A RELEVÂNCIA DAS AÇÕES EDUCATIVAS EM RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.622Palavras-chave:
mortes estão relacionadas às doenças cardíacasResumo
No Brasil aproximadamente 29% de todas as mortes estão relacionadas às doenças cardíacas, constituindo assim uma das causas mais comuns de óbitos em âmbito nacional, Dentre estas, destacam-se as situações de parada cardiorrespiratória, condição na qual se faz necessário que as pessoas atingidas por esse agravo sejam socorridas de forma rápida através de um atendimento eficiente. Entretanto, tem-se observado o desconhecimento e a falta de preparo tanto em muitos profissionais de saúde como em grande da população em geral acerca desse tema. O presente estudo objetivou analisar as produções científicas nacionais e internacionais com temáticas que abrangiam educação em ressuscitação cardiopulmonar para alunos do ensino médio, por intermédio do uso ações educativas sobre a temática. Trata-se de uma revisão descritiva construída a partir das publicações com o tema ações educativas em ressuscitação cardiopulmonar entre discentes do ensino médio, entre os anos de 2011 e 2021. O ensino sobre reanimação cardiorrespiratória, quando iniciado no período escolar, se torna um meio importante para a diminuição da mortalidade decorrente do desconhecimento sobre o assunto, evitando assim que o socorrista leigo fique diante dessa situação de emergência sem agir eficientemente. É, portanto, relevante uma maior conscientização da importância da educação do leigo sobre ressuscitação cardiopulmonar, uma vez que o acesso precoce ao serviço especializado pode ser atrasado pela incapacidade das pessoas em diagnosticar a parada cardiorrespiratória e acionar o socorro.
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