AS TIC COMO FERRAMENTAS DE ENSINO DA HISTÓRIA E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES

Autores

  • Maria Aparecida Almeida da Silva
  • Alexandre Santos de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5787

Palavras-chave:

História, Ensino, Aprendizagem, TIC

Resumo

O ensino de história, especialmente entre adolescentes, pode ser uma atividade desafiadora, considerando-se a necessidade de fazer com que esses alunos compreendam que por mais distante que um fato esteja no passado, de alguma forma ele contribuiu para a construção do presente e incide sobre a vida das sociedades de forma ampla. O professor de história encontra um desafio duplo, além da necessidade de compreender as especificidades dos adolescentes e encontrar formas de tornar as aulas atrativas, precisa fazer com que compreendam que passado, presente e futuro estão conectados. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar as TIC como fermenta de ensino da história e seu papel no sentido de facilitar a  contextualização desses fatos no cotidiano dos adolescentes. Procedeu-se de uma revisão narrativa da literatura nacional e internacional. Quando pensamos sobre o papel dos meios digitais no ensino e aprendizagem da História Mundial, é apropriado começar com algum contexto histórico. Os desafios inerentes ao ensino de um curso amplo de levantamento histórico têm sido bem reconhecidos e debatidos há pelo menos mais de um século. A chegada dos meios digitais ao ensino e à aprendizagem da História Mundial não é algo negativo. Pelo contrário, os meios digitais cuidadosamente construídos podem dar aos nossos alunos acesso a experiências multimídia imediatas que o ensino convencional não pode proporcionar, encontros com imagens estáticas e em movimento, música, dados e texto mais ou menos simultaneamente.

 

 

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Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Almeida da Silva

    Docente na Secretaria de Estado da Educação de Rondônia. Licenciatura Plena em Pedagogia-Faculdade de Educação de Colorado do Oeste RO, Pós graduada em Psicopedagogia -Universidade Salgado Filho de Oliveira RJ, Pós graduação em Visão Interdisciplinar em Educação pela Faculdades Integradas de Cacoal -RO e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional- (PROFEPT IFRO).

  • Alexandre Santos de Oliveira

    Docente no Instituto Federal de Sergipe – IFS. Professor credenciado no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA-UFAM) e no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEpt – IFRO). Doutor em Design, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, com doutorado Sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

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Publicado

18/10/2024

Como Citar

AS TIC COMO FERRAMENTAS DE ENSINO DA HISTÓRIA E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105787. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5787