PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA O ALEITAMENTO MATERNO: UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.926

Palavras-chave:

Aleitamento Materno;, enfermagem, saúde, crianças

Resumo

A equipe de enfermagem possui papel fundamental na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Para desempenhar esse papel a equipe precisa, ter um olhar atento, abrangente, sempre levando em consideração os aspectos emocionais, a cultura familiar, a rede social de apoio à mulher. O primeiro contato da mulher com seu bebê é muito importante, uma vez que ficará marcado por toda a sua vida, onde vai destacar sua prática de aleitamento, devendo ser executado de maneira a gerar experiências positivas. Este estudo tem como objetivo descrever contribuições da equipe de enfermagem na orientação frente ao aleitamento materno. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Os dados foram coletados nas bases de dados virtuais, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), na seguinte base de informação: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciência da Saúde (MEDLINE), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Optou-se pelos seguintes descritores: Aleitamento Materno; Enfermagem; Educação em Saúde que se encontram nos Descritores em Ciência da Saúde (DECS). Conclui-se a importância da equipe de enfermagem no incentivo ao aleitamento materno, no apoio às mães e aos familiares desde o pré-natal, visando o inicio deste o mais precocemente. Durante o pré-natal e o preparo para a amamentação, é de suma importância a sensibilização desta mulher como protagonista do aleitamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Christiny Amorim dos Santos, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

Wanderson Alves Ribeiro

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem Pós-graduação da Universidade Iguaçú, Brasil.

Bruna Porath Azevedo Fassarella, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Mestre em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade Severino Sombra. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação da Universidade Iguaçu, Brasil.

Keila do Carmo Neves, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Pós-Graduada em Nefrologia; Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

Ana Lúcia Naves Alves, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda na Facultad de Humanidades Y Artes. Universidad Nacional de Rosário, UNR, Argentina. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

Kemely de Castro, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

Andressa Campolino Sobral, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

Pedro Oscar Lopes Salvati, Universidade Iguaçu

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

Referências

Fassarella, B. P. A., et al. "Percepção da equipe de enfermagem frente." Revista Nursing 21.246 (2018): 2489-2493.

Hergessel, Nadir Maria. "Aleitamento materno na primeira hora após o parto." (2018).

Lustosa, Evaldo, and Ronaldo Nunes Lima. "Importância da enfermagem frente à assistência primária ao aleitamento materno exclusivo na atenção básica." Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde (2020).

Vieira, Camile Machado, et al. "Promoção do aleitamento materno exclusivo na visão dos profissionais de uma Estratégia Saúde da Família." Research, Society and Development 9.8 (2020): e796986355-e796986355.

dos Santos, Amanda Cabral e Camila Pires Meireles. "A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA NOS SEIS PRIMEIROS MESES DE VIDA EO PAPEL DA ENFERMAGEM." Revista Coleta Científica 5.9 (2021): 58-69.

Braga, Milayde Serra, Monicque da Silva Gonçalves, and Carolina Rocha Augusto. "Os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil." Brazilian Journal of Development 6.9 (2020): 70250-70261.

Jung, Silvana Mendes, Fernanda Araujo Rodrigues, and Silvani Herber. "Contato pele a pele e aleitamento materno: experiências de puérperas." Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro 10 (2020).

dos Santos, Amanda Cabral, and Camila Pires Meireles. "A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA NOS SEIS PRIMEIROS MESES DE VIDA E O PAPEL DA ENFERMAGEM." Revista Coleta Científica 5.9 (2021): 58-69.

Carvalho, Layse Mayra Nunes, and Sandra Godoi de Passos. "OS BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO PARA A SAÚDE DA CRIANÇA: REVISÃO INTEGRATIVA." Revista Coleta Científica 5.9 (2021): 70-87.

da Silva, Viviane Mariano, and Thiarles Cristian Aparecido Tonon. "Atuação do enfermeiro no processo da amamentação." Research, Society and Development 9.10 (2020): e7819109158-e7819109158.

Delgado, Bruna Schiphorst.”Contato pele a pele em uma unidade neonatal referência do Método Canguru.” (2020).

Carneiro, Byanca Rodrigues. Perfil nutricional de alimentos de transição industrializados proceda às crianças de primeira infância: A oferta é saudável? . Tese de BS. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020.

Ribeiro, Polyana de Lima, et al. "Dez passos para o sucesso no aleitamento materno: influência na continuidade da amamentação." Rev. Pesqui.(Univ. Fed. Estado Rio J., Online) (2021): 451-459.

de Lima Ribeiro, Polyana, et al. "Ten steps to breastfeeding success: the influence on breastfeeding continuity/Dez passos para o sucesso no aleitamento materno: influência na continuidade da amamentação." RPCFO 13 (2021): 451-459.

dos Santos, Francisca Maria Pereira, et al. "AMAMENTAÇÃO NA PRIMEIRA HORA DE VIDA." Multidebates 5.2 (2021): 10-25.

Hirschmann, Bárbara, et al. "Amamentação de crianças com necessidades especiais em saúde: Uma revisão integrativa." Research, Society and Development 10.8 (2021): e48410817542-e48410817542.

Barbosa, Douglas Ferreira Rocha, and Rosane Pereira dos Reis. "O enfermeiro no incentivo ao aleitamento materno." Revista Eletrônica da Estácio Recife 6.1 (2020).

Macias, Taimi Homer. "Modificação de conhecimentos sobre o aleitamento materno em mães de 15 a 25 anos da Unidade Básica de Saúde Eudes Matos da Silva município Uruoca-Ceará."

MACIAS, Taimi Homer. Modificação de conhecimentos sobre o aleitamento materno em mães de 15 a 25 anos da Unidade Básica de Saúde Eudes Matos da Silva municipio Uruoca-Ceará.

Sá, Kleyze Nunes de Araújo Santo. "Aleitamento materno e trabalho: impactos dos serviços de apoio às lactantes na continuidade da amamentação." (2021).

Souza, Nirlando Meireles de. "A importância da educação em saúde para a adesão do aleitamento materno exclusivo no município de São Luís na Unidade Básica de Saúde Dr. Antonio Carlos Sousa Reis Cidade Olímpica I."

Bonfim, Léia Araújo, Beatriz de Souza Costa Croêlhas, and Raquel Silva Bicalho Zunta. "TIPOS DE ALEITAMENTO ADOTADOS POR UM GRUPO DE MÃES DE CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS DE IDADE." Life Style 6.1 (2019): 47-56.

Ramalho, Alanderson Alves. Insegurança alimentar na gestação, peso ao nascer por idade gestacional e amamentação na primeira hora de vida em uma coorte materno-infantil em Rio Branco-Acre. Diss. 2018.

Silva, Brenda Albuquerque Adriano da, and Liliane Pereira Braga. "Fatores promotores do vínculo mãe-bebê no puerpério imediato hospitalar: uma revisão integrativa." (2019).

Hergessel, Nadir Maria. "Aleitamento materno na primeira hora após o parto." (2018).

Paixão, Maria Cileda dos Santos, et al. "A amamentação sob o olhar das puérperas e as influências do meio sociofamiliar no processo de vinculação mãe-bebê." Contextos Clínicos 12.3 (2019): 863-880.

Sousa, Maria Arlete dos Santos de. "A importância da atividade física e alimentação adequada para o controle da diabetes mellitus tipo II."

de Moraes, Jéssica Cortes, Narciso Vieira Soares, and Vivian Lemes Lobo Bittencourt. "Amamentação ao seio materno: educação em saúde Breastfeeding/maternal health education."

Rajão, Daniel José da Silva. Conhecimentos das mães sobre a amamentação. BS thesis. [sn], 2019.

Proença, Flávia Souza. Desenvolvimento de um guia prático para incentivo ao aleitamento materno exclusivo em unidades de saúde da família do interior de Minas Gerais. Diss. Universidade de São Paulo.

Andrade, Rafael Ademir Oliveira, and Anaíta Gomes Andrade Pedersoli. "Nutrição e maternidade: experiências e oralidades." (2019).

Silva, Daniela Duarte da, et al. "Promoção do aleitamento materno no pré-natal: discurso das gestantes e dos profissionais de saúde." Revista Mineira de Enfermagem 22 (2018): 1-9.

Carvalho, Nayara Rodrigues, et al. "A vivência das puérperas frente à assistência de enfermagem recebida durante o ciclo gravídico puerperal." LINKSCIENCEPLACE-Interdisciplinary Scientific Journal 4.3 (2017).

Tenório, Thayná Pimenta, et al. "Atuação da equipe de enfermagem no processo de amamentação frente a prevenção ao desmame precoce." Research, Society and Development 10.1 (2021): e4110111456-e4110111456.

Melo, Laíse. Dificuldades das primíparas na amamentação nos primeiros dias do pós-parto no serviço de maternidade do Hospital Dr. Baptista de Sousa: Intervenções de Enfermagem. BS thesis. Universidade do Mindelo, 2019.

FERNANDES, Adriana Bastos. "CONTRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO." (2019).

Andrade, Liciane Ferreira de Oliveira. "Aleitamento materno exclusivo e fatores de interrupção precoce." (2018).

Belo, Thayene Velasco de Oliveira. Maternidade conectada: um estudo sobre o uso de redes sociais na promoção e apoio ao aleitamento materno. Diss. 2020.

Oliveira, Michelle Cristine Tomaz de. "Tempo de amamentação e desenvolvimento infantil: Uma comparação por meio da Escala Bayley III." (2020).

VIARO, Valeska Delgado. "Formação do graduando em saúde na temática aleitamento materno: o processo de ensino-aprendizagem." (2017).

Palheta, Quezia Aline Ferreira, and Maria de Fatima Rodrigues Aguiar. "Importância da assistência de enfermagem para a promoção do aleitamento materno." Revista Eletrônica Acervo Enfermagem 8 (2021): e5926-e5926.

Marques, Rejane Correa, Isis Vanessa Nazareth, and Patrícia Regina Affonso Siqueira. Saúde da Mulher no Norte Fluminense. Editora Appris, 2021.

Melo, Daiane Sousa, Mariane Helen de Oliveira, and Débora dos Santos Pereira. "PROGRESSOS DO BRASIL NA PROTEÇÃO, PROMOÇÃO E APOIO DO ALEITAMENTO MATERNO SOB A PERSPECTIVA DO GLOBAL BREASTFEEDING COLLECTIVE." Revista Paulista de Pediatria 39 (2020).

Venâncio, Daniela Lima. "COMUNICAR EM SAÚDE COM FOCO NA HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO À GESTANTE E PUÉRPERA." Pensar Acadêmico 19.2 (2021): 392-406.

Rocha, Thainara Fontoura Brandolt. "Aleitamento materno: percepção das mães." (2018): 19-19.

Santos, Isis Leticia Brasil dos. Aleitamento materno exclusivo entre as participantes do projeto Diálogos com a enfermagem: vivenciando a maternidade no trabalho. Diss. 2021.

RIBEIRO, Maria Edwiges Gomes. "Compreensão dos enfermeiros acerca da assistência de enfermagem na consulta puerperal." (2017).

da Silva Morais, Ana Paula. "Intervenção de Enfermagem no aleitamento materno no puerpério mediato." (2018).

Paredes, Hugo Demesio Maia Torquato, et al. "Prevalência da amamentação na primeira hora de vida: uma revisão sistemática." Saúde em Redes 6.3 (2020).

Carvalho, Maria José Laurentina do Nascimento, et al. "Primeira visita domiciliar puerperal: uma estratégia protetora do aleitamento materno exclusivo." Revista Paulista de Pediatria 36 (2018): 66-73.

Da Silva, Ana Alice Bueno, and Claudiane Andrade. "O papel do enfermeiro na assistência, educação e promoção da saúde no pré-natal." Research, Society and Development 9.10 (2020): e9989109477-e9989109477.

Downloads

Publicado

14/12/2021

Como Citar

Christiny Amorim dos Santos, L., Alves Ribeiro, W. ., Porath Azevedo Fassarella, B., do Carmo Neves, K., Lúcia Naves Alves, A., de Castro, K. ., Campolino Sobral, A. ., & Oscar Lopes Salvati, P. (2021). PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA O ALEITAMENTO MATERNO: UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(11), e211926. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.926

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)