TRANSTORNOS ANSIOSOS NA INFÂNCIA E O MANEJO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DA TCC
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.869Palavras-chave:
transtornos, ansiedade, infância, avaliaçãoResumo
O presente artigo busca responder a seguinte questão: A TCC oferece técnicas e subsídios práticos, na avaliação e manejo clínico, capazes de ajudar a compreensão dos fenômenos ansiosos em crianças? Este trabalho, tem como propósito analisar os transtornos de ansiedade, buscando relacioná-los no contexto dos estudos da epidemiologia e sintomatologia e propor a avaliação e a intervenção cognitivo-comportamental como tratamento destes transtornos ansiosos. Trata-se de uma pesquisa teórica com base na revisão bibliográfica que concluiu acerca da adequação das estratégias psicoterápicas propostas pela TCC no manejo clínico das crianças ansiosas.
Downloads
Referências
ASBAHR, F. (2004) Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos. Jornal de Pediatria (R J.), vol. 80, no. 2, supl.
ALPERT, J. E., MADDOCKS, A., ROSEMBAUM, J. F. e FAVA, M. (1994) Childhood psychopathology retrospectively assessed among adults with early onset major depression. Journal of Affective Disorders, 31, 165-171.
BERNSTEIN GA, BORCHARDT CM, PERWIEN AR (1996) Anxiety disorders in children and adolescents: a review of the past 10 years. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. Set ;35(9):1110-9. Review.
Cognitive–Behavioral Therapy for Anxiety Disordered Youth: A Randomized Clinical Trial Evaluating Child and Family Modalities.
GAIL, A., BERNSTEIN, M. D., CARRIE, M., BORCHARDT, M. D., AMY, R., PERWIEN, B. A. (1996) Anxiety Disorders in Children and Adolescents: A Review of the Past 10 Years. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 35:9.
KNAPP, P. et al. Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Psiquiátrica. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LAST, C. G. PERRIN, S., HERSEN, M. e KAZDIN, A. E. (1996). A prospective study of childhood anxiety disorders. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 35, 1502-1510.
FLEITLICH-BILYK B, GOODMAN R (2004). Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. Jun;43(6):727-34.
RANGÉ, R. (Org.) Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais: Um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SANTANA, C. M. L. & ZANATTA, C. Espiritualidade e Sentido de vida. Curitiba, PR: CRV, 2021. DOI: 10.24824/978652510919.0.
SANTANA, C. M. L.; DOMINGOS, L F. D.; MORAES, F. X. (2021a). Os desafios do Ensino em Psicologia em Tempos de Pandemia. In: CAMPOS, L.A.M (Org.). Cognição Social Curitiba, PR: CRV, 2021.
SANTANA, C. M. L. de, DOMINGOS, L. F., MONTEIRO CAMPOS, L. A., ZANATTA, C., & CORDEIRO TELLES, L. (2021b). A Contribuição da teoria de Schutz para a Terapia Familiar. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24274. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.274
SANTANA, C. M. L. de, DOMINGOS, L. F., & GARCIA de CASTRO, C. P. (2021c). O Conceito de Pessoa e a perspectiva educacional de Karol Wojtyla. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26403. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.403
VIANNA, R., ALFANO, A. e LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Transtornos de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão. Revista. Brasileira de Terapias Cognitivas, Jun 2009, vol.5, no.1, p.46-61.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.