DESAFIOS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.657

Palavras-chave:

Alimentação escolar, Política pública, Segurança alimentar e nutricional

Resumo

Esse estudo analisou os desafios enfrentados pelos atores sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar na comercialização de gêneros da agricultura familiar em Territórios Piauienses. Estudo transversal incluindo quinze municípios que integram os territórios, Serra da Capivara e Vale do Sambito. A seleção dos municípios se baseou nos percentuais de compras da agricultura familiar, nos exercícios, 2017 e 2018. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, com gestores e/ou nutricionistas, secretário de agricultura e agricultores. Os dados foram digitados em planilha do programa Microsoft Office Excel e analisados no pacote estatístico Stata versão 12. A análise de associação entre os territórios e as variáveis independentes foram avaliadas por teste Qui-quadrado de Pearson (x2) e teste exato de Fisher. Foram destacadas como dificuldades enfrentadas por gestores e/ou nutricionistas, a articulação entre os atores sociais, cumprimento do cronograma de entrega dos gêneros e elaboração do projeto de venda por parte dos agricultores. Identificou-se que os gestores conhecem a produção local, no entanto, a consideram insuficiente e com pouca variedade de produtos. Foi destacado pelos agricultores entraves no funcionamento do Selo de Inspeção municipal, ausência de Projeto de Lei e/ou Decreto de Criação, na maioria dos municípios, além de baixa produtividade ou irregularidade da oferta dos gêneros, seguida de burocracias e escassez de informações para aderir ao programa. Torna-se necessária atuação conjunta entre os atores e a execução de ações intersetoriais para a oferta e demanda de produtos da agricultura familiar, que favoreça o alcance dos objetivos do PNAE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabete Maciel de Sousa Cardoso, CECANE-UFPI

Nutricionista, Especialista em Alimentação e Nutrição na Atenção Básica e em Saúde, Atividade Física e Nutrição. Agente PNAE do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFPI).

Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho

Nutricionista, Doutora em Ciência da Nutrição, Professora Titular da UFPI/Departamento de Nutrição, Subcoordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar-CECANE-UFPI, Tutora do Programa de Educação Tutorial/UFPI. 

Elaine Carvalho de Morais, CECANE - UFPI

Nutricionista, Mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Agente PNAE do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar - CECANE/UFPI.

Mickael de Paiva Sousa, Universidade Federal do Piauí

Nutricionista, Mestrando em Alimentos e Nutrição – Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição/Universidade Federal do Piauí.

Suzana Maria Rebêlo Sampaio da Paz

Nutricionista, Doutora e Mestre em Nutrição em Saúde Pública. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição – UFPI.

Marize Melo dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Nutricionista, Mestre em Nutrição em Saúde Pública, Doutora em Nutrição. Professora Titular da UFPI/Departamento de Nutrição, Coordenadora de Gestão do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar-CECANE-UFPI.

Referências

Rocha C, Burlandy L, Maluf R. Small farms and sustainable rural development for food security: The Brazilian experience. Dev. So. Afr. 2012;29(4):519-529.

Saraiva EB, Silva APF, Sousa AA, Cerqueira GF, Chagas CMS, Toral N. Panorama da compra de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciênc. saúde coletiva. 2013 Apr;18(4):927-935.

Brasil. Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Brasília: Diário Oficial da União; 2009.

Brasil. Resolução CD/FNDE nº 6, de 08 de maio de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Brasília: Diário Oficial da União; 2020.

Amorim ALB, Junior JRSB, Bandoni DH. Programa Nacional de Alimentação Escolar: estratégias para enfrentar a insegurança alimentar durante e após a COVID-19. Revista de Administração Pública. 2020 jul/ago;54(4):1134-1145.

Silva S, Alves A, Freitas AF, Freitas AF. Uma interface entre alimentação escolar e agricultura familiar em Jampruca e Mathias Lobato, Minas Gerais (Brasil). Revista Espacios. 2017;38(46):1-14.

Prado BG, Hinnig PF, Tanaka LF, Latorre MRDO. Qualidade da dieta de escolares de 7 a 10 anos do município de São Paulo: associação com o número e os locais de refeições. Rev. Nutr. 2015 nov/dez;28(6):607-618.

Strauss JM, Conde SR. Influência das mídias e eletrônicos no consumo alimentar e no estado nutricional de crianças: Revisão Integrativa. Recima 21 – Revista Cientifica Multidisciplinar [Internet]. 2021 Fev [Acesso 2021 set 14]; 2(1):219-233. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/issue/view/5.

Downloads

Publicado

25/09/2021

Como Citar

Maciel de Sousa Cardoso, E., Resende Gonçalves de Carvalho, C. M., Morais, E. C. de, Sousa, M. de P., Rebêlo Sampaio da Paz, S. M. ., & Santos, M. M. dos . (2021). DESAFIOS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(8), e28657. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.657