REVIEW OF STUDIES ON THE VAN HIELE THEORY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3593

Keywords:

Teaching Geometry, Van Hiele's Theory, Geometric Thinking, Literature review

Abstract

This work aimed to review the studies on the knowledge produced in the period from 2013 to 2023 regarding the Van Hiele Theory. It is clear that Van Hiele's Theory has been a topic that has been much worked on in recent years due to its great importance for the teaching and learning process in Geometry, in general, and; also, due to many technological advances that, in turn, facilitated the dissemination of scientific works. Such research is characterized as bibliographical such that the data obtained for its realization were extracted from research platforms such as BDTD, digital platform of Theses and Dissertations of CAPES, UNESP reservoir and PROFMAT, where we can find about 10 Dissertations. The results obtained pointed out the main gaps in this line of research, as well as the authors' suggestions on this topic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Daniel Matias Santos

    UEPA - Universidade do Estado do Pará.

  • Márcio Jose Silva

    UEPA - Universidade do Estado do Pará.

  • Luciana Araújo da Silva

    UEPA - Universidade do Estado do Pará.

  • Samara Almeida Ferreira

    UEPA - Universidade do Estado do Pará.

  • Millede dos Santos de Almeida

    UEPA - Universidade do Estado do Pará.

  • Ozeias Ribeiro de Abreu

    UEPA - Universidade do Estado do Pará.

  • Jackson Euller Viana Cruz

    UEPA - Universidade do Estado do Pará.

  • Estefane Ferreira Moraes

    UEPA - Universidade do Estado do Pará.

  • Lilia de Souza Almeida

    UEPA - Universidade do Estado do Pará.

  • Priscila Pamela Trindade Carvalho

    UEPA - Universidade do Estado do Pará.

References

ASSAD, Alessandra. Usando o Geogebra para analisar os níveis do pensamento geométrico dos alunos do ensino médio na perspectiva de Van Hiele. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, p. 159. 2017.

CAMPOS, André Victor Ribeiro de. Estudo de triângulos e quadriláteros na construção de mosaicos geométricos sob a perspectiva da Teoria de Van Hiele. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática e Estatística. Rio de Janeiro, p. 94. 2020.

CORDEIRO, Ana Eliza da Silva. Material didático e o modelo de Van Hiele para a aprendizagem significativa de semelhanças. 2019. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Ciencias Exatas e Tecnologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.

COSTA, André Pereira da. A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo sob a luz da teoria vanhieliana. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 243. 2016.

DOMINGOS, Jailson. Um estudo sobre polígonos a partir dos princípios de Van Hiele. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, p.272. 2010.

Educacional. Resultados do PISA: Como mudar a realidade do Brasil?. 29 de novembro de 2021. Acesso em 9 de junho de 2023. Disponível em: https://site.educacional.com.br/artigos/resultados-do-pisa-como-mudar-a-realidade-do-brasil.

FERREIRA, Fabrício Eduardo. Ensino e aprendizagem de poliedros regulares via a teoria de Van Hiele com origami. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Estadual Paulista. São José do Rio Preto, p. 94. 2013.

MARTINS, Erickson Nunes. Uma abordagem construtivista do Teorema de Tales sob a pesrpectiva da Teoria de Van Hiele. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Curso de Pós-graduação em Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, p. 84. 2014.

NAGATA. Rosenilda de Souza. Os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico: o aprendizado do conteúdo de polígonos numa perspectiva do modelo Van Hiele. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, p. 120. 2016.

LANHOSO, Lionel Batista. análise dos níveis do pensamento geométrico dos estudantes ingressantes em um curso de licenciatura em matemática na perspectiva de Van Hiele. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, p. 156. 2020.

LEIVAS, José Carlos Pinto. Pitágoras e Van Hiele: uma possibilidade de conexão. Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática. p. 643-655. Santa Maria, 2012.

PIASESKI, Claudete Maria. A Geometria no ensino Fundamental. Monografia – Curso de Matemática. Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das missões – URI. Erechim, P. 36. 2010.

PROVANOV, C.C.; FREITAS, E.F. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. Universidade Feevale. 2°ed. Novo Hamburgo, 2013.

SANTOS, Daniel Matias.; SILVA, Marcio José.; FERREIRA, Samara Almeida. A Decolonialidade nno Ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Recima 21- REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR. ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 13, 2023.

SANTOS, Fernando Tranquilino Marques dos. Efeitos da utilização do software régua & compasso no avanço dos níveis de pensamento geométrico de Van-Hiele. Dissertação (Mestrado) - Programa de pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 168. 2016.

SANTOS, Juliana Maria Souza Rangel dos. A Teoria de Van Hiele no estudo de áreas de polígonos e poliedros. Disertação (Mestrado) - Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Goytacazes, P. 144. 2015.

SANTOS, Marcele da Silva. O ensino de Geometria e a Teoria de Van Hiele: Uma abordagem através do laboratório de Matemática no 8º ano da educação básica. Dissertação (Mestrado em Práticas de educação básica) – Pró-Reitoria de pós graduação, pesquisa, extensão e cultura. Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, p. 308. 2016.

SANTOS, Rudinei Alves dos. POLIEDROS DE PLATÃO: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa De Pós-graduação Matemática. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, p. 99. 2014.

SILVA, Eber Oliveira. Geometria Espacial na EJA: Uma Proposta de ensino à luz do Modelo van Hiele com auxílio do Software de Geometria Dinâmica Geogebra. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p. 186. 2021.

SILVA, Toni Aldenis Ferreira. ÁREA DE FIGURAS PLANAS: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico no 7º ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, p. 89. 2018.

Published

19/07/2023

How to Cite

REVIEW OF STUDIES ON THE VAN HIELE THEORY. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473593. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3593