Política de Ética
Esta declaração é baseada nas recomendações de Melhores Práticas do COPE para Editores de Periódicos Científicos.
A revista é comprometida com a ética, bons costumes e a qualidade das suas publicações. Os padrões de comportamento ético são esperados para todos os atores envolvidos no processo: o autor, o editor, os revisores, a bibliotecária, advogado, jornalista, diagramador, o T.I., D.P.O e o editor-chefe.
Ética em Pesquisa
Pesquisa envolvendo seres humanos
As pesquisas que envolvam seres humanos, material humano, tecidos humanos ou dados humanos, devem declarar que as investigações foram realizadas seguindo as regras da Declaração de Helsinque de 1975. No mínimo, uma declaração incluindo o código de identificação do projeto, a data de aprovação do CEP e o nome do comitê de ética ou conselho de revisão institucional deve ser declarada na seção. ( https://www.wma.net/what -we-do/medical-ethics/declaration-of-helsinki/ )
Os estudos não intervencionais: pesquisas, questionários, pesquisas de mídia social, todos os participantes devem ser totalmente informados se o anonimato é garantido, porque a pesquisa está sendo realizada, como seus dados serão usados e se há algum risco associado. Como em todas as pesquisas envolvendo seres humanos, a aprovação ética de um comitê de ética apropriado deve ser obtida antes da realização do estudo.
Consentimento informado por escrito para publicação deve ser obtido dos pacientes participantes. Os dados relativos aos participantes individuais devem ser descritos, mas informações privadas que identificam os participantes não precisam ser incluídas, a menos que os materiais identificáveis sejam relevantes para a pesquisa por exemplo, fotografias dos rostos dos participantes que mostram um sintoma específico. As iniciais dos pacientes ou outros identificadores pessoais não devem aparecer em nenhuma imagem. Para manuscritos que incluam quaisquer detalhes do caso, informações pessoais e/ou imagens de pacientes, os autores devem obter consentimento informado assinado pelos pacientes antes de enviar para a revista. Os detalhes do paciente devem ser anonimizados tanto quanto possível, por exemplo, não mencione idade específica, etnia, ou ocupação onde não são relevantes para as conclusões. Os editores se reservam o direito de rejeitar qualquer submissão que não atenda a esses requisitos.
Se o estudo relatar pesquisas envolvendo grupos vulneráveis, uma verificação adicional poderá ser realizada. O manuscrito enviado será examinado pelo escritório editorial e, mediante solicitação, devem ser fornecidas evidências documentais. Além disso, quando os estudos descrevem grupos por raça, etnia, gênero, deficiência, doença etc., a explicação sobre porque essa categorização foi necessária deve ser claramente declarada no artigo.
Atribuições dos Editores:
- Decisão de publicação: O editor da revista é responsável por decidir qual dos artigos submetidos à revista deve ser enviado para avaliação duplo cego e depois, caso aprovado, para a publicação. O editor é guiado pelas políticas do conselho editorial da revista e limitado por tais requisitos legais em vigor em relação a difamação, violação de direitos autorais e plágio. O editor deve consultar o conselho editorial ou os revisores na tomada de suas decisões.
- Fair play: O editor deve avaliar os manuscritos por seu conteúdo intelectual sem considerar raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política dos autores.
- Confidencialidade : O editor e qualquer equipe editorial não devem divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito enviado a ninguém que não seja o autor correspondente, revisores, revisores em potencial, outros consultores editoriais e o editor, conforme apropriado.
- Divulgação e Conflitos de interesse: O editor não deve usar informações inéditas em sua própria pesquisa sem o consentimento expresso por escrito do autor. O editor deve abster-se de considerar manuscritos nos quais tenha conflitos de interesse resultantes de relações competitivas, colaborativas ou outras ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou possivelmente instituições ligadas aos trabalhos.
Atribuições dos revisores:
- Contribuição para a decisão editorial: a revisão por pares auxilia o editor na tomada de decisões editoriais e, por meio das comunicações editoriais com o autor, também pode ajudar o autor a melhorar o artigo.
- Prontidão: Qualquer avaliador selecionado que se sinta desqualificado para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito ou saiba que sua revisão imediata será impossível deve notificar o editor e se isentar do processo de revisão.
- Confidencialidade: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com outras pessoas.
- Padrões de Objetividade: As revisões devem ser conduzidas objetivamente e os árbitros devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.
- Reconhecimento da fonte: Os revisores devem identificar trabalhos publicados relevantes que não tenham sido citados pelos autores. O revisor também deve chamar a atenção do editor para qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado do qual tenha conhecimento pessoal.
- Divulgação e Conflitos de Interesse: Informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio de revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não devem ser usadas para vantagem pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos competitivos, colaborativos ou outros ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos artigos.
Deveres dos Autores:
- Padrões de relatórios: Os autores de relatórios de pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de seu significado. Os dados subjacentes devem ser representados com precisão no papel. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros repliquem o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.
- Originalidade e plágio: Os autores devem garantir que escreveram trabalhos totalmente originais e, se os autores usaram o trabalho e/ou palavras de outros, que isso foi devidamente citado ou citado. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.
- Publicação Múltipla, Redundante ou Concorrente: Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico ou publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um periódico simultaneamente e/ou publicar o mesmo artigo em diferentes periódicos constitui um comportamento de publicação antiético e é inaceitável.
- Reconhecimento de Fontes: O devido reconhecimento do trabalho de outros sempre deve ser dado. Os autores devem citar publicações que influenciaram na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em particular, como em conversa, correspondência ou discussão com terceiros, não devem ser usadas ou relatadas sem permissão explícita e por escrito da fonte. As informações obtidas no decorrer de serviços confidenciais, como revisão de manuscritos ou solicitações de subsídios, não devem ser usadas sem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.
- Autoria do Artigo: A autoria deve ser limitada àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como co-autores. Onde houver outras pessoas que tenham participado de certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa, elas devem ser reconhecidas ou listadas como contribuintes. O autor correspondente deve garantir que todos os coautores apropriados e nenhum coautor inapropriado sejam incluídos no artigo, e que todos os coautores tenham visto e aprovado a versão final do artigo e concordado em enviá-lo para publicação.
- Divulgação e conflitos de interesse: todos os autores devem divulgar em seu manuscrito qualquer conflito de interesse financeiro ou outro conflito de interesse que possa ser interpretado como influenciando os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
- Erros fundamentais em trabalhos publicados: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor da revista ou editora e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo.