TERRAPLENAGEM NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Otavio Galego Uniara
  • Gerson de Marco

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.740

Palavras-chave:

: Classificação de solos. Compactação. Escavação. Equipamentos. Rodovias. Terraplenagem.

Resumo

Resumo: Nesse estudo, serão abordadas as técnicas utilizadas atualmente no serviço de terraplenagem, ou movimento de terra como também é chamado. Suas etapas, maquinários necessários, planejamento visando reduzir custos, e toda sua definição de modo geral. Terraplenagem define-se pelo ato ou efeito de terraplenar um terreno para que o mesmo fique plano, permitindo assim as próximas etapas da construção. A terraplenagem é primordial, e de extrema importância no ramo da engenharia civil, não sendo possível executar pavimentação e edificação de grandes obras, por exemplo, sem a execução dessa etapa. Exige planejamento adequado, elaboração de cálculos e gráficos, para que sejam feitos os cortes e aterros necessários, com a finalidade de aplanar o terreno evitando o bota fora de restos de terra ou entulhos.

 

Palavras-chave: Classificação de solos. Compactação. Escavação. Equipamentos. Rodovias. Terraplenagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALBO, José Tadeu. Pavimentação Asfáltica - materiais, projeto e restauração. São Paulo. Editora Oficina de Texto. 2007.

DNER, Manual de Implantação Básica. 2ª Edição. Rio de janeiro - RJ. 1996.

DER-SP, Manual de Normas Pavimentação, Capítulo 11, Estado de São Paulo.

Apostila Construção de Estradas II do Prof. Gil Carvalho Paulo de Almeida, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.

Apostila Estabilização Granulométrica ou Mecânica do Prof. Engenheiro Douglas Fadul Villibor da Escola de Engenharia de São Carlos – SP. 1978.

Apostila Terraplenagem da Profª Jisela Aparecida Santanna Grecco, da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

05/10/2021

Como Citar

Galego, O., & de Marco, G. . (2021). TERRAPLENAGEM NA CONSTRUÇÃO CIVIL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 1(1), e29740. https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.740