NARRATIVAS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE A HOMOFOBIA INTERNALIZADA: UMA ANÁLISE SOB A LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5712

Palavras-chave:

Homofobia internalizada, Jovens universitários, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

Há processos homofóbicos nas relações universitárias, sejam aqueles manifestos entre alunos, entre professores e alunos ou até mesmo entre alunos e os equipamentos da universidade. A homofobia é um processo psicossocial, o que significa que ela tem uma história, a qual, por sua vez, se enraíza no cotidiano de pessoas homossexuais, inclusive em espaços educacionais como a universidade. Em certos períodos do desenvolvimento, a homofobia pode causar danos significativos na experiência de vida da pessoa que a sofre, e um desses períodos críticos é a juventude, durante a qual nossas necessidades e atividade mudam drasticamente. Este estudo objetivou analisar as narrativas de jovens universitários brasileiros sobre suas vivências de homofobia internalizada. O processo de pesquisa se caracterizou dentro da perspectiva qualitativa e, durante ele, foram realizadas entrevistas com quatro participantes, que responderam ao instrumento Dinâmica do Tempo. O corpus da pesquisa foi analisado a partir da Psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vigotski, sobretudo através dos conceitos de sentido e vivência. Por fim, o estudo indicou que a experiência de jovens homossexuais brasileiros universitários é eminentemente marcada por elementos psicossociais de homofobia, os quais contribuem para maiores índices de homofobia internalizada entre esse público, afetando a produção de sentidos negativos acerca de si e do mundo, além de tensionar sua vivência rumo a um desenvolvimento patológico. Nesse contexto de violência, jovens homossexuais universitários podem ficar à mercê de ambientes acadêmicos que não contam com uma estrutura adequada para seu acolhimento, havendo, assim, a necessidade de revisitação dos moldes da universidade.

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Biografia do Autor

  • José da Silva Oliveira Neto

    Psicólogo (UECE) e sexólogo (CBI of Miami), Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicoterapeuta histórico-cultural e fundador do Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará (NPHC). 

  • Ana Ignez Belém Lima

    Psicóloga, Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago da Compostela (Espanha). Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará. 

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Publicado

28/09/2024

Como Citar

NARRATIVAS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE A HOMOFOBIA INTERNALIZADA: UMA ANÁLISE SOB A LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(9), e595712. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5712