PERSONAL BRANDING E ECONOMIA CRIATIVA: UMA ANÁLISE DA INTERSEÇÃO ENTRE MARCA PESSOAL E CRIADORES DE CONTEÚDO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5379Palavras-chave:
Economia criativa, Marca Pessoal, Personal Branding, Creator EconomyResumo
Este artigo visa apresentar a interseção entre personal branding e economia criativa aplicado à marca pessoal do criador de conteúdo e influenciador Dan Koe. O estudo de caso selecionado apresenta o modelo de trabalho que, enquadrado da creator economy, faz jus àqueles que buscam um nicho próprio para se diferenciar no mercado: o one-person business. Ao longo da análise, serão exploradas, em primeira instância, as fundamentações teóricas tanto de personal branding quanto a respeito da economia criativa com o intuito de corroborar, posteriormente, nas razões pelas quais Koe tem ganhado tanto destaque por conta da união inteligente entre esses dois polos complementares.
Downloads
Referências
ECONOMIA CRIATIVA. Uma Opção de Desenvolvimento Viável. São Paulo: Secretaria da Economia Criativa/Minc; Itaú Cultural, 2012. Disponível em: https://unctad.org/system/files/official-document/ditctab20103_pt.pdf. Acesso em: 22 maio 2024.
FRIEDMAN, Thomas L. O Mundo é Plano - Uma História Breve do Século XXI. [S. l.]: Leya, 2023.
GODIN, Seth. Tribos: nós precisamos que vocês nos liderem. São Paulo: Alta Books, 2013.
ISTO É. Influenciadores brasileiros devem movimentar R$ 105 bilhões este ano. Isto É, 12 abr. 2024. Disponível em: https://istoe.com.br/influenciadores-brasileiros-devem-movimentar-r-105-bilhoes-este-ano/. Acesso em: 22 maio 2024.
KOE, Dan. My Story: The Untold Truth Of Dan Koe. [S. l.]: Dan Koe, 2023. Disponível em: https://thedankoe.com/letters/my-story-the-untold-truth-of-dan-koe/. Acesso em: 22 maio 2024.
KOE, Dan. The Art of Focus. [S. l.]: Koe Press, 2024.
LINK TO LEADERS. 77% das empresas não encontram profissionais com estas duas competências. Link to Leaders, 12 abr. 2019. Disponível em: https://linktoleaders.com/77-das-empresas-nao-encontram-profissionais-criativos-e-inovadores/. Acesso em: 1 jun. 2024.
MATTE, Isabela. Como entrar no mundo bilionário da creator economy? Forbes, 15 mar. 2024. Disponível em: https://forbes.com.br/colunas/2024/03/isabela-matte-como-entrar-no-mundo-bilionario-da-creator-economy/. Acesso em: 22 maio 2024.
MCKEOWN, Greg. Essencialismo. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.
PEARSON, C. S.; MARK, M. O herói e o fora da lei. São Paulo: Editora Cultrix, 2022.
SCHNAIDER, Amanda. Impacto do YouTube no Brasil atinge R$ 4,55 bi em 2022. Meio e Mensagem, 14 ago. 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/youtubebrasil4552022#:~:text=O%20YouTube%20divulgou%20nesta%20segunda Acesso em: 22 maio 2024.
SINEK, Simon. Comece pelo porquê. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2018.
SINEK, Simon. How great leaders inspire action. YouTube, 4 de maio de 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qp0HIF3SfI4. Acesso em: 1 jun. 2024.
VIEK, D.; CENTENARO, L.; ZANELLA, S. Personal branding nas empresas. Barueri, SP: Chave Mestra Editora, 2022.
WORLD ECONOMIC FORUM. The Future of Jobs Report 2020. [S. l.]: World Economic Forum, 2020. Disponível em: https://www.weforum.org/publications/the-future-of-jobs-report-2020/. Acesso em: 1 jun. 2024.
YAMAGAMI, C.; ROBINSON, K. Somos todos criativos: os desafios para desenvolver uma das principais habilidades do futuro. São Paulo: Saraiva, 2019.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.