O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5140

Palavras-chave:

Brincar, Brincar livre, Educação infantil

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma reflexão teórica em relação ao tema do brincar e seus benefícios para o desenvolvimento das crianças na educação infantil. O brincar está em todo lugar, em casa, na rua, na escola, onde tiver crianças haverá brincadeiras, muitas atravessam gerações e a partir da inquietação sobre o tema escolhido, surgiu a seguinte questão, “Qual o lugar do brincar livre nas instituições de ensino?”. Para tanto, se fez necessário a pesquisa de como foi o início da Educação Infantil no Brasil e as leis que foram criadas para que fosse garantido o direito às crianças de serem crianças e através desta pesquisa chegamos aos dias atuais, onde sabemos que, com tantas demandas em sala de aula, e a correria do dia-dia, o brincar pode ser deixado de lado ou se tornar um instrumento para se ensinar alguma coisa, e o brincar livre vai sendo deixado de lado ou reduzido a poucos momentos antes de ir para casa. Para o devido tema, usou-se uma abordagem qualitativa no viés da reflexão e autores que dialogam com a temática foram selecionados: FILHO (2018), KISHIMOTO (1996), KUHLMANN (2000), VYGOTSKY (2008), FRIEDMAN (1996), PIAGET (1978), entre tantos outros que foram fundamentais nesse processo de aprendizagem. O presente trabalho realizou-se através de pesquisa bibliográfica acerca da temática, dessa forma, podendo concluir que o brincar livre oferece muitos benefícios e auxilia no desenvolvimento do ensino aprendizagem onde a criança aprende, cria, imagina e se desenvolve.

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Biografia do Autor

Sarita Padilha

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná –Campus de União da Vitória.

Rejane Steidel

Orientadora. Professora Mestre, em Educação. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual   do   Paraná –Campus   de   União   da   Vitória.

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Publicado

23/04/2024

Como Citar

Padilha, S., & Steidel, R. (2024). O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e545140. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5140