EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO: PLANO CURRÍCULAR E INCLUSÃO DO GÉNERO EM ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5874Palavras-chave:
Educação. Currículo. Género e Angola.Resumo
O objetivo geral deste artigo é compreender educação como processo de ensino: plano, curricular e inclusão do gênero em Angola. Objectivos específicos, analisar a educação, com enfase nos aspectos relacionados ao currículo e ao gênero, identificar as causas de avanços e recuos na educação angolana, entender o papel do executivo nas políticas da educação e construção da identidade do género. A educação em Angola tem atravessado momentos de avanços e retrocessos, sendo o último que tem vindo a condicionar o desenvolvimento e crescimento desejável deste sector, consequentemente o progresso do país. Pretendemos assim, por meio de pesquisa bibliográfica, analisar os avanços versus os retrocessos da educação em Angola tendo em conta o investimento que o Governo disponibiliza para esta área chave e determinante para o desenvolvimento do país. A análise feita por meio de documentos de alguma legislação e de outros documentos formais da República de Angola, sobretudo dos Orçamentos Gerais de 2002 a 2023, demostrou que o País enfrenta sérios problemas na valorização do seu sistema educativo, tendo em conta o investimento que se tem vindo a alocar nesta área do saber comparado ao recomendado pela UNESCO.
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