EVASÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA

Autores

  • Hadhy Hally Melo Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5432

Palavras-chave:

Evasão, Ensino superior, Brasil

Resumo

A evasão é uma grande problemática para o ensino superior. Além de conhecer os fatores que contribuem para a perda de alunos, necessita-se também do conhecimento de dados e índices que quantifiquem a evasão. Além disso, a falta de consenso sobre como calcular os índices de alunos evadidos dificulta a implementação de políticas públicas eficazes para diminuir esse problema. Após um levantamento bibliográfico, este estudo calculou a evasão no ensino superior brasileiro no período de 2016 a 2020, utilizando dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) que são disponibilizados anualmente por meio das Sinopses Estatísticas do Ensino Superior (SEES). A análise se concentrou nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, calculando índices de evasão do Brasil, de regiões e estados brasileiros. A metodologia aplicada utilizou uma fórmula adaptada para calcular a evasão e analisar os dados disponíveis, demonstrando a necessidade de abordagens mais específicas e estudos quantitativos para compreender as particularidades regionais e formular estratégias eficazes de redução da evasão no ensino superior brasileiro. Os resultados revelaram uma média nacional de evasão anual de 17,19%, com variações significativas entre regiões. As regiões Norte, Sul e Centro-oeste apresentaram índices acima da média nacional. Por outro lado, o Nordeste e o Sudeste tiveram índices abaixo da média.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hadhy Hally Melo Gonçalves

IFsertãoPE campus Ouricuri.

Referências

ALBUQUERQUE, Teresa. Do abandono à permanência num curso de ensino superior. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 7, p. 19-28, set./dez. 2008.

BAGGI, C. A. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. In: Avaliação (RAIES – Revista da Avaliação da Educação Superior), Campinas/Sorocaba, v. 16, n. 2, p. 355-374. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000200007

BRAGA, M. M.; PINTO, C. O. B. M.; CARDEAL, Z. L. Perfil sócio-econômico, repetência e evasão no curso de Química da UFMG. Química Nova, São Paulo, v. 20, n. 4. jul./ago. 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40421997000400017

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Comissão especial de estudos sobre a evasão nas universidades públicas brasileiras. Brasília: ANDIFES/ABRUEM/SESU/MEC, 1997.

BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. Paideia, Ribeirão Preto/SP, v. 5, n. 5, 9-16, 1993. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X1993000200002

CAPES. Portal de periódicos 2023. Brasilia: Capes, 2023. Disponível em: https://www-periodicos-capes.gov.br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?. Acesso em: 23 nov. 2023.

CUNHA, A. M.; TUNES, E; SILVA, R. R. Evasão do curso de química da Universidade de Brasília. Química Nova, São Paulo, v. 24, n. 2, mar./abr. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422001000200019

GEMAQUE, L. S. B.; SOUZA, L. G. Diplomação, Retenção e Evasão: estudo com enfoque na evasão dos cursos de graduação na Universidade Federal do Maranhão no período de 2008 a 2010. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 2, n. 1, p. 84-105, jan./jun. 2016.

GILIOLI, R. D. S. P. Evasão em instituições federais de ensino superior no Brasil: expansão da rede, Sisu e desafios. Consultoria Legislativa, 2016.

GOMES, A. A. Evasão e evadidos: o discurso dos alunos sobre evasão escolar nos cursos de licenciatura. 1999. Resumo de Tese publicado na Revista eletrônica Nuances, do programa de pós-graduação em educação e do departamento de educação da faculdade de ciências e tecnologia da Universidade Estadual Paulista em Franca, 1999. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/124/162. Acesso em: 13 jun. 2022.

HOTZA, Maria A. S. O abandono nos cursos de graduação da UFSC em 1997: a percepção dos alunos-abandono. 2000. 86f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Centro de Ciências Humanas,Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2015. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: http://portal.Inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 05 abr. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: http://portal.Inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 05 abr. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2017. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: http://portal.Inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 05 abr. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://portal.Inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 05 abr. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: http://portal.Inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 05 abr. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2020. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: http://portal.Inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 05 abr. 2021.

LEPPEL, Karen. The impact of major on college persistence among freshmen. Higher Education, New York, v. 41, p. 327-342, 2001. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1004189906367

LOBO, M. B. C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Mogi das Cruzes, SP: Instituto Lobo / Lobo & Associados Consultoria, 2011.

MORAES, Júlia O. de; THEÓPHILO, Carlos R. Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros & UNIMONTES. In: CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 2., 2006. Anais [...] São Paulo: USP, 2006.

RISTOFF, D. Evasão: exclusão ou mobilidade. Florianópolis: UFSC, 1995 (MIMEO).

SILVA FILHO, R. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007

Downloads

Publicado

15/08/2024

Como Citar

Melo Gonçalves, H. H. (2024). EVASÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(8), e585432. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5432