BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO DE APRENDIZADO E SOCIALIZAÇÃO NO CEMEI RUTH YELITA FORTE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5888Palavras-chave:
Educação, Atividade Lúdicas., Educação Infantil., Jogos e brincadeirasResumo
A proposta deste artigo, intitulado: “Brinquedoteca: um espaço de aprendizado e socialização no Cemei Ruth Yelita Forte”, é ressaltar a importância da brinquedoteca no desenvolvimento da criança. Para tanto, o estudo subdivide-se em seções , que caracterizam infância, criança, brincar, brinquedoteca e pesquisa. A metodologia de pesquisa foi desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica, documental, livros, formulário do Google e referências que fundamentam a temática. A pesquisa visa responder a seguinte questão problema: qual é a importância da brinquedoteca no ambiente escolar, sobretudo para as professoras do Cemei Ruth Yelita Forte? O resultado dos formulários aplicados indica que a maior utilidade do ambiente é para brincadeiras livres. Aliando os resultados estatísticos aos autores escolhidos como referência, e aqui tratando-se da conclusão da pesquisa, o estudo indica que a brinquedoteca auxilia em vários fatores de desenvolvimento da criança, a exemplo do cognitivo, socialização e psicomotricidade. As referências teóricas basilares foram Ariès (1975), DCNs (2013), Freire (2014), Kishimoto (1999), Costa et. al (2018), Zorze (2012), Brougère (1998), Carneiro (2015), Cruz, Castro (2011), Rosa et.al (2011), Piaget (2011), Base Nacional Comum Curricular (2017) e o Projeto Político Pedagógico Cmei Ruth Yelita Forte (2022).
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