NOTAS SOBRE A RELEVÂNCIA DOS JOGOS POPULARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.526Palavras-chave:
Educação Física; Infâncias; Jogos popularesResumo
A presente pesquisa tem como objetivo abordar a Educação física na infância e a relevância dos jogos populares. Nosso objetivo é discutir acerca das contribuições dos jogos populares no processo de ensino e aprendizado da criança.Com o surgimento das novas tecnologias, os jogos populares vêm desaparecendo, assim muitos professores vêm resgatando esses jogos nas aulas de Educação Física escolar, pois se busca uma educação que possa favorecer as crianças conhecimentos construtivos que propicie seu desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, compreendo-a como sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem. A partir disso, como escolha metodológica, neste estudo foram utilizadas apenas as referências que constam no plano de ensino de três disciplinas do curso de Licenciatura em Educação Física do Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins, a saber: Jogos e Brincadeiras; Educação Física na Educação Infantil, Estágio Supervisionado na Educação Infantil. Nesta perspectiva, este estudo desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico. Ao promover o resgate de jogos e brincadeiras, os professores permitirão aos alunos o contato e conhecimento, não apenas dos jogos, mas de sua história. Os resultados demonstram que o jogo tradicional utilizado como um instrumento pedagógico é muito significativo, pois auxilia no desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e principalmente da sociabilidade da criança.
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