FAMÍLIA E ESCOLA: RELAÇÕES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5890

Palavras-chave:

Família. Escola. Desafios. Indisciplina.

Resumo

O presente artigo aborda a questão da Família e escola com relações e desafios encontrados no setor educacional. O objetivo é expandir a compreensão diante a Família com relações acerca da indisciplina no ambiente educacional, com uma análise diante as estratégias utilizadas na escola e papel da família na formação educacional. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica para entender o conceito de indisciplina na educação e a relação dos pais, relacionando o comportamento junto à criança. Nesse sentido, a relação entre a família e a escola é de extrema importância para o desenvolvimento educacional e emocional das crianças. Ambos os ambientes desempenham papéis fundamentais no processo de aprendizagem e formação dos indivíduos, contribuindo para a construção de uma base sólida para o futuro. É essencial que haja uma comunicação efetiva e uma parceria colaborativa entre pais, responsáveis e educadores, a fim de garantir o sucesso e bem-estar dos alunos. A participação ativa da família na vida escolar das crianças, o apoio nos estudos e o acompanhamento do desempenho acadêmico são fatores determinantes para o êxito educacional. Assim, é necessário que haja uma sintonia entre família e escola, visando o desenvolvimento pleno e saudável das crianças e jovens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Keila Cristina de Paiva Silva

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Gláucia Hermogênea de Jesus Pereira de Macedo

    Universidade Europeia do Atlântico - UNEATLANTICO.

  • Valdenice Batista Alves

    Universidade Europeia do Atlântico - UNEATLANTICO.

Referências

ALVES, Cândida Maria Santos Daltro. (In) Disciplina na escola: cenas da complexidade de um cotidiano escolar. Ilhéus, BA: Editus, 1996.

AQUINO, Júlio Groppa (org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 4. ed. São Paulo: Summus, 1996.

GADOTTI, Moacir. História da ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.

GARCIA, Joe. Indisciplina na escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva. Revista paranaense de desenvolvimento. Curitiba, n. 95, p. 101-108, jan./abr. 1999.

PARRAT-DAYAN, Silvia. Como enfrentar a indisciplina na escola. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

PASSOS, Arlei Ferreira. Indisciplina: Falta de limites, violência e fracasso escolar: compreender e educar. São Paulo: Centauro, 2011.

TIBA, Içami. Disciplina: limite na medida certa - novos paradigmas. 85.ed. São Paulo: Integrare, 2006

Downloads

Publicado

02/11/2024

Como Citar

FAMÍLIA E ESCOLA: RELAÇÕES E DESAFIOS. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(11), e5115890. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5890