DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E FATORES QUE MOTIVAM PARA O ESTUDO PARA PROGRAMAÇÃO: O QUE MUDOU DESDE OS ESTUDOS DE 2018 NO CURSO DE TI DA UFERSA, CAMPUS PAU DOS FERROS?

Autores

  • Kleber Camara Pereira
  • Reudismam Rolim de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5151

Palavras-chave:

Algoritmos, Programação, Reprovação, Evasão

Resumo

O ensino de lógica de programação em cursos superiores apresenta alta taxa de reprovação, acarretando atrasos, desistências e outros problemas; impactando também na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e academia. Para identificar os problemas, Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) realizaram estudos, em 2018, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros - RN, buscando compreender as dificuldades, motivações e desmotivações dos alunos. Desde então, ações foram desenvolvidas, como o curso Pré-Algoritmos, para minimizar o impacto das deficiências na área. A pandemia de COVID-19 impactou negativamente o ensino e aprendizagem, demandando recursos de software devido às restrições de distanciamento impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este trabalho baseia-se nos estudos de Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) para verificar se houve mudanças em relação aos estudos realizados em 2018. Para isso, foi realizada uma pesquisa online objetivando obter dados e comparar os resultados com os trabalhos anteriores. Como resultado, foi identificado que, diferentemente dos trabalhos anteriores, a principal dificuldade em relação ao conteúdo foi o tema de Ponteiros. Desenvolver a lógica de programação continua sendo uma dificuldade entre os alunos, na qual os professores estão demandando mais atividades práticas para motivá-los, pois essa abordagem se mostra positiva, levando em consideração a motivação quando os discentes acertam e veem o código sendo executado. Assim, a utilização de objetos de aprendizagem online se mostra como a melhor estratégia para o estudo, do ponto de vista levantado pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Camara Pereira

Universidade Federal Rural do Semi Árido(UFERSA).

Reudismam Rolim de Sousa

Universidade Federal Rural do Semi Árido(UFERSA).

Referências

CAPELATO, R. et al. Mapa do Ensino Superior. 13. ed. São Paulo: Instituto SEMESP, 2023. p. 1-296.

FABRI, José Augusto. O Ensino de lógica de programação e o desenvolvimento de jogos educacionais: um caso aplicado aos alunos do curso de licenciatura plena em matemática. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)-Workshop de Ambientes de apoio à Aprendizagem de Algoritmos e Programação, São Paulo, SP. 2007. Disponível em: https://engenhariasoftware.wordpress.com/wp-content/uploads/2008/04/jogologo.pdf. Acesso em: 6 fev. 2024.

FERREIRA, J. V.; SOUSA, R. R. de. The employability of students in undergraduate courses in Information Technology: A empregabilidade dos discentes em cursos de graduação em Tecnologia da Informação. Concilium, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 835–858, 2023. DOI: 10.53660/CLM-881-23B30. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/881. Acesso em: 29 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-881-23B30

MOREIRA, G. L.; HOLANDA, W.; COUTINHO, J. C. DA S.; CHAGAS, F. S. Desafios na aprendizagem de programação introdutória em cursos de TI da UFERSA, campus Pau dos Ferros: um estudo exploratório. In: Anais Do Encontro De Computação Do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA, v. 1, n. 2, 2018. ISSN 2526-7574. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/ecop/article/view/7907.

QUEIROZ, J. V.; RODRIGUES, L. M.; COUTINHO, J. Um relato dos Fatores Motivacionais na Aprendizagem de Programação na Perspectiva de Alunos iniciantes em Programação da Universidade Federal Rural do Semi-Àrido Campus Pau dos Ferros-RN. In: Anais do Encontro de Computação do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA, [S. l.], v. 1, n. 2, 2018. ISSN 2526-7574. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/ecop/article/view/7892. Acesso em: 2 fev. 2024.

SANTOS, Antunes; GORGÔNIO, Arthur; LUCENA, Amarildo; GORGÔNIO, Flavius. A Importância do Fator Motivacional no Processo Ensino-Aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação para Alunos Repetentes. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 168-177. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10233

SOUSA, R. R. de; LEITE, F. T. Usando gamificação no ensino de programação introdutória / Using gamification in teaching introductory programming. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 33338–33356, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-043. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-043

VIANA, G. A.; PORTELA, C. dos S. O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.86079. Disponível em: https://seer0000000000000000000000.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86079. Acesso em: 12 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.86079

Downloads

Publicado

17/04/2024

Como Citar

Camara Pereira, K., & Rolim de Sousa, R. (2024). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E FATORES QUE MOTIVAM PARA O ESTUDO PARA PROGRAMAÇÃO: O QUE MUDOU DESDE OS ESTUDOS DE 2018 NO CURSO DE TI DA UFERSA, CAMPUS PAU DOS FERROS?. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e545151. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5151