BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO: CONCEITOS APLICADOS NA PRÁTICA

Autores

  • Regis Godoy Barros
  • Luciana Meneghetti
  • Karina de Oliveira Gonçalves UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.654

Palavras-chave:

Eletivas, Interdisciplinaridade, Educação Integral

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração e aplicação do componente curricular Eletiva - Biomecânica do Movimento. A eletiva é uma componente curricular pertencente a parte diversificada do currículo que, combina conhecimentos de áreas distintas, promovendo a interdisciplinaridade. A Biomecânica do Movimento relaciona conhecimentos e habilidades de Física e Educação Física, promovendo a experimentação e ao aprofundamento dos objetos do conhecimento.  Para a elaboração da eletiva, foram levantadas as habilidades que poderiam ser relacionadas as duas áreas do conhecimento, como a biomecânica, além da tecnologia envolvida nos esportes, mostrando também a física aplicada. As aulas foram ministradas para os estudantes do ensino médio de uma escola estadual pertencente ao Programa de Ensino Integral (PEI). A formação da eletiva contou com a participação de estudantes das três séries do ensino médio, agrupados de maneira mista. Os estudantes optaram por estudar os conceitos de biomecânica e velocidade  fazendo o uso da bicicleta, equipamento muito utilizado por eles como meio de transporte e lazer. A eletiva foi realizada entre os meses de abril e julho de maneira online (videoconferência), com um encontro presencial em meados do mês de maio, para coleta de dados e registros fotográficos. Os resultados obtidos foram importantes, pois motivaram os estudantes e promoveram uma aprendizagem significativas dos objetos educacionais selecionados na eletiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karina de Oliveira Gonçalves, UNIFESP

    Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Licenciada em Física pelo IFSP. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Taboão da Serra, São Paulo, Brasil.

     

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos et al. Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 3, p. 67-100, 2004.

ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de ensino de física, v. 25, p. 176-194, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

FERRARINI, Rosilei; SAHEB, Daniele; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, p. 1-30, 2019.

FODRA, Sandra Maria. O projeto de vida: escolas do Programa Ensino Integral. In: Association for Moral Education Conference Proceedings. 2016.

HALL, Susan J. Biomecânica Básica. Rio de Janeiro, RJ: Ed. 2005.

LOVATO, Fabricio Luís; MICHELOTTI, Angela; DA SILVA LORETO, Elgion Lucio. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018.

MARQUES, Alenilson Santos; MARQUES, Jamille Santos. O PAPEL DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO NA PANDEMIA DA COVID-19. Scientia Generalis, v. 2, n. 1, p. 65-76, 2021.

MORENO, Fernando. Física en el deporte. 2019.

NORDIN, Margareta; FRANKEL, Victor H. Biomecánica básica del sistema musculoesquelético. McGraw-Hill, 2004.

PASSOS, Ricardo Pablo et al. ANÁLISE BIOMECÂNICA DA LARGADA NOS 100 METROS NO ATLETISMO. Revista CPAQV–Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida| Vol, v. 9, n. 1, p. 2, 2017.

PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. 3. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006.

SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: SEE, 2019 P.28.

Disponível em: < https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista.

Acesso em: 09 jul. 2021.

SÃO PAULO (Estado). Plano Estadual de Educação.

Disponível em:

https://www.fde.sp.gov.br/PagePublic/Interna.aspx?codigoMenu=324&AspxAutoDetectCookieSupport=1 .

Acesso em: 23 jul. 2021.

SECRETARIA DA EDUCAÇÂO; Material de Apoio ao Programa Ensino Integral do Estado de São Paulo - Diretrizes do Programa Ensino Integral: Caderno do Gestor; São Paulo, 2014.

Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf

Acesso em: 23 jul. 2021.

TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa. Revista conceitos, v. 10, n. 55, p. 55-60, 2004.

Downloads

Publicado

25/09/2021

Como Citar

BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO: CONCEITOS APLICADOS NA PRÁTICA . (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(8), e28654. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.654