TRANSTORNOS ANSIOSOS NA INFÂNCIA E O MANEJO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DA TCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.869

Palavras-chave:

transtornos, ansiedade, infância, avaliação

Resumo

O presente artigo busca responder a seguinte questão: A TCC oferece técnicas e subsídios práticos, na avaliação e manejo clínico, capazes de ajudar a compreensão dos fenômenos ansiosos em crianças? Este trabalho, tem como propósito analisar os transtornos de ansiedade, buscando relacioná-los no contexto dos estudos da epidemiologia e sintomatologia e propor a avaliação e a intervenção cognitivo-comportamental como tratamento destes transtornos ansiosos. Trata-se de uma pesquisa teórica com base na revisão bibliográfica que concluiu acerca da adequação das estratégias psicoterápicas propostas pela TCC no manejo clínico das crianças ansiosas.

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Biografia do Autor

  • Elaine Machado Chagas

    Mestranda do curso de Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Especialista em Terapias Contextuais pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Linehan Isntitute. Formação em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Centro de Psicologia e Formação (CPAF) e aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes no Beck Institute. Sócia Diretora do Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental do Rio de Janeiro (INTCC_RIO). Tem experiência na área da Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, com temas em Terapia Cognitivo-comportamental. Terapia Cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes e Terapia Comportamental Dialética.

  • Claudio Manoel Luiz de Santana

    Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis(2020), possui graduação em Filosofia (2004) e Teologia (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC- Rio; Também é graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2018). Possui Pós Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Planalto Central (2015), Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis(2015) e pós graduação em Saúde Mental pela IBRA (2021). É sacerdote (pároco) - Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia e Psicologia, com ênfase em Clínica, Humanismo e Logoterapia. Temas: Autoconhecimento, Espiritualidade e Sentido de Vida. 

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Publicado

20/11/2021

Como Citar

TRANSTORNOS ANSIOSOS NA INFÂNCIA E O MANEJO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DA TCC . (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(10), e210869. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.869