UM PANORAMA SOBRE AS TEORIAS E AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5855

Palavras-chave:

Administração, Educação a distância, Ensino Superior

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever as principais teorias que fundamentam a Educação a Distância (EAD) nos cursos de Administração no Brasil, bem como os autores que contribuem para essa área de conhecimento sob o ponto de vista do docente. Aborda-se também as principais metodologias pedagógicas aplicadas, incluindo o modelo de broadcast, a virtualização da escola tradicional, o conceito de "estar junto virtual" e a flexibilização no uso de diversas abordagens. Além disso, discute-se conceitos essenciais relacionados ao Currículo e apresenta-se um panorama histórico da atividade profissional do Administrador no Brasil, além de delinear o perfil do Administrador conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Foram 40 questionários aplicados em amostra não probabilística por conveniência. As análises revelam que as abordagens pedagógicas nos cursos de graduação em Administração na EAD variam consideravelmente entre as instituições, refletindo uma diversidade de paradigmas teóricos. Essa variação sugere a necessidade de um aprofundamento nas práticas pedagógicas, visando a melhoria da qualidade do ensino e a formação de profissionais capacitados para os desafios do mercado de trabalho. Embora alguns identifiquem que o EAD pode ser uma forma de redução de custos, outros tem a percepção de qualidade, salvo as limitações da IES e corpo discente. Assim, o artigo contribui para um melhor entendimento das dinâmicas da EAD e suas implicações na formação do Administrador no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmir Kuazaqui

Doutor e Mestre em Administração. Pós-graduado em Marketing e graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior. Coordenador do Grupo de Excelência em Relações Internacionais e Comércio Exterior (GERICE) do Conselho Regional de São Paulo (CRASP). Coordenador e Professor de MBA´s da Universidade Paulista (UNIP). 

Luis Antonio Volpato

Pós-Doutor pela Universidade Católica Portuguesa, Doutor em Educação, pesquisa em Novas Tecnologias (Currículo) e Mestre em Administração Financeira pela PUC-SP. Graduado em Administração e Ciências Contábeis. Consultor de empresas, Coordenador de MBA, professor na Faculdade de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Referências

ABED - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Disponível em: http://www.abed.org.br. Acesso em: 15 jul. 2024.

ALMEIDA, M. E. B. Transformações no trabalho e na formação docente na educação a distância on-line. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 67-77, nov. 2010.Disponível em: https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2468/2206. Acesso em: 31 maio 2024.

AMATUCCI, M. Perfil do Administrador brasileiro para o Século XXI: um enfoque metodológico. 2000. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

AZEVEDO, W. Panorama atual da educação a distância no Brasil. [S. l.]: ABED, 2000. Disponível em: https://www.abed.org.br/congresso2003/docs/anais/TC41.pdf. Acesso em 15 maio 2024.

BATES, A. W. Restructuring the University for Technological Change: What kind of university? London: Paper presented at the Carnegie Foundation for Advanced of Teaching Conference, 1982.

CED-PUCSP. Programa de Pós-Graduação Educação (Currículo). Disponível em: http://www.ced.pucsp.br/. Acesso em: 31 maio 2024.

CFA - CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Disponível em: http://www2.cfa.org.br/. Acesso em: 30 ago. 2024.

DANIEL, J.; STROUD, M. Distance education: a rEADsesment for the 1980. In: KEEGAN, D. Foundations of distance education. Second Edition. London: Routledge, 1990.

DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.

DEMO, P. Educação e qualidade. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2001.

E-MEC. Dados das IES privadas: Cursos de Administração. Brasilia: E-MEC, s. d. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 31 maio 2024.

GODOI, C. K.; MATTOS, P. L. C. L. Entrevista qualitativa: instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais. São Paulo: Saraiva, 2006.

GOODSON, I. F. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995.

HOLMBERG, B. Grow and structure of distance education. London: Croom Helm, 1986.

JOÃO, B. N. Das competências essenciais às estratégias baseados no conhecimento. Organizações em Contexto, (SBC), v. 1, n. 1, p. 135-159, jun. 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23913/1/Bruno%20Correia-Lima.pdf/. Acesso em: 01 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v1n1p135-159

JULIATTO, C. I. A Universidade em Busca da Excelência: um estudo sobre a qualidade da Educação. 2. ed. Curitiba: Universitária Champagnat, 2005.

LÉVY, P. A Conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

LIMA, M. C. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.

MAIA, C. Guia Brasileiro de Educação a Distância. São Paulo: Esfera, 2002.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da 1ª EAD. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EAD: a Educação a Distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007a.

MAIA, M. C. O uso da Tecnologia da Informação, para a Educação a Distância no Ensino Superior. 2003. Tese (Doutorado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2003.

MANZINI, E. J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semiestruturada. In: MARQUEZINE, M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação. Londrina: Eduel, 2003. p.11-25.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, C. B. Surgimento e expansão dos cursos de Administração no Brasil (1952-1983). Educação e Sociedade, v. 12, n. 34, 1989.

MEC/INEP. Censo da Educação Superior. Brasilia: MEC/INEP, 2023. Disponível em: http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/default.asp. Acesso em: 31 maio 2024.

MEC/SEED - Referenciais de Qualidade para EAD. Brasilia: MEC/SEED, 2007.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciaisEAD.pdf. Acesso em: 15 maio 2024.

MOORE, M. G. Towards a theory of independent learning and teaching. In KEEGAN, D. J. Foundations of distance education. London: Routledge, 1990.

MOORE, M.; KEARSLEY. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14. ed. Campinas: Papirus, 2007.

NASCIMENTO, F.; CARNIELLI, B. L. Educação a distância no ensino superior: expansão com qualidade? ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 9, n. 1, p.84-98, nov. 2007. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i1.740

PUC-SP. Banco de Teses. São Paulo: PUC-SP, s. d. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br/. Acesso em: 31 maio 2024.

RUMBLE, G.; KEEGAN, D. General Characteristics of the distance teaching universities, 1982. In: KEEGAN, D. Foundations of distance education. Second Edition. London: Routledge, 1990.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SEWART, D. Continuity of concern for students in a system of learning at a distance. In: KEEGAN, D. Foundations of distance education. Second Edition.London: Routledge, 1990.

SEWART, D.; KEEGAN, D.; HOLMBERG, B. Distance education: International Perspectives. Croom Helm, 1983.

SILVA, F. A evolução dos Referenciais de Qualidade para a EAD. In: SANCHEZ, Fábio (Org.). Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância. 4. ed. São Paulo: Instituto Monitor, 2008. p. 145-155.

SOUZA, R. F. Cultura escolar e currículo: aproximações e inflexões nas pesquisas históricas sobre conhecimentos e práticas escolares. In: XAVIER, L. N.; CARVALHO, M. M. C. de; MENDONÇA, A.; CUNHA, J. L. da (Orgs.). Escola, cultura e saberes. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

TARDELLI, L. S. A. Aportes para compreender o trabalho do professor iniciante em EAD. 2006. Tese. (Doutorado em Educação Currículo) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, 2006.

UNICAMP. Banco de Teses. Campinas: UNICAMP, s. d. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/. Acesso em: 31 maio 2024.

USP. Banco de Teses. São Paulo: USP, s. d. Disponível em: http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=12&Itemid=77&lang=pt-br. Acesso em: 31 maio 2024.

VALENTE, J. A. Diferentes abordagens de Educação a distância. Brasilia: MEC, 2002. Disponível em: http://www.proinfo.mec.gov.br/biblioteca/textos/txtaborda.pdf. Acesso em: 31 maio 2024.

VALENTE, J. A. Diferentes Usos do Computador na Educação. In: VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP, 2003a. p. 1-23.

VALENTE, J. A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 7, n. 12, p. 139-48, 2003b. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832003000100010

VALENTE, J. A.; MORAN, J. M.; ARANTES, V. A. (Org.) Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Sumus Editorial, 2011.

VASCONCELLOS, C. S. Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo. São Paulo: Libertad, 2009.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

VOLPATO, L. A. Uma Contribuição ao Estudo da Influência do Custo das Transações de Factoring na Taxa de Mortalidade de Empresas de Pequeno Porte no Estado de São Paulo. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, 2002.

Downloads

Publicado

07/11/2024

Como Citar

Kuazaqui, E., & Antonio Volpato , L. (2024). UM PANORAMA SOBRE AS TEORIAS E AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(11), e5115855. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5855