GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS: O USO DE MAPAS DIGITAIS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA VASCO DA GAMA – ARACI/BA PARA O FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6485Palavras-chave:
Geografia.Mapas digitais .PlanejamentoResumo
A presente pesquisa analisa a utilização de geotecnologias no ensino de Geografia no Ensino Fundamental II, com ênfase na promoção de competências espaciais e no fortalecimento da aprendizagem significativa. O estudo destaca a integração de ferramentas digitais, como mapas digitais e sistemas de informação geográfica (SIG), como elementos essenciais nesse processo educativo. O propósito principal da pesquisa consistiu em promover habilidades espaciais através de uma abordagem pedagógica que incorporasse a utilização de geotecnologias no ensino de Geografia na Escola Vasco da Gama, localizada no município de Araci, na Bahia. Segundo Tolfo et al. (2021), as instituições educacionais devem envolver ativamente a comunidade, uma vez que essa colaboração tende a gerar resultados mais relevantes em termos de sustentabilidade. Essa abordagem cooperativa não apenas aumenta a conscientização sobre questões ambientais, mas também reforça o sentimento de pertencimento e responsabilidade entre os alunos e a comunidade. Ademais, ao incluir todos os participantes, essas iniciativas cultivam um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo, onde cada pessoa se sente parte da solução para os desafios ambientais que enfrentamos.
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