O CUIDADOR FAMILIAR FRENTE A CRIANÇA COM DIABETES MELLITUS TIPO 1: AÇÕES EDUCATIVAS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.735

Palavras-chave:

Cuidadores; Educação em saúde; Diabetes Mellitus tipo 1.

Resumo

O estudo tem o objetivo de identificar os benefícios e contribuições que a educação em saúde proporciona a cuidadores domiciliares de crianças com Diabetes Mellitus tipo 1. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, realizado entre os meses de junho a agosto de 2021, através das respectivas plataformas virtuais que disponibilizam coleções selecionadas de periódicos científicos, foram estas LILACS, IBECS, MEDLINE e BDENF, cruzando com o operador booleano AND, foram encontrados 53 estudos, que após o processo de elegibilidade, restaram 8 pesquisas. A educação em saúde a cuidadores de crianças com diabetes mellitus tipo 1, é de fundamental importância, com o intuído de fornecer uma assistência segura, humanizada e efetiva, sendo as ações educativas voltadas principalmente para a adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico e ações direcionadas aos aspectos sociais e emocionais. Conclui-se que foi possível evidenciar através desse estudo a necessidade que os cuidadores possuem de uma promoção de saúde continua no domicilio.

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Biografia do Autor

  • Leandro Barbosa Teixeira, Universidade Estácio de Sá- UNESA

    Bacharel em Enfermagem pela Estácio de Sá (2019). Mestrando em Educação em Saúde. Professor Titular das Disciplina de Semiologia e Semiotécnica e Orientador da Liga de Urgência e Emergência (LUENF) e Orientador dos alunos de Graduação em Enfermagem da Universidade Estácio de Sá Nova Iguaçu - RJ.

  • Allan Bruno Alves de Sousa Santos

    Acadêmico do curso Bacharelado em enfermagem pela Faculdade de Educação São Francisco- FAESF.

  • Luana Pereira Ibiapina Coêlho

    Enfermeira pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pós- graduanda em Gestão em Saúde, Especialista em Saúde Mental, Saúde da Mulher, Neonatologia e Pediatria. Enfermeira Obstetra pelo Programa de Residência da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Centro Endoscópico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

  • Thiemmy de Souza Almeida Guedes

    Graduada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Pós-graduação em Saúde Coletiva pela Faculdade Futura- FAVENI. - Faculdade Venda Nova do Imigrante- FAVEN

  • Victor Guilherme Pereira da Silva Marques

    Acadêmico do curso de Enfermagem pelo Centro Universitário do Piauí- UNIFAPI

  • Mateus Silva Soares

    Acadêmico do curso de Bacharel em Enfermagem na Faculdade de Educação São Francisco - FAESF

  • Victória Maria Pontes Martins

    Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário INTA - UNINTA, Diretora de Pesquisa da Liga de Educação em Saúde (LAES) e integrante do Núcleo de Assistência em Enfermagem (neSAE).

  • Allan Francisco Costa Jaques

    Atualmente faz parte do corpo acadêmico do curso de odontologia da UFPE (2019.2 - 2024.1) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

  • Joyce Quirino da Silva

    Atualmente faz parte do corpo acadêmico de fonoaudiologia da UFPE (2019.1 - 2022.2) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

  • Natalia Maria Chagas Evangelista

    Enfermeira graduada pela universidade de fortaleza 2011.2. Especialista em terapia intensiva e preceptoria em saúde. Universidade Federal do Ceará- UFC

  • Winícius de Carvalho Alves

    Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Santo Agostinho (2010). Especialização em enfermagem obstétrica e neonatal pela Universidade do Ceuma - UNICEUMA (2010 - 2012), Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2014 - 2016).

  • Dalton Ferreira Matos

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PROBIO), pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É membro do Grupo de Pesquisa em Genética Humana (GPGH) do Campus II-UNEAL.

  • Raiane Lopes Araujo

    Acadêmica de Enfermagem da Universidade Uninassau-Parnaiba

  • Edla Nayara da Silva Lima

    Acadêmica do curso de Bacharelado em enfermagem da Faculdade M-Educar (FAMED)

  • Rosângela Oliveira França

    Técnica de enfermeria, centro Obstétrico Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago

  • Dionatan de Deus Cunha Sousa

    Enfermeiro por centro universitário Uninovafapi, Teresina Piauí.
    Especialista em Enfermagem do trabalho por Faculdade Unileya. Polo Brasília DF Ead.

Referências

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Publicado

20/10/2021

Como Citar

O CUIDADOR FAMILIAR FRENTE A CRIANÇA COM DIABETES MELLITUS TIPO 1: AÇÕES EDUCATIVAS. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(9), e29735. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.735