EXPLORANDO AS ORIGENS DA SEGREGAÇÃO ACADÊMICA ENTRE HUMANIDADES E CIÊNCIAS: TEORIA ATOR-REDE APLICADA À BIFURCAÇÃO DA NATUREZA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rafael Ferreira Martins Universidad Alberto Hurtado

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5159

Palavras-chave:

Bifurcação da Natureza, História da Educação, Teoria Ator-rede, Duas Culturas, Ciências e Humanidades

Resumo

Preocupando-se com a capacidade da academia em colaborar com os necessariamente interdisciplinares Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e considerando a denúncia de C.P. Snow de que a academia estaria disciplinarizada em duas culturas, este trabalho parte do conceito de Bifurcação da Natureza para traçar um referencial historiográfico da segregação entre as humanidades e as ciências entre os séculos XVII e XIX. Empregando-se a Teoria Ator-Rede sobre os séculos teoricamente abordados, produz-se 3 mapas de atores que esclarecem aspectos, apresentam novidades e proporcionam base para novas investigações quanto a segregação entre as culturas educacionais das humanidades e das ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Ferreira Martins, Universidad Alberto Hurtado

Mestrando em Ciencia, Tecnología y Sociedad na Universidad Alberto Hurtado, em Santiago do Chile. Bacharel em Filosofia pela Universidade de Brasília e licenciado em Física pela Universidade Paulista. Especialista em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul e concluindo especialização em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Membro do grupo de pesquisa Pensamento Processual e Estudos Whiteheadianos na América Latina (UFRJ/CNPq). Agraciado com Menção Honrosa e indicado ao Prêmio Destaque de Iniciação Científica no XXV CIC UnB/DF e segundo colocado no concurso de artigos mais acessados de 2021 na RECIMA21.

Referências

AMERICAN ACADEMY OF ARTS AND SCIENCES. The Hundred Most Influential Books Since the War. Bulletin of the American Academy of Arts and Sciences, v. 49, n. 8, p. 12–18, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.2307/3824697. DOI: https://doi.org/10.2307/3824697

BAKER, E. B. A. Crafting qualitative research questions: A prequel to design. SAGE Publications, 2021. DOI: https://doi.org/10.4135/9781071938935

BOUTERSE, Jeroen; KARSTENS, Bart. A Diversity of Divisions: Tracing the History of the Demarcation between the Sciences and the Humanities. Isis, v. 106, n. 2, p. 341-352, 2015. DOI: https://doi.org/10.1086/681995

BUEGER, C.; STOCKBRUEGGER, J. Actor-network theory. In: Technology and world politics: An introduction. Abingdon: Routledge, 2017. p. 42-59. DOI: https://doi.org/10.4324/9781317353836-3

CALLON, M. Actor Network Theory. In: International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, 2001. E-book. p. 62-66. DOI: https://doi.org/10.1016/B0-08-043076-7/03168-5

DETEL, W. Social Constructivism. In: International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, 2001. E-book. p. 14264-14267. DOI: https://doi.org/10.1016/B0-08-043076-7/01086-X

EICHMANN, Klaus. The network collective: Rise and fall of a scientific paradigm. [S. l.]: Springer Science & Business Media, 2008.

ENCYCLOPEDIA OF SCIENCE AND RELIGION. Science Wars. Encyclopedia.com, 18 sep. 2023. Disponível em: https://www.encyclopedia.com/education/encyclopedias-almanacs-transcripts-and-maps/science-wars

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

HATCH, J. A. Deciding to do a Qualitative Study. In: Doing qualitative research in education settings. Nova Iorque: State University of New York Press, 2002. p. 1-35.

HOGAN, Andrew J. The “two cultures” in clinical psychology: Constructing disciplinary divides in the management of mental retardation. Isis, v. 109, n. 4, p. 695-719, 2018. DOI: https://doi.org/10.1086/701062

IBGE. 2023. Disponível em: https://odsbrasil.gov.br/home/agenda

KIMBLE, Gregory A. Psychology's two cultures. American psychologist, v. 39, n. 8, p. 833, 1984. DOI: https://doi.org/10.1037//0003-066X.39.8.833

KRÄMER, Fabian. Shifting demarcations: an introduction. History of Humanities, v. 3, n. 1, p. 5-14, 2018. DOI: https://doi.org/10.1086/696298

MACIEL, O. S. R. D. Três vias introdutórias à Ontologia Orientada a Objetos de Graham Harman. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 144–173, 2023. Disponível em: https://itacarezinho.uneb.br/index.php/anansi/article/view/18304.

MASSEY, Walter E. CP Snow and the two cultures, 60 years later. European Review, v. 27, n. 1, p. 66-74, 2019. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/european-review/article/cp-snow-and-the-two-cultures-60-years-later/8A1C5EE52CE8AC2F6E2B963535599AFF. Acesso em: 17 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1017/S1062798718000595

MATOS, K. S. L.; VIEIRA, S. L. Pesquisa Educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.

MERMIN, N. David. Science wars revisited. Nature, v. 454, p. 276–277, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1038/454276a. DOI: https://doi.org/10.1038/454276a

ONU-BRASIL. 2023. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

ONU-BRASIL. 2023ª. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/2

OSELIERI RAEDER, Sávio Túlio; MIRANDA MENEZES, Patrícia. A relação entre interdisciplinaridade e a implementação da Agenda 2030. Parcerías Estratégicas, v. 24, n. 49, 2019.

PRIBERAM. Academia. [S. l.]: Priberam, 2023. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/academia

PROCTOR, J. Mapping Actors and Processes. [S. l.]: Lewis & Clark College, 2023. Disponível em: https://jimproctor.us/envs/mapping-actors-processes/. Acesso em: 05 set. 2023.

QUEIROZ E MELO, M. de F. A. de. Mas de onde vem o Latour?. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João Del-Rei, v. 2, n. 2, fev. 2008.

RHEINBERGER, Hans-Jörg. Culture and Nature in the Prism of Knowledge. History of Humanities, v. 1, n. 1, p. 155-181, 2016. DOI: https://doi.org/10.1086/685064

TIMMONS, William Todd. Older than Snow: The" Two Cultures" and the" Yale Report" of 1828. In: Forum on Public Policy Online. Oxford Round Table. 406 West Florida Avenue, Urbana, IL 61801, 2007.

VAN DER TUIN, Iris. “Without an analytical divorce from the total environment”: Advancing a Philosophy of the Humanities by reading Snow and Whitehead Diffractively. Humanities, v. 3, n. 2, p. 244-263, 2014. DOI: https://doi.org/10.3390/h3020244

Downloads

Publicado

28/04/2024

Como Citar

Ferreira Martins, R. (2024). EXPLORANDO AS ORIGENS DA SEGREGAÇÃO ACADÊMICA ENTRE HUMANIDADES E CIÊNCIAS: TEORIA ATOR-REDE APLICADA À BIFURCAÇÃO DA NATUREZA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e545159. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5159

Edição

Seção

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Categorias