UM PANORAMA SOBRE AS TEORIAS E AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5855Palavras-chave:
Administração, Educação a distância, Ensino SuperiorResumo
O objetivo deste artigo é descrever as principais teorias que fundamentam a Educação a Distância (EAD) nos cursos de Administração no Brasil, bem como os autores que contribuem para essa área de conhecimento sob o ponto de vista do docente. Aborda-se também as principais metodologias pedagógicas aplicadas, incluindo o modelo de broadcast, a virtualização da escola tradicional, o conceito de "estar junto virtual" e a flexibilização no uso de diversas abordagens. Além disso, discute-se conceitos essenciais relacionados ao Currículo e apresenta-se um panorama histórico da atividade profissional do Administrador no Brasil, além de delinear o perfil do Administrador conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Foram 40 questionários aplicados em amostra não probabilística por conveniência. As análises revelam que as abordagens pedagógicas nos cursos de graduação em Administração na EAD variam consideravelmente entre as instituições, refletindo uma diversidade de paradigmas teóricos. Essa variação sugere a necessidade de um aprofundamento nas práticas pedagógicas, visando a melhoria da qualidade do ensino e a formação de profissionais capacitados para os desafios do mercado de trabalho. Embora alguns identifiquem que o EAD pode ser uma forma de redução de custos, outros tem a percepção de qualidade, salvo as limitações da IES e corpo discente. Assim, o artigo contribui para um melhor entendimento das dinâmicas da EAD e suas implicações na formação do Administrador no Brasil.
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