clube de Autores, 2019.

VECCHIATO, Mauro. A terapia psicomotora. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2003.

VYGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998.

Downloads

Publicado

24/04/2024

Edição

Seção

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Categorias

Como Citar

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e515135. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5135