NOTAS SOBRE A RELEVÂNCIA DOS JOGOS POPULARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA

Autores

  • Alexandra Lima Tavares Universidade Federal do Tocantins
  • Alderise Pereira Quixabeira Universidade Federal do Tocantins
  • Barbara Carvalho de Araújo Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0001-7465-2587
  • Ruhena Kelber Abrao UFT

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.526

Palavras-chave:

Educação Física; Infâncias; Jogos populares

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo abordar a Educação física na infância e a relevância dos jogos populares. Nosso objetivo é discutir acerca das contribuições dos jogos populares no processo de ensino e aprendizado da criança.Com o surgimento das novas tecnologias, os jogos populares vêm desaparecendo, assim muitos professores vêm resgatando esses jogos nas aulas de Educação Física escolar, pois se busca uma educação que possa favorecer as crianças conhecimentos construtivos que propicie seu desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, compreendo-a como sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem. A partir disso, como escolha metodológica, neste estudo foram utilizadas apenas as referências que constam no plano de ensino de três disciplinas do curso de Licenciatura em Educação Física do Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins, a saber: Jogos e Brincadeiras; Educação Física na Educação Infantil, Estágio Supervisionado na Educação Infantil. Nesta perspectiva, este estudo desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico. Ao promover o resgate de jogos e brincadeiras, os professores permitirão aos alunos o contato e conhecimento, não apenas dos jogos, mas de sua história. Os resultados demonstram que o jogo tradicional utilizado como um instrumento pedagógico é muito significativo, pois auxilia no desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e principalmente da sociabilidade da criança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandra Lima Tavares, Universidade Federal do Tocantins

    Graduada em Educação Física (UFT). Especialista em Educação Infantil (UFT) 

  • Alderise Pereira Quixabeira, Universidade Federal do Tocantins

    Graduada em Educação Física (UFT) Mestra em Ensino em Ciências e Saúde (UFT)

  • Barbara Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

    Graduada em Educação Física (UFT) Mestra em Ensino em Ciências e Saúde (UFT) 

Downloads

Publicado

09/08/2021

Como Citar

NOTAS SOBRE A RELEVÂNCIA DOS JOGOS POPULARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27526. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.526