DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E FATORES QUE MOTIVAM PARA O ESTUDO PARA PROGRAMAÇÃO: O QUE MUDOU DESDE OS ESTUDOS DE 2018 NO CURSO DE TI DA UFERSA, CAMPUS PAU DOS FERROS?
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5151Palavras-chave:
Algoritmos, Programação, Reprovação, EvasãoResumo
O ensino de lógica de programação em cursos superiores apresenta alta taxa de reprovação, acarretando atrasos, desistências e outros problemas; impactando também na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e academia. Para identificar os problemas, Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) realizaram estudos, em 2018, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros - RN, buscando compreender as dificuldades, motivações e desmotivações dos alunos. Desde então, ações foram desenvolvidas, como o curso Pré-Algoritmos, para minimizar o impacto das deficiências na área. A pandemia de COVID-19 impactou negativamente o ensino e aprendizagem, demandando recursos de software devido às restrições de distanciamento impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este trabalho baseia-se nos estudos de Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) para verificar se houve mudanças em relação aos estudos realizados em 2018. Para isso, foi realizada uma pesquisa online objetivando obter dados e comparar os resultados com os trabalhos anteriores. Como resultado, foi identificado que, diferentemente dos trabalhos anteriores, a principal dificuldade em relação ao conteúdo foi o tema de Ponteiros. Desenvolver a lógica de programação continua sendo uma dificuldade entre os alunos, na qual os professores estão demandando mais atividades práticas para motivá-los, pois essa abordagem se mostra positiva, levando em consideração a motivação quando os discentes acertam e veem o código sendo executado. Assim, a utilização de objetos de aprendizagem online se mostra como a melhor estratégia para o estudo, do ponto de vista levantado pelos alunos.
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