A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL

Autores

  • Roberto Carlos Lazaretti Jr.
  • Giulia da Silva Castanheira
  • Patrícia Aparecida Scherite Maschio

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i12.6104

Palavras-chave:

Educação financeira; Conscientização; Estratégias educacionais.

Resumo

Ao longo da pesquisa, são exploradas oportunidades de melhoria no nível de conhecimento financeiro da população. A partir da análise dos dados, é possível destacar estratégias de ensino mais eficazes para promover a educação financeira, contribuindo para o desenvolvimento de competências fundamentais para uma gestão financeira mais eficiente. Essas estratégias podem ser aplicadas tanto no ambiente escolar quanto no corporativo, com o intuito de promover uma cultura de responsabilidade financeira e aumentar a autonomia dos indivíduos na relação ao gerenciamento de suas finanças. Em resumo, o trabalho busca não apenas avaliar as iniciativas atuais de educação financeira, mas também propor melhorias e novas abordagens que possam ter impacto positivo na vida financeira das pessoas. A metodologia adotada foi qualitativa, permitindo uma análise profunda dos fenômenos e suas percepções, combinada com métodos exploratório, descritivo e bibliográfico. Isso possibilitou o aprofundamento nas questões do tema, descrição detalhada dos fenômenos e levantamento teórico relevante para embasar a pesquisa. O estudo destaca a seriedade do ensino financeiro desde a infância, ressaltando seu impacto no desempenho individual, familiar e social. Além disso, aponta a necessidade de incluir o ensino financeiro nas escolas e integrar novas tecnologias para melhorar a gestão financeira pessoal e coletiva.

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Biografia do Autor

  • Roberto Carlos Lazaretti Jr.

    Faculdade Santa Rita.

  • Giulia da Silva Castanheira

    Aluno do Curso de Administração da FASAR.

  • Patrícia Aparecida Scherite Maschio

    Professora da Faculdade Santa Rita-SP, FASAR.

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Publicado

14/12/2024

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(12), e5126104. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i12.6104