ATENÇÃO ESCOLAR ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ANGOLA: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Antonia João Mussaque

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5680

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem, avaliação, intervenção, inclusão.

Resumo

A falta de uniformidade nos perfis de aprendestes com Dificuldades de Aprendizagem Específica (DA) dificulta o processo de intervenção e reeducação pedagógica, transformando assim a prática de ensino e inclusão escolar um desafio permanente para todos os envolvidos. Com o objetivo de contribuir para a compreensão desta temática amplamente discutida por teóricos e pesquisadores do mundo acadêmico, apresentamos a definição e caracterização de cada área de dificuldade, as estratégias de intervenção pedagógica e os modelos de ensino e aprendizagem que sejam significativas para o desenvolvimento de habilidades e competências requeridas em contexto de ensino e aprendizagem. O Foco da pesquisa é a recuperação do aluno com dificuldades de aprendizagem específica, visto ser esta uma das questões que ocasionam o baixo rendimento escolar e consequentemente a evasão escolar, esta que favorece o baixo desenvolvimento intelectual, sociocultural e econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia João Mussaque

Instituto Superior Politécnico do Lubango (ISPEL).

Referências

ALMEIDA, L. S. Facilitar a aprendizagem: ajudar os alunos a aprender e a pensar. Lisboa: Relógio D′Água Editores, 2002. (Psicologia Escolar e Educacional). DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572002000200006

ALVES, Rubem. Conversas sobre educação. 11. ed. Campinas, SP: Verus Editora, 2014.

ANGOLA. Política Nacional de Educação Especial Orientada para a Inclusão: Decreto Presidencial n. 187/17, 2017.

BENDER, W. N. Learning Disabilities: Characteristics, identification, and teaching strategies. 2 ed. [S. l.]: Allyn and Bacon, 1995.

CUNHA, Antonio Eugênio. Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade. 8. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FULK, B. M. The effects of combined strategy and contribution training on LD adolescents spelling performance. Exceptionality, v. 6, p. 13-27, 1996. DOI: https://doi.org/10.1207/s15327035ex0601_2

JOHNSON, D.; JOHNSON, R. Cooperation and competition: theory and research. [S. l.]: Interaction Book Company, 1989.

PAZETO, Talita de Cassia Batista; SEABRA, Alessandra Gotuso. O que prediz leitura, escrita e matemática. São Paulo: Editora Mackenzie, 2019.

SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade escolar. 13. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

TIBA, Içami. Ensinar aprendendo: como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização. São Paulo: Editora Gente, 1998.

Publicado

18/09/2024

Como Citar

João Mussaque, A. (2024). ATENÇÃO ESCOLAR ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ANGOLA: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(9), e595680. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5680