CONFLITOS NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6100Palavras-chave:
Mediação de Conflitos. Violência Escolar. Educação Socioemocional. Intervenção Pedagógica.Resumo
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um processo crucial no desenvolvimento educacional das crianças, marcado por desafios que envolvem aspectos pedagógicos, sociais e emocionais. Esse período de mudança, muitas vezes, gera conflitos que podem impactar negativamente a adaptação dos alunos e a continuidade de seu desenvolvimento. O objetivo deste estudo é analisar os principais conflitos enfrentados por crianças e educadores durante essa transição, identificando suas causas e propondo estratégias para facilitar a adaptação das crianças ao novo contexto escolar. A metodologia adotada foi bibliográfica, com levantamento e análise de obras acadêmicas, artigos científicos e documentos oficiais sobre o tema, focando principalmente em estudos que discutem a transição entre as etapas educacionais e as práticas pedagógicas recomendadas. A pesquisa conclui que a transição para o Ensino Fundamental apresenta desafios significativos, como a mudança no ritmo de ensino, a perda da estrutura lúdica da Educação Infantil e as diferentes expectativas em relação ao desempenho escolar. As estratégias que promovem uma maior articulação entre os profissionais das duas etapas, além de uma abordagem que respeite o desenvolvimento individual da criança, são essenciais para reduzir os conflitos e garantir uma transição mais tranquila e eficaz.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. A. Desafios da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. São Paulo: Editora Cortez, 2021.
COSTA, A. M. A formação de professores e a transição escolar: uma análise crítica. Porto Alegre: Editora Artmed, 2019.
COSTA, M. F.; SILVA, L. P. Estratégias pedagógicas para uma transição bem-sucedida. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2020.
DE LIMA BRITO, Mateus; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; MARÇAL, Edgar. Integração das tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar e sua interlocução com o projeto político pedagógico: uma revisão sistemática da literatura. Revista educar mais, v. 6, p. 883-898, 2022. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2930
FERREIRA, T. A. A integração pedagógica entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Salvador: Editora EDUFBA, 2019.
MARTINS, José Geovânio Buenos Aires. Formação e profissionalização docente. Caderno Intersaberes, v. 9, n. 17, 2020.
TEIXEIRA, Luciana Cláudia Teixeira; DA SILVA, Mauro Márcio Tavares; DE AZEVEDO, Ana D.'Arc Martins. A Educação Ambiental e os documentos oficiais da educação básica: uma abordagem interdisciplinar à luz da BNCC. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 4, p. 425-445, 2022. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12688
VIEIRA, Livia Chrisley Serafim; FIGUEIREDO, Francisco Clébio de. Implementação da BNCC na prática pedagógica de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Anais IV CONEDU | Plataforma Espaço Digital, 2023.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.