ESTUDO DE CASO DA FISICA NO 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DOM MILTON CORRÊA PEREIRA, MANAUS-AM, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6153

Palavras-chave:

Educação, Estudo de caso, Pedagogia, física, Leitura

Resumo

A presente pesquisa trata de um estudo de caso, desenvolvido em uma escola pública estadual da cidade Manaus-AM, Brasil. O estudo foi desenvolvido como conteúdo da Disciplina Física, com o objetivo de descrever como o uso de atividades experimentais estimula o ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina de Física, tomando como referência estudos de caso na pedagogia do aprendizado. O Método da pesquisa incluiu revisão bibliográfica de Estudos de Caso descritos na literatura para pedagogia educacional e para o estudo da Física. Além disto, foram revistos conceitos, metodologias e métodos de coleta de dados através de questionários e atividades experimentais aplicadas para os alunos. Para obtenção dos dados da pesquisa foram aplicados dois questionários: um com perguntas semiestruturadas para os docentes e outro com perguntas de múltipla escolha para alunos. Também foram realizadas atividades práticas com os alunos para saber se eles parecem motivados por este tipo de aula. Os resultados obtidos permitem inferir que a motivação dos alunos é a mola propulsora no processo de aprendizagem. Deste modo, o presente estudo corrobora com outros Estudos de Caso descritos na literatura, apontando para mudanças pedagógicas urgentes nas aulas de Física. 

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Biografia do Autor

  • Katiane Pereira dos Santos

    Mestre em Ciências da Educação. UNIVERSIDAD DEL SOL – UNADES.

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Publicado

03/01/2025

Como Citar

ESTUDO DE CASO DA FISICA NO 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DOM MILTON CORRÊA PEREIRA, MANAUS-AM, BRASIL. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(1), e616153. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6153